<

Plano de Aula Tiradentes

Selecionamos nesta postagem alguns modelos prontos para o seu Plano de Aula Tiradentes e Inconfidência Mineira – 21 de Abril.

Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil. Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pela independência do domínio dos portugueses.

Para trabalhar esse dia em sala de aula com alunos das series iniciais e ensino fundamental, selecionamos esses modelos e dicas para o seu Plano de Aula Tiradentes e Inconfidência Mineira, confira:

Plano de Aula Tiradentes – Conhecendo sua história

Plano de Aula Tiradentes - Conhecendo sua história

Plano de Aula Tiradentes – Conhecendo sua história

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Com estas aulas os alunos poderão conhecer a história de um importante personagem da história brasileira – Tiradentes.
  • Poderão entender porque há até mesmo um dia no calendário brasileiro em que se comemora o dia de Tiradentes.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
  • Língua escrita (elaboração de textos);
  • Linguagem Oral;
  • Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Conhecimentos prévios 

  • Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Uso do Laboratório de Informática.

Motivação    

Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens da cidade mineira de Tiradentes (Fig. 1 e 2) e lhes pergunte se sabem porquê a cidade tem esse nome; se já ouviram falar de alguém que tivesse esse nome.

Plano de Aula Tiradentes

Plano de Aula Tiradentes

pós ouvir os conhecimentos prévios dos alunos sobre Tiradentes, o professor deverá propor que eles se organizem em duplas para que possam saber com maiores detalhes quem foi Tiradentes, e porque foi e é uma pessoa tão importante para a história do Brasil, bem como, o porque da cidade mineira ter o nome  de Tiradentes.

Atividade 1

Nesse momento, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá pedir que os alunos façam pesquisas na internet, livros e revistas sobre Tiradentes, para que possam descobrir quem foi essa pessoa tão importante que hoje existe uma cidade que tem o nome em sua homenagem.

Os alunos poderão fazer as pesquisas, baseando-se nos seguintes temas:

  • Quem foi Tiradentes;
  • Tiradentes no Movimento da Inconfidência Mineira;
  • Tiradentes e suas diferentes “profissões”;
  • Vida de Tiradentes;
  • Morte de Tiradentes;
  • Cidade de Tiradentes;
  • O porquê do nome “Tiradentes”;
  • Aspecto histórico-social da época de Tiradentes;
  • Costumes da época (arquitetura, moda);
  • Principais atividades econômicas do Brasil na época.

Sugerimos que o professor distribua a cada dupla um desses temas, de modo que as pesquisas possam ficar mais aprofundadas e diversificadas.

Atividade 2

Após o desenvolvimento das pesquisas, o professor deverá pedir para que cada dupla, fale um pouco sobre o que descobriram com suas pesquisas.

Esse será um momento importante de troca de experiências entre os grupos e também de desenvolvimento da oralidade. Sugerimos que os alunos estejam sentados em um grande círculo para deixar a conversa mais dinâmica.

Nesse momento, é importante que as duplas conversem entre si para que todos tenham clareza de como era a época em que Tiradentes viveu, quais eram os aspectos importantes (política, oportunidades de estudo, costumes entre outras coisas), o porquê de uma cidade Brasileira ter um nome em sua homenagem, qual foi a importância dele para o país. Os alunos deverão entender o porquê atualmente há no calendário um dia em que se comemora do “Dia de Tiradentes”, enfim, os alunos deverão entender porquê esse personagem foi e é tão importante ao país.

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que os alunos se dividam em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas da atividade anterior) para dar seguimento à próxima atividade.

Atividade 3

Criando o “Espaço Tiradentes”!

Estando os alunos já divididos em grupo de quatro integrantes, o professor deverá propor que cada grupo elabore um mural, com cartazes para expor textos e imagens sobre os temas pesquisados (que estão elencados na atividade 1).

Após a confecção dos cartazes e do mural, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Tiradentes” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, contando aos visitantes a história de Tiradentes.

Sugerimos também que o vídeo sobre a história de Tiradentes (Fig. 5), conforme o link abaixo, seja transmitido aos visitantes da exposição.

O vídeo tem a duração aproximada de 05 min e 00seg.(cinco minutos) e aborda de maneira breve toda a história da vida de Tiradentes e sua importância para o Brasil.

Sugerimos que o professor tire fotos da exposição para colocá-las em outro mural. Esse mural seria  a documentação da exposição feita pelos alunos.

Para refletir

Sugerimos que o professor leve os alunos a refletir sobre a importância da Inconfidência Mineira e que apresente aos alunos outro participante desde movimento – Tomás Antônio Gonzaga.

O professor poderá dizer aos alunos que este foi também um importante artista para o Brasil; que escreveu obras literárias que são lidas até hoje pelos estudantes e apreciadores da Literatura.

Uma dessas obras, como por exemplo, “Marília de Dirceu” poderá ser mostrada aos alunos!

