<

Dinâmica sobre Meio Ambiente

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Brincadeiras e Dinâmica sobre Meio Ambiente, para trabalhar com alunos das series iniciais (Ensino Fundamental e Educação Infantil). São excelentes recursos para trabalhar na semana do meio ambiente, que é celebrada do dia 01 ao 5 de Junho (Dia do Meio Ambiente).

Dia do meio ambiente ou Dia mundial do meio ambiente é celebrado em todo o Brasil, no dia 5 de Junho, não é considerado um feriado nacional.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Veja mais em:

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Completando as frases

Dinâmica sobre Meio Ambiente - Completando as frases

Objetivo:

  • Promover a troca de idéias sobre questões ambientais através de uma brincadeira de completar frases de improviso:

Desenvolvimento:

  • Em um grande círculo, o coordenador pede que cada um diga o número da frase que será completada, lê e completa a frase fazendo algum comentário. Em seguida o papel é passado para o próximo que lê a frase seguinte. O coordenador pode iniciar essa atividade.

Abaixo seguem sugestões de frases que podem ser completadas

  1. Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo…
  2. Quando estou em um parque, eu gosto de…
  3. Quando entro num ambiente sujo, com muito lixo no chão, eu penso que…
  4. As datas comemorativas servem para incentivar o…
  5. Sinto-me mais feliz quando…
  6. Neste momento, estou muito preocupado/a com a situação da…
  7. Quando estou preocupado, geralmente eu…
  8. O que mais me deixa triste em relação ao meio ambiente é…
  9. Eu me sinto integrado a natureza quando…
  10. Quando alguém desperdiça água, eu…
  11. No dia do Meio Ambiente, eu…
  12. Fico muito alegre quando…
  13. Tenho uma vergonha enorme de…
  14. O que mais me entristece é…
  15. Minha maior esperança é um dia…
  16. Às vezes, eu me sinto como se…
  17. Quando falam em poluição eu…
  18. Para mim, a reciclagem é…
  19. A vida é um bem precioso que deve ser…
  20. Quando leio nos jornais notícias sobre catástrofes ambientais, eu…
  21. Quando vou ao super mercado, eu…
  22. Eu colaboro com a natureza quando…
  23. Para mim o ambiente é…
  24. Tenho muito medo de…
  25. O desmatamento é triste porque…
  26. O que mais me irrita é…
  27. Adoro…
  28. Detesto…
  29. Acredito…
  30. Sobre o tráfico de animais silvestres penso que…
  31. Conscientização ambiental é…
  32. Ser ambientalmente responsável é…
  33. Para mim o maior problema ambiental é…
  34. Os acidentes de trânsito são uma conseqüência de…
  35. O desequilíbrio ecológico é quando…
  36. Sobre a alimentação, penso que os alimentos industrializados são…

Dinâmica sobre Meio Ambiente – O boneco

Dinâmica sobre Meio Ambiente - O boneco

Dinâmicas de Identidade e Valores, preservação da biodiversidade
Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.
Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas ideias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?
Dinâmica publicada junto ao artigo “Semana do Estudante e da participação juvenil” na edição nº 379, jornal Mundo Jovem, agosto de 2007, página 3. Fonte: Extraída da cartilha “Semana do Estudante – Há que se cuidar da vida”, 2007. PJE-PJB.

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Desperdício Zero

Dinâmica sobre Meio Ambiente - Desperdício Zero

O objetivo é mostrar por meio de uma encenação, peça de teatro, os contextos onde nós desperdiçamos os recursos naturais e fazer com que as pessoas, por meio destes exemplos, consigam visualizar seus pontos de melhoria na forma de consumir. Para realizá-la, o grupo deve escolher de 3 a cinco cenas de onde desperdiçamos ou utilizamos mau os recursos. Escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banho de 1 hora, jogar alimentos fora, utilizar sacolas plásticas e lavar a calçada com água: são alguns exemplos de desperdício.

Recomendo também:


Dinâmica sobre Meio Ambiente – Identificando-se com um elemento da natureza

Objetivo:

  • Promover uma reflexão através da associação do perfil pessoal com algum elemento escolhido entre elementos naturais diversos.

Desenvolvimento:

  • Fazer um grande círculo e passar uma caixa contendo diversos elementos naturais, entre eles sugerimos: folhas secas, pedras, galhos, flores, areia, raízes, entre outros. Solicitar que cada participante escolha um dos elementos que tenha alguma relação com suas características pessoais. Após a escolha, solicitar que cada um fale sobre o porque da escolha.

