Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval.
O carnaval é uma celebração móvel, ou seja, ela não tem dia definido, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que todos os anos trazem diversos turistas.
Não deixe de ver:
Confira todas as nossas sugestões para o seu Projeto Carnaval para alunos do Ensino Fundamental para 1º ao 5º.
Projeto Carnaval para 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental
Este maravilhoso projeto carnaval foi elaborado pela professora Valéria, do blog Ensinando com Carinho.
O carnaval do Brasil é uma das festas mais tradicionais do mundo e desde pequenas, as crianças, escutam, vivenciam e apreciam a experiência desta cultura, mesmo que seja, através da TV, de histórias ou interagindo em contextos sociais lúdicos na rua, ou na escola.
Por esse motivo propomos uma ação recreativa sobre o carnaval dentro da sala de aula, indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.
Objetivo Geral:
Levar para a criança a oportunidade de conhecer o carnaval, como se organiza, bem como, a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, do Brasil e do mundo, através das manifestações atrativas que a própria festa dispõe.
Detalhamento das ações:
- Explanação sobre o surgimento do carnaval e sua evolução;
- Apresentação de fotos da evolução da festa carnavalesca;
- Atividades de colagens e desenhos livres;
- Confecção de máscaras;
- Apresentação de vídeos de como é a festa em diversos estados;
- Criação de murais sobre o tema;
- Apresentações artísticas dos alunos;
- Apresentação de fotos dos trabalhos dos alunos;
- Trabalhos sobre as marchinhas de Carnaval.
Avaliação:
- Exposição de trabalhos desenvolvidos durante as semanas;
- Baile de Carnaval.
Projeto Carnaval para 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental para imprimir
Confira mais em: Atividades e Desenhos para colorir.
Projeto Carnaval para Ensino Fundamental – Conhecendo a história do Carnaval
O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio-cultural e histórica do nosso povo. Esses quatro dias de festa que acontece de norte a sul do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita, em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e socialmente ao longo de sua vida.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com o tema carnaval proporciona aos alunos maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas. Com esse tema “Foliando no Carnaval” é possível trabalhar de forma interdisciplinar, no qual os alunos irão interagir num contexto de conceitos, gosto e costumes sobre essa festa popular. Também oferece condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes e tradições, a partir da história do carnaval. Ao mesmo tempo que motiva e envolve alunos e professores e incentiva a comunidade escolar a participar ativamente dos projetos da escola.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre a comunidade escolar e local, oferecendo condições de conhecer melhores nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do carnaval, promovendo uma festa carnavalesca que envolva toda a escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo
- Valorizar o carnaval como forma de divertimento fazendo com que o aluno perceba a diferença entre entretenimento e confusão
- Desenvolver o gosto e o hábito pela leitura
- Identificar músicas de Carnaval;
DESENVOLVIMENTO:
- Conversa informal sobre o tema carnaval;
- Pesquisar na Internet a Origem do carnaval;
- Leitura e interpretação das músicas carnavalescas;
- Confecção de murais carnavalescos;
- Criação de blocos carnavalescos, para o Fundamental I, de acordo com as marchinhas.
CULMINÂNCIA:
- Exposição dos trabalhos realizados na sala
- Baile carnavalesco para alunos do Ensino Fundamental I.
Projeto Carnaval
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVOS GERAIS
- Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
- Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
- Conhecer as marchinhas carnavalescas.
- Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
- Estabelecer relação entre passado e moderno.
Procedimentos Metodológicos
- Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
- Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
- Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
- Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
- Trabalhar músicas carnavalescas
- Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
- Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
- Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA
- Desfile de fantasias.
- Exposição de painéis.
- Baile carnavalesco.
Sugestões de músicas – Marchinhas de Carnaval
MAMÃE EU QUERO
(Jararaca-Vicente Paiva – 1937)
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETA PRO BEBE NÃO CHORAR
DORME FILHINHO DO MEU CORAÇÃO
PEGA A MAMADEIRA
E VEM ENTRAR PRO MEU CORDÃO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE SE CHAMA ANA
DE PISCAR O OLHO JÁ FICOU SEM A PESTANA
OLHO AS PEQUENAS MAS DAQUELE JEITO
TENHO MUITA PENA NÃO SER CRIANÇA DE PEITO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE É FENOMENAL
ELA É DA BOSSA E O MARIDO É UM BOÇAL
ABRE ALAS
(Chiquinha Gonzaga, 1899)
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
AALLAH-LÁ-Ô
(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE
QUEIMOU A NOSSA CARA
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH, MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRA IOIÔ
MANDE ÁGUA PRA IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)
EI, VOCÊ AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
NÃO VAI DAR?