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de Tiradentes para o povo brasileiro e a consolidação de sua história.

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Capacidade de efetuar pesquisa em diferentes fontes;
  • Língua escrita (elaboração de textos);
  • Linguagem Oral;
  • Disciplina e organização do trabalho em grupo.

Plano de Aula Tiradentes – Quem foi e qual sua importância?

Plano de Aula Tiradentes

Plano de Aula Tiradentes

O que vamos aprender:

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo “Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias“, Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Para o desenvolvimento desta competência objetiva-se propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

  • Saber por que se comemora o dia de “Tiradentes” em 21 de abril;
  • Conhecer a história do líder político conhecido como Tiradentes;
  • Entender o movimento conhecido como Inconfidência Mineira.

Conhecimentos prévios:

  • Os estudantes devem ter conhecimentos sobre a história política da formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

  • Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem o significado histórico do feriado de “21 de abril”, data em que se comemora o dia de “Tiradentes”. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as a relevância política do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um mártir da Inconfidência Mineira.

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos, como por exemplo, “Um Computador por Aluno” (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

  • Kword- Menu K – Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte Escritório – Processador de Textos.
  • Mozila Firefox – ícone “figura de um globo terrestre” localizado na área de trabalho (Desktop).
  • KPresenter- Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

Atividade 01 – 21 de abril: o que se comemora nesta data?

Professor (a),

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre o feriado nacional do dia 21 de abril. Apresente a seguinte imagem (Figura 01):

Figura 01: Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes:

Plano de Aula Tiradentes

Plano de Aula Tiradentes

  • Você sabe quem é a pessoa homenageada nesta imagem?
  • O que se comemora no dia 21 de abril?
  • Você conhece algo sobre a história de Tiradentes?

– Anote no quadro os principais conhecimentos trazidos pelos estudantes sobre a comemoração desta data e do líder político que a representa. A partir da “sementeira de ideias”, explique que nas próximas aulas serão estudadas algumas questões relevantes sobre o movimento político denominado Inconfidência Mineira.

Atividade 02 – Tiradentes: quem foi este homem?

– Professor(a), peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 5 componentes e entregue-lhes cópias do artigo “Tiradentes”, disponível na plataforma multimídia Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article/483590/Tiradentes>.

– Oriente as equipes para destacarem as informações que mais lhes despertaram a atenção. A partir desta leitura, proponha uma pesquisa com o objetivo de responderem as seguintes questões:

  • Qual era o verdadeiro nome de Tiradentes? Por que ele tinha este apelido?
  • Onde nasceu / viveu Tiradentes?
  • Quais foram suas principais atividades profissionais?
  • Qual é o nome do movimento em que Tiradentes participou como um dos principais líderes? Explique este movimento.
  • Qual foi a participação de Tiradentes na Inconfidência Mineira?
  • Qual o desfecho deste movimento?

– Para responderem a estas e a outras questões que surgirem, oriente-os a irem até a biblioteca e a pesquisarem em livros de Geografia ou História ou a fazerem consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Sugira a leitura do texto “Inconfidência Mineira“, disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483299/Inconfidencia-Mineira> , (acesso em 07/04/2014).

Comentário: Neste momento é importante orientar os alunos a pesquisarem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online.

– Professor(a), acompanhe cada etapa da atividade orientando, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos por todos os estudantes.

– Ressalte aos grupos que eles deverão entregar um relatório com um quadro-síntese dos resultados de suas pesquisas, além de apresentá-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

Atividade 03 – Socialização dos resultados e considerações finais

Professor(a),

– Discuta, previamente, com os grupos para saber quais recursos serão usados para a apresentação e, também, qual será o tempo que deverá ser disponibilizado no seu planejamento.

– Acompanhe atentamente as apresentações e intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos apresentados pelos alunos.

– Permita que cada aluno, exponha seu ponto de vista a partir das fontes das informações que encontrou.

– Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes. Evidencie durante as exposições dos grupos:

  • A vida de Tiradentes, com ênfase para suas atividades profissionais;
  • A participação política de Tiradentes na Inconfidência Mineira;
  • Os motivos e o propósito de Tiradentes para independência do Brasil.

– Destaque que a independência do Brasil somente aconteceu em 1822, mas que, sem dúvida, Tiradentes teve uma grande contribuição para o início do movimento que promoveu a libertação de nosso país da Coroa Portuguesa e, por isso, o dia 21 de abril, dia da morte deste importante mártir, foi transformado num dos mais importantes feriados nacionais.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

– Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre os diversos acontecimentos históricos que propiciaram a independência de nosso país; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais urbanos decorrentes da mineração, no período aurífero; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Avaliação

  • A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
  • É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades. o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Plano de Aula Tiradentes

Objetivos do Plano de Aula:

  • Analisar as causas da Inconfidência Mineira, a partir dos instrumentos de controle e tributação coloniais
  • Analisar o conflito de interesses entre a Colônia e a Coroa Portuguesa
  • Conhecer os principais atores da Inconfidência Mineira
  • Discutir a construção de Tiradentes como herói nacional.

