<

Atividades sobre Coronavírus

Reunimos nesta postagem diversas Atividades sobre Coronavírus para trabalhar com seus alunos.

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos.

O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.

Atividades sobre Coronavírus

Confira o cartum do cartunista Laerte, publicada no site Folha de São Paulo:

Atividades:

1) Ao ler este cartum, você conseguiu identificar o assunto abordado? Qual é?

2) Qual o objetivo do cartum de Larte?

3) Qual a sua opinião? Você concorda ou discorda com a crítica feita? Não esqueça de justificar sua opinião

4) Ao ler o cartum você conseguiu identificar qual o nível de linguagem utilizado? Responda

a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

5) O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

___

Atividade de produção textual sobre Coronavírus para imprimir

Atividades sobre Coronavírus para imprimir

Confira também: o que é Ebola.

_____

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1…

Agora que sabemos o que é coronavírus, vamos fazer alguns exercicios?

  1. Como o coronavírus é transmitido e por quanto tempo ele resiste por aí?
  2. Como se prevenir ao coronavírus?
  3. Qual o nome técnico dado ao novo coronavírus?
  4. Quais grupos são mais vulneráveis ao coronavírus?

_____

Atividades sobre o tema pandemia “Carta ao leitor”

Completo em: https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-sobre-o-tema-pandemia/

Leia o texto abaixo:

“Chega a espantar a incrível semelhança entre a sucessão de eventos ligados à possível pandemia originária da China e a trama e detalhes do filme “Contágio” (2011), de Steven Soderbergh. Diferentemente de outros thrillers sanitaristas, que chegam até a apelar para zumbis, a história de “Contágio”, além de verossímil, mostra-se bem fiel ao mundo globalizado em que vivemos. Coincidências assim levam a pensar que na realidade muitas vezes nada fica a dever à ficção”.

Luciano Ladeia Prates (Governador Valadares, MG) In: Painel do leitor/ Jornal Folha de São Paulo

1. Qual a finalidade do texto escrito por Luciano Ladeia Prates a respeito da pandemia originária da China em 2020?

A) apresentar observações irônicas.
B) apresentar semelhanças.
C) mostrar opiniões contrárias.
D) usar argumentos inconsistentes.

2. Esse texto sé um exemplos de

A) notícia.
B) carta pessoal.
C) carta do leitor.
D) biografia.

3. No trecho “Coincidências assim levam a pensar que na realidade”, a que refere o elemento de coesão em destaque?

A) a trama e detalhes do filme “Contágio”
B) o mundo globalizado em que vivemos
C) a incrível semelhança entre a pandemia e o filme
D) outros thrillers sanitaristas que chegam até a apelar para zumbis

4. No texto, o nível de linguagem empregado é

A) informal
B) formal
C) literário
D) coloquial

5. No texto, o autor demonstra ser

A) debochado
B) surpreso
C) exagerado
D) otimista

Atividades para Quarentena (Em família)

Lista completa de atividades em: https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-para-quarentena/

Para as crianças menores (educação infantil):

  • uma maravilhosa sugestão é a leitura em voz alta e modificando conforme cada personagem e também imitando sons (pow, puf, etc);
  • criar uma nova história com base nas figuras de um livro ou revista em quadrinhos;
  • teatro com fantoches;
  • estimular o desenho: com lápis de cor, giz, tinta guache, entre outros;
  • criar um carro ou um castelo, com caixas vazias;
  • o famoso jogo amarelinha com fita adesiva na sala ou algum comudo que suporte;

Para as crianças maiores:

  • Nesta fase é muito importante o incentivo da escrita, fazendo por exemplo uma lista com os nomes dos objetos que tem em casa, jogar adedonha (stop)
  • Incentivar também a leitura de livros, revistas, quadrinhos, notícias, entre outros;
  • Preencher cruzadinhas e caça palavras;
  • Atividades de pintura com tinta;

Lazer:

Com o fácil acesso a internet que temos hoje, e também o gigantesco avanço tecnológico, podemos contar hoje com diversos serviços de Streaming, que podem unir o divertido com o educacional.

Lista de canais de Streaming:

Além da tradicional tv aberta, ou acabo, podemos contar hoje com diversos recursos, confira:

  • Netflix;
  • Globoplay;
  • Amazonprime;
  • Discovery Kids;
  • YouTube e YouTube Kids
  • Entre outros