NÃO VAI DAR NÃO?
VOCÊ VAI VER A GRANDE CONFUSÃO
QUE EU VOU FAZER BEBENDO ATÉ CAIR
ME DÁ ME DÁ ME DÁ, Ô!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
ÁGUA VEM DO RIBEIRÃO
PODE ME FALTAR TUDO NA VIDA
ARROZ FEIJÃO E PÃO
PODE ME FALTAR MANTEIGA
TUDO MAIS NÃO FAZ FALTA NÃO
PODE ME FALTAR O AMOR
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ!
ISTO ATÉ ACHO GRAÇA
SÓ NÃO QUERO QUE ME FALTE
A DANADA DA CACHAÇA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE!
AURORA
Mário Lago-Roberto Roberti, 1940
SE VOCÊ FOSSE SINCERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA
Ô Ô Ô Ô AURORA
UM LINDO APARTAMENTO
COM PORTEIRO E ELEVADOR
E AR REFRIGERADO
PARA OS DIAS DE CALOR
MADAME ANTES DO NOME
VOCÊ TERIA AGORA
Ô Ô Ô Ô AURORA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
OLHA A CABELEIRA DO ZEZÉ
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE
A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938
Ó JARDINEIRA PORQUE ESTÁS TÃO TRISTE
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU
VEM JARDINEIRA VEM MEU AMOR
NÃO FIQUES TRISTE QUE ESTE MUNDO É TODO SEU
TU ÉS MUITO MAIS BONITA
QUE A CAMÉLIA QUE MORREU
O TEU CABELO NÃO NEGA
Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931
O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA
PORQUE ÉS MULATA NA COR
MAS COMO A COR NÃO PEGA MULATA
MULATA EU QUERO O TEU AMOR
TENS UM SABOR BEM DO BRASIL
TENS A ALMA COR DE ANIL
MULATA MULATINHA MEU AMOR
FUI NOMEADO TEU TENENTE INTERVENTOR
QUEM TE INVENTOU MEU PANCADÃO
TEVE UMA CONSAGRAÇÃO
A LUA TE INVEJANDO FAZ CARETA
PORQUE MULATA TU NÃO ÉS DESTE PLANETA
QUANDO MEU BEM VIESTE À TERRA
PORTUGAL DECLAROU GUERRA
A CONCORRÊNCIA ENTÃO FOI COLOSSAL
VASCO DA GAMA CONTRA O BATALHÃO NAVAL
SACA-ROLHA
Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953)
AS ÁGUAS VÃO ROLAR
GARRAFA CHEIA EU NÃO QUERO VER SOBRAR
EU PASSO MÃO NA SACA, SACA, SACA ROLHA
E BEBO ATÉ ME AFOGAR
DEIXA AS ÁGUAS ROLAR
SE A POLÍCIA POR ISSO ME PRENDER
MAS NA ÚLTIMA HORA ME SOLTAR
EU PEGO O SACA, SACA, SACA ROLHA
NINGUÉM ME AGARRA NINGUÉM ME AGARRA
Confira também: Projeto de Carnaval na escola para Educação Infantil.
Projeto Carnaval – Festa à Fantasia
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Objetivos:
- Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
- Conhecer sua origem e suas características;
- Identificar e interpretar músicas de Carnaval;
- Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
- Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte, colagem, máscaras e fantasias;
- Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas, resgatando as tradições;
- Conhecer as escolas de samba e os blocos da cidade;
- Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
Desenvolvimento:
- Coleta de dados;
- Pesquisas;
- Músicas;
- Confecção de fantasias e outros adereços para a festa;
- Organização de blocos de acordo com as fantasias;
- Desenhos carnavalescos para decorar a escola;
- Baile de carnaval;
- Produzir paródias
- Concurso de fantasias confeccionadas em sala de aula;
- Escolha da garota e garoto folia.
Culminância:
Festa à fantasia na escola, com desfiles e apresentações das paródias.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
O que achou desta postagem? Espero que este projeto carnaval seja útil para você !!! Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.