Material:

  • Gráficos relativos à produção mineradora em Minas Gerais nos séculos XVII e XVIII, disponíveis em livros didáticos e na internet
  • Imagens das telas de Pedro Américo “Tiradentes supliciado”(1893), e de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, “Martírio de Tiradentes” (1893).
Desenvolvimento 

1ª etapa 

A partir do uso de gráficos relativos à produção mineradora, apresente aos alunos um panorama da situação econômica em Minas Gerais no século XVIII. Trabalhe com eles a interpretação das informações fornecidas pelos gráficos: o crescimento, o auge e o declínio da extração aurífera a partir de meados dos setecentos.

A interpretação dos gráficos deve ser conjugada à percepção de que, mesmo com o declínio da produção, o governo português criou mecanismos e formas de controle e tributação.

Discuta com os alunos a criação das Intendências das Minas, em 1702; o pagamento do “quinto” e as variações na forma de sua arrecadação; a criação da Casa de Fundição em Vila Rica, em 1720, destacando a ação do governo português contra o contrabando do ouro, contrapondo as motivações da metrópole para austeridade fiscal e os motivos que levaram os colonos a se revoltarem.

2ª etapa 

O declínio da produção aurífera e a crescente pressão da Coroa portuguesa na cobrança dos impostos, agravaram a crise na região das Minas, e em 1778 a situação atingiu o auge com a criação da “derrama”, que era a cobrança dos quintos em atraso. Destaque para os alunos que a derrama atingiu boa parte da elite mineira e um pequeno grupo passou, então, a conspirar contra a Coroa e a planejar o movimento de separação da capitania de Minas Gerais e a instalação de um governo republicano unitário. Conte para os alunos sobre os conspiradores, ressaltando que eram membros da elite colonial (mineradores, padres, fazendeiros, advogados, funcionários públicos e militares de alta patente) que deviam altas somas ao erário português e que, portanto, deveriam pagar a derrama.

Foque o objetivo da revolta e como os planos dos inconfidentes foram frustrados após alguns membros do grupo serem convocados à Junta da Real Fazenda, dentre eles Joaquim Silvério do Reis, que denunciou os companheiros em troca do perdão da sua dívida. Destaque a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, militar de baixa patente, que mantinha boa relação com a elite local, identificado como líder. Depois desta exposição, peça que os alunos se organizem em grupos e elaborem um relatório com informações sobre Tiradentes, pesquisando em livros, revistas e internet.

3ª etapa 

Pedir aos alunos que exponham as informações que encontraram sobre Tiradentes. Perguntar qual a imagem eles acham que melhor representa o Alferes Joaquim José da Silva Xavier: herói ou criminoso? Observar a reação e a opinião dos alunos e então trabalhar a construção do mito Tiradentes, comemorado até hoje em feriado nacional.

4ª etapa 

Falar do inquérito que foi aberto contra os inconfidentes – a “devassa” – e do julgamento e condenação dos conspiradores, ressaltando a execução de Tiradentes. Apresentar aos alunos duas imagens sobre a condenação de Tiradentes: “Tiradentes supliciado”(1893), de Pedro Américo de Figueiredo e Melo; “Martírio de Tiradentes” (1893), de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo.

Peça aos alunos que observem as imagens e descrevam o que estão vendo (quais os elementos presentes nas telas; a aparência do inconfidente etc.). Pergunte aos alunos se eles acreditam que os artistas tiveram a intenção de fazer uma analogia entre a crucificação de Jesus Cristo e o martírio de Tiradentes e se eles conseguem explicar essa possível relação.O professor pode buscar outras imagens para confirmar esta suposição.

O objetivo é discutir com os alunos como a visão histórica sobre este personagem mudou, uma vez que na Colônia ele foi tido como criminoso e, com o advento da República – e a necessidade de criar uma figura capaz de sintetizar e sustentar simbolicamente o novo regime, em oposição ao Império e a herança portuguesa – Tiradentes foi alçado à condição de mártir e herói nacional.

Trabalhe com os alunos a construção da sua imagem de herói e a comemoração do dia 21 de abril. Qual é o significado de se comemorar o dia de Tiradentes nos dias de hoje? O que Tiradentes representa para nós atualmente? Sua imagem ainda guarda alguma força simbólica?

Avaliação 

  • Avalie a interação dos alunos no momento dos questionamentos e das indagações feitas com as informações apresentadas. Analise o comprometimento e a qualidade das informações trazidas pelos alunos na elaboração e apresentação do relatório sobre Tiradentes. Avalie a capacidade criativa deles ao interpretarem as imagens e informações transmitidas por elas.