<

Planejamento anual educação infantil

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Planejamento anual educação infantil, para trabalhar durante todo ano.

O plano de aula é um elemento essencial para o planejamento diário das atividades que serão desenvolvidas pelo professor em sala de aula durante todo o ano. É uma atribuição do profissional de educação, que irá traçar os objetivos de aprendizagem e como eles serão alcançados. É um componente vital no processo de ensino e aprendizagem.

O planejamento deve incluir uma previsão das atividades didáticas, bem como sua revisão e sua adequação ao longo do ano letivo de acordo com as necessidades e o desenvolvimento de cada turma. É necessário que o profissional trace as metas tendo em mente o que será ensinado, como isso será feito e realize uma avaliação diária para encontrar erros e consertá-los, sempre visando a uma maior produtividade e eficiência em sala de aula.

Planejar é imaginar a aula antes mesmo que ela aconteça e foi justamente por isso que selecionamos esses maravilhosos modelos de Planejamento anual educação infantil:

Veja mais em:

Planejamento anual educação infantil – Modelo de Plano mensal

Planejamento anual educação infantil


Planejamento anual educação infantil – Rotina Semanal

A rotina proporciona uma sensação de segurança. Mesmo em casa, a criança exposta a uma rotina fica mais tranquila porque sabe o que acontecerá em seguida. Na escola, um ambiente em que ela naturalmente se sente menos protegida, que costuma ser o primeiro local de socialização fora da família, isso é ainda mais urgente.

Planejamento anual educação infantil


Planejamento anual educação infantil em PDF

Confira essa super sugestão de Planejamento anual educação infantil, pronta para imprimir e baixar gratuitamente em PDF:


Planejamento anual educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar-fatores externos.

Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo autonomia.

Faz-se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade, apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode acarretar conflitos na vida adulta.

Portanto, é preciso respeitar e conhecer as etapas do desenvolvimento da criança de 4 anos. Confira este modelo completo de Planejamento anual educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF:

Planejamento anual educação infantil de Português – Para imprimir

Planejamento anual educação infantil

Planejamento anual educação infantil de Matemática – Para imprimir

Planejamento anual educação infantil

Planejamento anual educação infantil de Estudos Sociais – Para imprimir

Planejamento anual educação infantil

Veja ainda: Planner com tema abelhinha

Planejamento anual educação infantil de Ciências – Para imprimir

Planejamento anual educação infantil

Planejamento anual educação infantil de Artes – Para imprimir

Planejamento anual educação infantil


Planejamento anual educação infantil – Modelo de Plano mensal prático

Fonte: http://educacrianca.com.br

Planejamento anual educação infantil

Também recomendo: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental


Planejamento anual educação infantil – Linguagem

Planejamento anual educação infantil

OBJETIVO

  • Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
  • Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
  • Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO

Coordenação viso-motora:

  1. Desenho livre.
  2. Labirinto.
  3. Pintura.
  4. Recorte e colagem.
  5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

Percepção visual:

  1. Cor.
  2. Forma.
  3. Tamanho.
  4. Detalhes.
  5. Complementação de figuras.
  6. Letras (a, e, i, o, u).

Orientação temporal

Começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.

Orientação espacial:

Dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.

METODOLOGIA

Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a- dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento anual educação infantil de Estudos Sociais

Planejamento anual educação infantil

OBJETIVO

  1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
  2. Desenvolver socialização.
  3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
  4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
  5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
  6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO

  • Eu/Família/Casa.· Escola· Meios de Transporte/Trânsito.· Meios deComunicação.· Profissões.

Datas Comemorativas:

  1. Carnaval.
  2. Páscoa.
  3. Dia Nacional do Livro Infantil.
  4. Dia do Índio.
  5. Dia do Trabalho.
  6. Dia das Mães.
  7. São João.
  8. Dia dos Pais.
  9. Dia do Soldado.
  10. Folclore.
  11. Independência.
  12. Dia da Árvore.
  13. Primavera.
  14. Semana do Trânsito.
  15. Dia das Crianças.
  16. Proclamação da República.
  17. Natal e outros.

METODOLOGIA

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento anual educação infantil de Matemática

Planejamento anual educação infantil

OBJETIVO

  • Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
  • Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
  • Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

CONTEÚDO

Estruturas lógicas:

  1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
  2. Comparação.
  3. Identificação.
  4. Conjuntos.
  5. Correspondência.
  6. Cores.
  7. Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
  8. Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

Medidas:

  1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
  2. Distância entre os objetos (longe, perto).
  3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
  4. Massa (leve, pesado).
  5. Temperatura (quente, frio).
  6. Som (alto, baixo).
  7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

METODOLOGIA

  • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
  • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
  • Através de material concreto que permita a visualização de diferentes medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

Também veja: Planejamento anual para Jardim III


Planejamento anual educação infantil de Artes

Planejamento anual educação infantil

OBJETIVO

  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

  • Artes: desenho livre e pintura.· Sucata.· Argila e massinha.

METODOLOGIA

  • Utilização de lápis, pincéis, cola. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  • Material de sucata e criatividade do professor.
  • presentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


Planejamento anual educação infantil de Ciências

Planejamento anual educação infantil

OBJETIVO

  • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
  • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
  • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
  • Nomear e reconhecer diferentes animais.

CONTEÚDO

  • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

METODOLOGIA

  • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
  • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


SÓCIO-EMOCIONAIS

  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mantê-la ocupada.· Levar a criança a participar das atividades de grupo.