Selecionamos nesta postagem diversas ideias e sugestões para o seu Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais. Uma excelente forma de trabalhar a copa do mundo em sala de aula.
A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.
Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.
Veja também:
- Projeto Copa do Mundo de Geografia e Matemática
- Projeto Copa do Mundo de História e Línguas
- Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia
Plano de aula copa do mundo educação infantil – Artes
Participar de atividades corporais e artísticas respeitando seus limites e dos outros; adotar atitudes de respeito mútuo e repudio à violência; conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal.Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e,com autonomia, exercê-las de maneira social e cultural significativa e adequada.
Objetivos:
- Difundir atitudes de respeito à diversidade cultural
- Difundir atitudes de repúdio à violência
- Conhecer diferentes aspectos da formação cultural e dos costumes dos países participantes da Copa
- Contribuir para a valorização do trabalho coletivo e de atitudes de respeito e cooperação
Habilidades e Competências:
- Organização
- Habilidades manuais e corporais em geral
Atividade:
Organizar pequeno campeonato de futebol inter-salas. Cada equipe deverá ter:
- Um time
- Um nome
- Uma bandeira
- Um hino/grito de guerra
- Definir costumes, vestuário, dança, comida etc., típicos
Plano de aula copa do mundo educação infantil e series iniciais
Objetivos:
- Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo na Rússia/2018”;
- Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
- Enfocar a pluralidade cultural;
Roda de conversa sobre a copa
- Em que país será realizada a Copa do Mundo?
- Alguém sabe?
- Montar o nome do país (RÚSSIA)com letras móveis(visualização)
- Agora ´me respondam: Qual é o nome do nosso país?
- Montar o nome do país (BRASIL)com letras móveis(visualização)
- Mostrar a localização Brasil e Rússia no mapa.
Eixo Linguagem Oral e Escrita:
o Hino Nacional Brasileiro:
- Cantar o hino nacional explorando algumas estrofes junto aos alunos;
- Mencionar que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
- Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
- Promoção de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
- Jogo da memória com bandeira dos países participantes(mais conhecidos)
- Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem Matemática:
- Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
- Seriação com o mascote da copa;
- Seriação com bolinhas.
- Classificação por cores.
Eixo Identidade e Autonomia:
- Identificação do nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
- Reconhecimento do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
- Observação no mapa do Brasil .Onde está o Brasil…a Rússia( Visualização)
Ter atenção aos valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo, zelar pelo material utilizado e exposto em sala de aula;
Linguagem Plástica:
Confeccionar…
- Desenho de um campo de futebol
- Construção de maquete de um campo com jogadores
- Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
- Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça….
- Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos ( pequenas, médias e grandes)
- Constução coletiva de um globo terrestre(Colagem de jornal em balões)
Corpo e Movimento:
- Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
- Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar, contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
- Exercícios de alongamento do corpo;
- Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
- Carrinho de mão. Atividade em dupla.
- Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas…
Música
- Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
- Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça, chocalhos, e outros instrumentos, etc
Natureza e Sociedade:
- Pesquisas/recortes sobre a copa do mundo(painel coletivo);
- A Importância da prática de esportes para a saúde;
- A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
- Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
Culminância do projeto:
Exposição dos trabalhos para a comunidade escolar.
Confira ainda: Atividades Copa do Mundo Educação Infantil
Plano de aula copa do mundo educação infantil
Objetivos:
- Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;
- Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
- Enfocar a pluralidade cultural;
Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;
Eixo Linguagem Oral e Escrita:
- Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;
- Contar a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela
- Pesquisar a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;
- Cantar o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;
- Mencionar que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
- Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
- Promoção de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
- Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem Matemática:
- Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
- Quantos elementos são necessários para um time ser formado
- Quantos bandeirinhas?
- Juiz?
- Reservas?
- Treinador?
- Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
- Cores que representam o Brasil?
- Formas geométricas da bandeira do Brasil e do campo de futebol.
Eixo Identidade e Autonomia:
- Identificação do nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
- Reconhecimento do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
- Observação no mapa do Brasil do estado em que habita;
- Ter atenção aos valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo, zelar pelo material utilizado e exposto em sala de aula;
Linguagem Plástica:
- Confeccionar
- Desenho de um campo de futebol
- Construção de maquete de um campo com jogadores
- Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
- Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça….
- Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos ( pequenas, médias e grandes)
- Construção coletiva de um globo terrestre;
Movimento:
- Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
- Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar, contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
- Exercícios de alongamento do corpo;
- Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
- Carrinho de mão. Atividade em dupla.
- Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas…
Música
- Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
- Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça, chocalhos, e outros instrumentos, etc
Natureza e Sociedade:
- Pesquisa sobre a copa do mundo;
- A Importância da prática de esportes para a saúde;
- A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
- Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
- Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
Plano de aula copa do mundo educação infantil em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil” mostrado acima, para download gratuito em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:
Plano de aula copa do mundo educação infantil – Jardim
Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança se utiliza das brincadeiras e do faz-de-conta. Brincar é, para a criança, fruto de autodescoberta, prazer e crescimento.
OBJETIVO GERAL:
- Ajudar o aluno a perceber-se, perceber o outro (professores e colegas) e perceber-se como membro de um grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
- Aprender novas brincadeiras.
- Iniciar atividades de grupo através de brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade 01: A bola é um brinquedo muito apreciado pelas crianças de qualquer idade, por isso ela foi privilegiada neste projeto; além disso, trabalhamos a coordenação motora.
Atividade 02: No primeiro momento todos os alunos ganharam uma bola para brincarem livremente no pátio da escola.
Atividade 03: Os alunos formaram um círculo, sentados no chão. Conversamos sobre vários tipos, tamanhos e texturas das bolas que havia no colégio.
Atividade 04: Ao som de uma música, fizemos uma roda e cada duas crianças ganharam uma bola para dançar, equilibrando-a na testa, na barriga e no bumbum.
Atividade 05:
- Conversamos sobre o que é esporte, quais os esportes que conhecemos, quais os esportes que utilizam a bola.
- Escolhemos o jogo de futebol para brincar.dividimos a turma em equipes e os dois times escolheram o nome Brasil para representar o grupo.
Atividade 06: Com as bolas que confeccionamos de meia-fina, fizemos brincadeiras como boliche, tiro-ao-alvo, e bola-ao-cesto.
Atividade 07: Cada criança ganhou um balão a gás para brincar livremente na sala. Após, amarramos o crachá na corda do balão para fazer a chamada. Foi muito divertido.
Atividade 08: Com um arco de bambolê fizemos o jogo de basquete.
Atividade 09:
- Pesquisamos em jornais e revistas figuras sobre bola;
- Desenhos
- Atividades com argila
- Bolas de papel amassado
- Técnicas de arte com pecas etc.
AVALIAÇÃO:
Percebemos que as relações grupais neste projeto foram amplamente difundidas, estimulando a afetividade e a partilha. A atividade mais repetida e apreciada pelas crianças foi aquela para equilibrar a bola numa parte do corpo. Essa experiência foi gratificante para as crianças e nós, professoras, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, estimulou e desafiou os alunos a superarem obstáculos com grande alegria