Confira nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto Monteiro Lobato para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril.
Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos.
A Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com o literatura infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.
Atividades para o Dia de Monteiro Lobato
Para trabalhar essa data comemorativa, confira algumas sugestões para trabalhar em sala de aula com os alunos:
- Produzir textos (Individual ou coletivamente);
- Desenhos para colorir;
- Idas às bibliotecas;
- Apresentações teatrais;
- Confecção de Lembrancinhas com os alunos;
- Confecção de Murais e Painéis em sala de aula;
- Teatro sobre alguma obra importante da literatura infantil;
- Roda de conversa;
- Doação de livros aos alunos;
- Brincadeiras e Dinâmicas;
- E muito mais.
Também confira:
- Atividades Dia do Livro Infantil – Monteiro Lobato
- Cinco motivos para ler Monteiro Lobato com os alunos
- Atividades Dia do Livro Infantil Monteiro Lobato
Projeto Monteiro Lobato – Contos e Lendas
Justificativa:
Entre os vários povos da terra, um traço comum é o gosto pelas histórias.
Parece que todos gostam de inventar, modificar, contar e ouvir histórias. Nesse contexto, a Escola Villa Lobos se propõem a ampliar as oportunidades culturais da sua comunidade escolar através do acesso às obras literárias de qualidade. Com a proposta de trabalhar para a formação de sujeitos críticos, inventivos e comprometidos socialmente, precisamos superar o modelo de escola que vive de atividades caracterizadas por repetições e padronizações rígidas, desenvolvendo nas crianças a curiosidade, a solidariedade e a afetividade.
Desse modo, a convivência e o trabalho com a diversidade, com textos para leitura de múltiplas origens e com outras formas de expressão, além da linguagem verbal, podem contribuir muito. O projeto Monteiro Lobato é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.
Objetivos:
- Oportunizar momentos de estímulo à leitura a partir do trabalho com lendas e contos;
- Promover atividades voltadas à narração de histórias, leitura e escrita em sala de aula, através de situações lúdicas e integradas à comunidade escolar;
- Instigar a curiosidade dos alunos e abrir espaço permanente para suas colocações.
- Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos.
- Estimular o interesse pela pesquisa;
- “Viajar” com a turma do Sítio do Pica- Pau Amarelo, em busca de novos conhecimentos;
- Levar a Literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças, demonstrando a importância da leitura, ajudando-as a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.
Metodologia:
- Levando em consideração as caminhadas metodológicas já vivenciadas pela turma e tendo em mente a concepção de homem que almejamos – livre e responsável, participativo e solidário, consciente de que é agente de transformação de sua realidade na busca de soluções alternativas para uma sociedade democrática e justa – é necessário que se analise e se conheça a realidade para transformá-la, através da coerência entre a prática e a teoria. Implica colocar, na prática de conhecer a realidade, uma teoria de produção de conhecimento enquanto processo social, coletivo e participativo. O ponto de partida do processo de construção do conhecimento é a prática social concreta e a realidade em que ela acontece. A partir da análise dessa prática e da realidade são construídos níveis de compreensão e abstração sobre elas, buscando exercê-las de maneira diferente. Portanto, é importante trabalhar com desafios, propor tarefas que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida,completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa e aberta.
- Iniciei o projeto propondo uma discussão oral sobre as questões, despertando o interesse dos alunos para o projeto. Pesquisamos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, buscamos a biografia completa do autor através da leitura Minhas memórias de Lobato, autora Luciana Sandroni, Editora Companhia das Letrinhas. Cada aluno, pesquisou uma obra de Monteiro Lobato e fez um resumo. Juntos confeccionamos um livro, onde cada aluno era responsável por sua própria página. Então cada página tinha um resumo de obra do autor e a ilustração feita pelo próprio aluno.
Culminância:
- Apresentação do “ Livro Coletivo” na Feira do Livro.
Também confira este Projeto Ensinando e Aprendendo com o Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto Monteiro Lobato para Educação Infantil
Objetivos gerais
- Contribuir com a difusão das obras de Monteiro Lobato.
- Conhecer as obras de Monteiro Lobato e com isto, desenvolver a imaginação, a fantasia, a criatividade muito mais!
Objetivos específicos
- Conhecer Monteiro Lobato, bem como suas obras;
- Promover apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
- Desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do sítio;
- Estimular a memória e a percepção visual;
- Sensibilizar os alunos quanto à valorização e a importância da nossa literatura;
- Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
- Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
- Ouvir, recontar e dramatizar histórias;
- Trabalhar personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de cada um;
- Produzir textos coletivos sobre os personagens do sítio;
- Identificar no livro: títulos, ilustradores, autores, personagens;
- Criar hábitos de leituras através da recontação das histórias;
Metodologias
- Biografia de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
- Apresentação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
- Quebra-cabeça; músicas; filmes;
- Cartazes; dobraduras; desenhos;
- Pintura; recorte e colagem;
- Confecção de bonecos;
- Culinária: bolinhos de chuva etc;
- Confecção de um livro coletivo;
- Modelagem; DVD e CD;
- Contação de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras, dramatizações etc;
- Conto, reconto e interpretação;
- Oficinas literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas professoras;
- Boliche numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
- Elaboração de painéis compondo conjuntos: “O que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).
Culminância
- As professoras podem se caracterizar de alguns dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo e fazer uma dramatização. Ao final, faça um delicioso lanche com bolinhos de chuva da tia Anastácia e distribuição de lembrancinhas.
Recursos complementares:
Ideias variadas:
Projeto Monteiro Lobato para Series iniciais
O Projeto Monteiro Lobato a ser elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto Monteiro Lobato teve como ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de
estudar nesse ano.
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).
Objetivos Gerais:
- Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive.
- Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
- Contribuir para a integração entre as disciplinas.
- Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial estudaremos o tema “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1. Literatura:
- Obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2. Folclore das lendas e personagens do sítio.
- Aprofundaremos estes subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
- Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
- Textos e obras de Monteiro Lobato
- Expressão oral e interpretação dos textos
- Produção de pequenos textos
- Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
Matemática:
- Comparação de quantidades, ordem e seqüência numérica
- Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
- Sistema de Numeração
- Decimal- unidades e dezenas
- Jogos com números e com material dourado
Geografia:
- O lugar onde vivemos
- A cidade e o campo
- Ambiente natural e modificado·
- As diferenças entre os costumes da cidade e do campo
História:
- A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
- Folclore e tradições
- Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
Ciências e saúde:
- Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
- Os animais: como são, como vivem, como nascem e se alimentam.
- Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
- Dramatização
- Desenhos e pinturas
- Colagens, recortes, painéis
- Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
- Histórias do Sítio gravadas em DVDs
- Dobraduras
- Montagem e execução de livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO Física:
- Atividades rítmicas
- Brincadeiras infantis
- Rodas cantadas e dramatizadas
- Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas
- Jogos e recreação
Culminância:
- O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.
Avaliação:
- Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos;
- Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.