Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Plano de Aula Copa do Mundo, indicado a alunos das series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Em escolas de todo o pais, professores utilizam este tema para trabalhar em sala de aula e foi pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Plano de Aula Copa do Mundo, confira:
Plano de Aula Copa do Mundo – O que eu sei sobre a Copa do Mundo.
Objetivos:
- Sugerir qual será o resultado da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo;
- Explicitar qual é o seu conhecimento e sua visão sobre a Copa do Mundo;
- Refletir criticamente sobre a Copa do Mundo, ampliando seu conhecimento sobre esse tema.
Aula 1
PROGNÓSTICO: Qual será a classificação do Brasil na Copa do Mundo?
- Antes do início da Copa do Mundo, organize um cronograma para realização de um prognóstico sobre a classificação da Seleção Brasileira na Copa com todos os alunos/as e profissionais da escola;
- Distribua para alunos/as e profissionais da escola um texto informativo sobre a Copa do Mundo e o prognóstico para ser respondido;
- Divulgue o resultado do prognóstico antes do início da Copa do Mundo nos murais, jornal e site da escola.
DIAGNÓSTICO: Os professores organizaram duas atividades para diagnosticar e identificar o que os/as alunos/as sabem sobre a Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças:
- Alunos/as do 6º ao 9º anos: utilização da escrita e do quadro imaginário social para registro dos /as alunos/as.
1ª Atividade:
Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.
O que sei sobre a Copa do Mundo:
- Copa do Mundo, o que é isso?
- Quando a Copa do Mundo é realizada?
- O que precisa fazer para participar da Copa do Mundo?
- Quem pode participar?
- Quantas são as vagas para participar desta competição?
- Como são escolhidos os participantes?
- Será que tem algum regulamento? Qual é a forma de disputa?
- Quais regras, técnicas e táticas do futebol são necessárias para participar da Copa do Mundo?
Esse questionário deve ser respondido em sala de aula, evitando que os/as alunos/as pesquisem ou busquem respostas em qualquer fonte de pesquisa.
Informe aos/às alunos/as que na próxima aula o resultado do questionário será socializado.
Aula 2 e 3
2ª Atividade:
Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;
- Socialize a síntese do diagnóstico da primeira atividade para cada um dos cinco níveis de ensino;
- Questione junto a todos/as alunos/as se concordam ou não com as respostas apresentadas;
- Registre o resultado desse questionamento, pois o mesmo será muito útil no decorrer do processo.
Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:
- A história do futebol;
- Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
- A história e contextualização das Copas do Mundo;
- As sedes da próxima Copa do Mundo;
- A mídia na Copa do Mundo;
Aula 4
2ª Atividade:
- Defina na Escola o espaço destinado para exposição dos painéis informativos sobre a Copa do Mundo;
- A exposição deve ser organizada por t emas, de maneira que, todas as informações sobre a Copa do Mundo que os/as alunos/as trouxerem, devem ser organizadas num painel com o mesmo tema.
- Programe, em conjunto com os/as alunos/as, os temas a serem pesquisados e o período de construção dos painéis informativos sobre:
-
- A história do futebol de campo: origem, evolução de suas regras, materiais e massificação.
- Futebol: suas regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.
- Histórico e contextualização das Copas do Mundo já realizadas – aspectos, econômicos, políticos e culturais dos países que sediaram esse evento.
- Curiosidades, seleções e craques das Copas do Mundo.
- Informações políticas, econômicas, culturais sobre os participantes e países sede da Copa do Mundo.
- Como a mídia, as empresas esportivas, as instituições esportivas se envolveram na Copa do Mundo.
- Divulgar e atualizar as tabelas e o quadro de pontuação de todos os jogos da Copa do Mundo.
- As exposições destes painéis devem garantir que, antes e durante a realização da Copa do Mundo, sempre haverá informações novas sobre esse evento esportivo.
Informe aos/às alunos/as que na próxima aula iremos organizar e realizar a “Copinha da Escola”.
Avaliação
- Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
- Verifique a participação dos/as alunos/as durante a construção dos Painéis Informativos sobre a Copa do Mundo.
Também confira: Como usar a Copa do Mundo nas aulas de Matemática
Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil
Objetivos:
- Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;
- Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;
- Enfocar a pluralidade cultural;
Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;
Eixo Linguagem Oral e Escrita:3
- Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;
- Contar a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela
- Pesquisar a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;
- Cantar o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;
- Mencionar que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.
- Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
- Promoção de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
- Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem Matemática:
- Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
- Quantos elementos são necessários para um time ser formado
- Quantos bandeirinhas?
- Juiz?
- Reservas?
- Treinador?
- Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
- Cores que representam o Brasil?
- Formas geométricas da bandeira do Brasil e do campo de futebol.
Eixo Identidade e Autonomia:
- Identificação do nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
- Reconhecimento do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
- Observação no mapa do Brasil do estado em que habita;
- Ter atenção aos valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo, zelar pelo material utilizado e exposto em sala de aula;
Linguagem Plástica:
- Confeccionar
- Desenho de um campo de futebol
- Construção de maquete de um campo com jogadores
- Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;
- Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça….
- Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos ( pequenas, médias e grandes)
- Construção coletiva de um globo terrestre;
Movimento:
- Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
- Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar, contornar obstáculos: caixas, cones, etc.
- Exercícios de alongamento do corpo;
- Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
- Carrinho de mão. Atividade em dupla.
- Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas…
Música
- Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;
- Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça, chocalhos, e outros instrumentos, etc
Natureza e Sociedade:
- Pesquisa sobre a copa do mundo;
- A Importância da prática de esportes para a saúde;
- A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;
- Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
- Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil” mostrado acima, para download gratuito em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:
Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Física
Objetivos:
- Participar do planejamento e da realização da Copinha da Escola;
- Reproduzir a Copa do Mundo, no interior na escola vivenciando sua estrutura e organização;
- Receber e realizar uma pesquisa sobre a Copa do Mundo.
1ª Atividade:
Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental: Organizar a Copinha da Escola, tendo como referência a síntese (realizada pelos/as professores/as) das respostas do diagnóstico na primeira atividade, em cada nível de ensino, a ser realizada durante a fase classificatória da Copa do Mundo.
Nesse sentido os/as professores/as adotarão os seguintes procedimentos para os/as alunos/as do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental:
- Informe os princípios de realização da Copinha na Escola, reproduzindo o conhecimento que os/as alunos/as têm sobre a Copa do Mundo:
-
- A Copinha na Escola será realizada em cada ano de ensino em duas categorias – masculino e feminino.
- Formar as equipes/seleções em cada categoria, no mesmo ano de ensino, com a presença de 5 a 7 integrantes;
- Discutir e definir os princípios para composição as equipes/seleções:
-
-
- A participação é obrigatória para todos/as os/as alunos/as;
- Definir o critério para composição das equipes/seleções, ou seja, os/as alunos/as deverão definir se as equipes/seleções terão que ter o mesmo nível de habilidade, se haverá substituições e os critérios para realizar as substituições;
-
-
- Forma de disputa em cada categoria – realização de quatro fases: a fase classificatória, quartas de final, semi-final e final;
- Local de realização – campos de grama pequenos ou quadras poliesportivas;
- O tempo de duração de cada jogo será definido em função do número de equipes/seleções e da quantidade de campos/quadras disponibilizados para a realização da Copinha;
- Os nomes das equipes/seleções deverão ser retirados dentre os 32 nomes de seleções nacionais que participarão da Copa do Mundo;
- Utilizar o mesmo Regulamento que a FIFA utilizará na realização da próxima Copa do Mundo na Copinha da Escola;
- Utilizar na Copinha da Escola as mesmas regras do futebol de campo que serão utilizadas na Copa do Mundo, com adaptações ao tamanho do campo, ao número de jogadores, aos árbitros, duração da partida e uniformes a serem utilizados pelos/as jogadores/as.
- Sortear as equipes/seleções em chaves com 4 equipes.
- Organizar e socializar as tabelas de jogos e o quadro de pontuação.
Aula 2, 3 e 4
2ª Atividade:
- Realizar os jogos da Copinha da Escola.
3ª Atividade:
No penúltimo dia da Copinha da Escola, ou antes, de começar a fase classificatória da Copa do Mundo, solicite aos/às alunos/as que levem para casa o questionário abaixo e traga-o respondido para a escola:
Roteiro de perguntas problematizadoras
Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar na Copinha da Escola, responda todas as perguntas abaixo, perguntando aos pais, amigos e/ou professores/as quando tiver dúvidas e, se necessário, consultando a biblioteca da escola, revistas, jornais, internet, programas de TVs.
- O que as pessoas pensam, sentem e falam durante a realização da Copa do Mundo?
- Qual a importância da Copa do Mundo para o Brasil? E para você?
- Na sua opinião, por que os atletas, os técnicos e os árbitros se interessam tanto em participar de uma Copa do Mundo?
- Porque os países e os patrocinadores têm tanto interesse em realizar uma Copa do Mundo?
- Você sabe quanto se gasta para preparar e realizar uma Copa do Mundo? De onde vem o dinheiro para pagar a realização da Copa do Mundo?
- Quanto é que pagamos para assistir um jogo da Copa do Mundo?
- Na sua opinião, por que as pessoas têm tanto interesse em assistir a Copa do Mundo?
- Quais são as instituições responsáveis por preparar, organizar e realizar a Copa do Mundo?
- O que você sabe sobre o esporte Futebol?
- Na sua opinião, por que o professor de Educação Física esta fazendo todas essas perguntas?
Aula 5
Avalie a participação dos/as alunos/as na Copinha da Escola. Sugerimos que os/as alunos/as respondam construam um texto respeitando o seguinte roteiro:
- Como foi minha participação na organização da Copinha da Escola?
- O que a Copinha da Escola tem em comum com a Copa do Mundo?
- Em qual equipe/seleção eu joguei?
- Com quem minha equipe/seleção jogou?
- Houve ou haverá esse confronto na Copa do Mundo?
- Qual foi o resultado da Copinha da Escola? Será o mesmo da Copa do Mundo?
- O que gostei e não gostei da Copinha da Escola?
Sintetize os dados da avaliação que os/as alunos/as realizaram sobre a Copinha da Escola e apresente aos/às mesmos/as.
Avaliação
- Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
- Verifique se, nos registros dos/as alunos/as, estão presentes aspectos ontológicos (objetivos, ideologia, história) e/ou elementos constitutivos da Copa do Mundo (sua estrutura organizativa: instituições, aspectos financeiros, mídia e a organização da competição). Se estes aspectos estiverem presentes, separe-os e organize-os para a próxima estratégia de ensino.
O que achou da nossa postagem “Plano de Aula Copa do Mundo” ? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.