<

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental

Confira nesta postamos alguns modelos e dicas para o seu Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Veja mais:

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. (Saiba mais em: Dia mundial da água)

E foi pensando nessa importância da água que resolvemos disponibilizar esses modelos prontos de Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental, confira:

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – Água é esperança

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental - Água é esperança

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – Água é esperança

Esse Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental visa proporcionar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Além de uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação dos recursos naturais.

Objetivos Gerais:

Auxiliar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o PLANETA vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:

  • Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  •  Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • Adotar por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

  • Saber sobre a necessidade de se economizar água
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
  • Compreender o ciclo da água
  • Conhecer as causas da poluição da água
  • Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável
  • Identificar o percurso da água do rio até as casas
  • Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
  • Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos
  • Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

  • Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
  • Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados
  • Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro
  • Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive
  • Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício
  • Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema
  • Visitar uma estação de captação e tratamento de água
  • Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema
  • Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento

CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola
    • Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente
    • Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
    • Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos

DESENVOLVIMENTO:

  • Estudo da palavra água;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Cruzadinhas e caça palavras;
  • Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos;
  • Contar algumas histórias associada ao tema;
  • Pesquisa levadas pelas crianças, e análise das mesmas;
  • Confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais;
  • Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
  • Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
  • Situações-problema envolvendo a água
  • Elaboração de painéis
  • Vídeos que abordam o tema;
  • Visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
  • Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
  • Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
  • Ouvir músicas relacionadas à água.
  • Expedição Pedagógica

METODOLOGIA:

  • Ensinar as crianças desde pequenas os cuidados com a naturezapreservar o meio ambiente e uso racional da água, sem desperdícios para que no futuro não falte.

CONCLUSÃO:

  • Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

AVALIAÇÃO:

  • Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo e das atitudes diante do projeto. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – Cuidando da Água.

O equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais, estão cada vez mais sendo prejudicados com o desperdício e falta de conscientização de como devemos utilizar e cuidar destes recursos a nosso favor e do futuro da humanidade.

JUSTIFICATIVA:

  • O projeto, deverá enfocar para toda comunidade escolar os inúmeros problemas que o mundo enfrenta sobre à escassez e desperdício de água, assim. A participação dos alunos no projeto terá a oportunidade de problematizar experiências enriquecedoras, além de ampliar a consciência sobre as questões relativas à água, assumindo atitudes e valores voltados à sua proteção, conservação e uso consciente.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conscientizar a comunidade escolar a descobrirem formas de economizar água, bem como, conhecer de fato os problemas que o País vem enfrentando com sua desperdício exagerado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Perceber as consequências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza;
  • Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • Conscientizar os alunos de que o recurso natural (água) deve ser utilizado racionalmente, evitando desperdício, poluição etc.

AÇÕES PREVISTAS

  • Roda de conversa com os alunos sobre a importância da água para nós e o meio em que vivemos.
  • Realizar pesquisa em sala de aula sobre o tema,
  • Organizar a exposição de imagens em data show da atual situação da água;
  • Montar diferentes acolhidas sobre o tema durante a semana
  • Montagem de cartazes e mural sobre o assunto.
  • Dinâmicas relacionadas a água
  • Dramatizações sobre a água

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada mediante a abordagem do tema de forma contínua, dos questionamentos, das atitudes da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto e principalmente através das mudanças de atitude.

Veja ainda:

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – Cuidando da Água para imprimir

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental - Cuidando da Água para imprimir

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – Cuidando da Água para imprimir

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – “Água, fonte de vida”

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental - "Água, fonte de vida"

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – “Água, fonte de vida”

O Dia Mundial da Água é uma data para conscientizar o mundo do consumo excessivo e desperdício desse líquido, que é essencial à vida. Este projeto visa ajudar os alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e dicas de economia da água.

Justificativa

O Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental com o tema “Água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para aos alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivo Geral

Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

Objetivos Específicos

  • Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
  • Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

Desenvolvimento

  • 1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
  • 2ª Etapa: Aula expositiva e dialogada com apresentação de slides (Power point) e vídeo do site You tube abordando a importância dos recurso hídricos no planeta, a situação da água no Brasil, ciclo hidrológico e os direitos das água instituídos no dia 22 de março de 1992 e dicas de economia de água.
  • 3ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, que será apresentada em vídeo onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
  • 4ª Etapa: confecção de faixas, cartazes e panfletos com dicas de economia de água;
  • 5ª Etapa: Os alunos produzirão vídeos ou PowerPoint com as seguintes abordagens: Importância da água e dicas de economia.

Conclusão

Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – “Água, fonte de vida” em PDF

Para facilitar para vocês resolvemos diponibilziar também o Projeto Dia da Água para Ensino Fundamental – “Água, fonte de vida” em seu arquivo original, desenvolvido na Escola Camilo Bonfim – município de camapuã/MS, na disciplina da Biologia pela professora Simone Honorato Garcia.

Confira o link a seguir e baixe em PDF: