Quem foi Tiradentes? 21 de Abril é feriado? Tiradentes foi um dos conspiradores da chamada Inconfidência Mineira. O dia de sua morte, 21 de abril, é hoje feriado nacional no Brasil.
No dia 21 de abril é feriado no Brasil porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” e foi tido por muitos como um “herói nacional”.
Veja também:
Quem foi Tiradentes?
Tiradentes nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746, na época do período colonial do Brasil. Entre as muitas profissões que exerceu, estava a de dentista amador, por isso recebeu o apelido de “Tiradentes”, pelo qual se tornou conhecido. Foi, porém, na carreira militar que Tiradentes fixou-se como profissional. Ele fez parte da cavalaria de Dragões Reais de Minas, no posto de alferes – uma patente abaixo da de tenente. Os Dragões eram uma companhia militar formada por portugueses e brasileiros que estava submetida à autoridade da Coroa lusitana e atuava na Colônia.
Quem foi Tiradentes? – MORTE
Tiradentes foi condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792. Além disso, foi esquartejado na Praça da Lampadosa no Rio de Janeiro e as partes do seu corpo expostas na estrada que conectava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.
Seus bens foram confiscados, sua casa queimada e a terra salgada, castigo comum que a Coroa portuguesa destinava aos traidores..
Quem foi Tiradentes? 21 de Abril é feriado?
Em 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos portugueses no Brasil. O Tiradentes foi ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.
Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.
O dia 21 de abril tornou-se feriado nacional em 9 de dezembro de 1965. Isso foi feito pelo presidente marechal Castelo Branco por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também instituiu o título de “Patrono da Nação Brasileira” a Tiradentes.
Quem foi Tiradentes? Curiosidades
- Tiradentes é o único brasileiro que teve sua data de morte transformada em feriado nacional. É também o mais citado no Google, existem hoje mais de 2 milhões de páginas que citam seu nome.
- A história de Tiradentes e da Inconfidência Mineira foi enredo dos filmes como Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade; Tiradentes, o Mártir da Independência (1976), de Geraldo Vietri e Tiradentes (1999), de Oswaldo Caldeira.
- Também inspirou a telenovela Dez Vidas (1969), de Ivani Ribeiro.
- Em 9 de dezembro de 1965, no governo do general Humberto Castelo Branco, Tiradentes recebeu oficialmente o título de patrono cívico da nação brasileira.
- Apesar de ficar conhecido como dentista, Tiradentes também foi tropeiro, minerador, engenheiro e militar. Ele chegou até a ser segundo-tenente da Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais.
- Apesar de ter morrido heroicamente e por uma causa nobre, isso só foi realmente reconhecido anos depois. A data de seu enforcamento só virou feriado em nacional em 1890, 98 anos depois da sua morte. Durante a época Imperial, seu nome não podia ser citado por ninguém por causa das suas ideias anti-monarquia e iluministas.
Quem foi Tiradentes? Atividades Tiradentes
Se você é professor é esta em busca de atividades para trabalhar essa data comemorativa, selecionamos algumas sugestões, confira:
- Produzir textos (Individual ou coletivamente);
- Desenhos para colorir;
- Apresentações
- Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
- Roda de conversa;
- Entre outras coisas.
Quem foi Tiradentes? História: Inconfidência Mineira
Projeto Aprendendo com Videoaulas com animações e roteiros do Barão do Pirapora e coordenação de Kelly Claudia Gonçalves para a Editora Rideel.