<

Modelo de plano de aula

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Modelo de plano de aula.

Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer, com quem fazer. Para existir plano de aula, é necessária que haja coerência com os objetivos discutidos e pensados no plano de ensino, bem como que se leve em conta os conhecimentos prévios e a formação do grupo a que o plano se destina.

O plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar” (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento. Plano de aula é um “guia” e tem a função de orientar a prática do professor, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

Um plano de aula diferenciado apresenta uma sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo em sala de aula com detalhes, objetivos a serem alcançados (conhecimento, competências e habilidades), itens do conteúdo, as metodologias e estratégias que serão utilizadas, os procedimentos que serão adotados e as atividades que serão desenvolvidas assim como os recursos, a avaliação e referência.

Porém encontramos uma diversidade de modelos bastante diferenciados, uma vez que esta atividade muda conforme o modelo de cada instituição, mas há uma matriz na qual se pode apoiar para a construção do plano de aula a fim de alcançar nossos objetivos pedagógicos.

Modelo de plano de aula – Como fazer passo a passo

Modelo de plano de aula para imprimir

Modelo de plano de aula Modelo de plano de aula

Veja também esses modelos de plano de ensino com exemplos.


Modelo de plano de aula – Passo a passo para o seu planejamento de aula

Modelo de plano de aula

Identificação do plano:

  • Nome da instituição de ensino (também do centro e do departamento se for o caso);
  • Nome do curso;
  • Módulo;
  • Função;
  • Sub-função;
  • Área do conhecimento;
  • Nome do professor ministrante;
  • Período e carga horária;
  • Tema da aula ou assunto.

Conteúdo (programático):

  • Estabelecimento de tópicos na seqüência em que vão ser apresentados no decorrer da aula;
  • Considerar que toda aula tem abertura, desenvolvimento e encerramento (início, meio e fim).

Objetivos:

  • (capacitar, instrumentalizar os alunos para…).

Estratégias (de aprendizagem e metodologia):

(Procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem).

  • Análises;
  • Aulas expositivas;
  • Debates;
  • Dinâmicas;
  • Exercícios;
  • Portfólios;
  • Seminários;
  • Situações-problemas;
  • E outros que o professor julgue necessário.

Recursos didáticos:

(A designação dos recursos áudio-visuais mostra a dinâmica da aula).

  • Cartazes;
  • Datashow;
  • Dvd;
  • Painéis;
  • Quadro de giz;
  • Rádio;
  • Retroprojetor;
  • Vídeo;
  • E outros que o professor julgue necessário.

Avaliação:

(designa de que forma o professor avaliará os alunos na aula).

  • Análise de caso;
  • Apresentação de trabalhos;
  • Atividades práticas;
  • Participação;
  • Situações-problemas;
  • E outros que o professor julgue necessário.

Referências:

  • Indicar conforme as normas vigentes, os autores e obras utilizados na preparação da aula;
  • Indicar periódicos e sites visitados.

Embora represente apenas uma faceta da atividade docente, o plano de aula proporciona maior qualidade, equilíbrio e segurança ao professor na sala de aula. Sendo que permite a esse profissional auxiliar de maneira mais eficaz os alunos; encorajando-os assim, a serem pensadores críticos, criativos e atuantes, com capacidade para assumirem sua própria e permanente formação.

Também confira: Planos de Aula para professores.

 


Modelo de plano de aula – 02

Modelo de plano de aula

ASSUNTOS

  • Insira aqui os tópicos que serão discutidos nesta aula, conforme previstos no Plano de Ensino do curso.

OBJETIVO DA AULA

  • Estabeleça o objetivo que os estudantes deverão atingir ao término da aula.

DESENVOLVIMENTO DA AULA

  • Explane como a aula será ministrada: apresentação/aula teórica, trabalho prático de campo, demonstrações etc.
  • Trata-se do passo a passo da aula com a estimativa de carga horária para cada passo.

RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS

  • Insira os recursos necessários para esta aula: Datashow, quadro, laboratório, equipamentos etc.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Descreva como realizará a avaliação das aprendizagens dos estudantes trabalhos em grupo, roda de perguntas, execução de atividade prática etc