Fechamento:

  • O coordenador pede que devolvam os elementos para a caixa e que cada um escreva uma mensagem sobre o que a atividade despertou em cada um. Pode ser uma frase, um pensamento, um conselho, etc. Em seguida, recolhe a frase, mistura-as e lê ao grande grupo. O grande grupo tentará identificar quem escreveu a frase.

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Contando histórias

Dinâmica sobre Meio Ambiente - Contando histórias

Resgatar contos,lendas,poemas etc relacionados ao meio ambiente.

  • Escrever um conto ou poema ilustrado sobre o meio ambiente, podendo usar a experiência ou somente a imaginação. Organizar um momento para a leitura e partilha destas produções.
  • Pesquisar lendas da região que fazem relação com o meio ambiente. Recontá-las e adaptá-las à atual conjuntura.
  • Convidar algum folclorista ou artista popular para contar lendas e histórias da sua região sobre o tema ambiental. Envolver crianças, adolescentes e jovens em encenações adaptadas aos dias atuais.

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Aprendendo a Plantar

Pode parecer estranho, mas hoje em dia, muitas crianças não sabem de onde vêm os alimentos, como são plantados e cultivados. Assim, a intenção desta dinâmica é ensinar sobre sua origem e também como plantar e cuidar de uma plantinha. Para aplicá-la, será necessário ter mudas de plantas variadas, terra, água, jarros e objetos de jardinagem, como pás. O instrutor deve explicar de onde vem aquele alimento, a importância para a saúde e o meio ambiente e convidar as crianças para plantar sua própria mudinha, acompanhar seu crescimento e cuidar dela.


Dinâmica sobre Meio Ambiente – Trilha ecológica

Dinâmica sobre Meio Ambiente - Trilha ecológica

Buscar saídas para desafios ecológicos.

Este jogo tem por objetivo incentivar a pensar os desafios ecológicos de modo coletivo.

Materiais: dois dados, dois jogadores, uma trilha (caminho) desenhada com giz.

1 – Preparação:

  • Formar dois grupos. Cada grupo tem a tarefa de destacar cinco problemas ambientais, e pesquisar três alternativas de soluções sustentáveis para cada desafio.
    Ex: poluição; lixo; aquecimento global; desertificação; alterações climáticas; extinção de espécies etc.
  • As soluções devem ser encontradas pelo grupo e reveladas só no momento do jogo.

2 – Jogo:

  • Desenhar uma grande trilha no chão e espalhar os desafios. Cada grupo escolhe o seu jogador e o seu peão. Dada a ordem, o primeiro jogador lança o dado para ver quantas casas vai avançar. Ele precisará resolver junto com o seu grupo a situação-problema ou desafio indicado na casa onde parou. A resposta deve ser aceita pelo grupo opositor. Se acertar, permanece na nova posição e se errar volta para posição anterior. Vence o grupo que encontra as soluções para os desafios ecológicos.

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Brainstorm Ambiental

O objetivo desta dinâmica é estimular a reflexão nos participantes, de modo que isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas. Num local aberto, juntos, em um círculo, sentados ou de pé, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão é pensar em soluções para ele. Em seguida, cada pessoa deve compartilhar a solução imaginada e justificar porque aquilo seria bom para a natureza e os seres humanos. Os demais devem interagir e expor suas sugestões para melhorar a ideia. Enquanto isso, alguém de fora pode gravar a dinâmica e registrar as sugestões, que depois devem ser utilizadas pelas próprias pessoas para melhorar sua vida.


Dinâmica sobre Meio Ambiente –  Como era o ambiente quando você era criança?

Dinâmica sobre Meio Ambiente

Uma reflexão através da foto de infância

Objetivos:

  • Promover o auto-conhecimento através de uma apresentação pessoal utilizando uma foto de quando os integrantes eram crianças; promover a reflexão acerca da época em que a foto foi tirada, lembrando do ambiente onde vivia na época e promover a reflexão sobre o nome próprio de cada um.

Material:

  • Uma foto de quando os participantes eram crianças (solicitar previamente).

Desenvolvimento:

  • Fazer um grande círculo e solicitar que cada participante pegue a sua fotografia. Um a um apresenta-se e fala sobre a etapa de sua vida em que a foto foi tirada – algo significativo que possa lembrar – e de como era o ambiente naquela época. Em seguida, solicitar que façam comentários sobre o seu nome: se gosta ou não e por quê; o que significa; quem escolheu (se o pai ou se a mãe).

Fechamento: O coordenador da atividade pergunta ao grupo o que cada um sentiu ao realizar a atividade.