A entropia é a medida do grau de desordem que ocorre em um sistema. É uma medida da indisponibilidade de energia.
Ela está relacionada diretamente com a Segunda Lei da Termodinâmica e sua tendência é de aumentar no universo.
Aqui a entropia não deve ser vista como desordem em sentido de bagunça e sim uma forma diferenciada de organização do sistema. Apesar disso, o conceito desta grandeza é aplicada em outras áreas como desordem para chegar a um senso comum.
Um exemplo simples pegarmos bolinhas azuis e vermelhas e colocarmos as bolas vermelhas em um pote vazio e por cima delas, as bolinhas azuis. Aqui as bolas estão organizadas pela cor, isto é entropia.
Quando o pote é balançado, as bolinhas se misturam e não vamos conseguir deixá-las na posição inicial. O sistema ordenado por cor agora se torna um sistema desordenado com bolinhas misturadas.
Veja também: Energia elétrica
A entropia e a termodinâmica
O pesquisador Nicolas Sadi Carnot foi quem desenvolveu o conceito de entropia. Em seu estudo sobre a transformação da energia mecânica em energia térmica, ele viu que era possível existir uma máquina térmica que apresentasse eficiência total.
A primeira lei da termodinâmica mostra que a energia se conserva. Isto diz que nos processos físicos, a energia nunca é perdida, ela somente se transforma em outro tipo de energia.
Uma máquina utiliza um processo onde ela é aquecida para gerar energia. Aqui a energia mecânica se torna energia térmica. A energia térmica não volta depois a ser energia mecânica.
Lord Kevin mais tarde complementou os estudos de Carnot em relação a irreversabilidade dos processos da termodinâmica, o que deu origem a Segunda Lei da Termodinâmica.
Foi Rudolf Clausius o primeiro pesquisador que usou o termo entropia no ano de 1865. A entropia é a medida da quantidade de energia térmica que não pode ser revertida em energia mecânica em uma certa temperatura.
Outros artigos:
Vídeo Aula: Introdução à Entropia
Fórmulas de Entropia
Chamamos de entropia a medida de desordem das partículas em um sistema físico.
Confira a seguir uma lista de fórmulas sobre este conteúdo.
Veja também: Força elástica