Selecionamos nesta postagem dicas e sugestões de brincadeiras e dinâmica de volta às aulas para o primeiro dia de aula.
Para não tornar as primeiras semanas de aula um tabu, é importante pensar no processo de acolhimento e adaptação das crianças, que na sua grande maioria se sentem tímidas e envergonhadas com tudo em sua volta (nova escola, nova sala de aula, novos colegas e professores). Com isso sempre surge uma dúvida, “O que fazer no primeiro dia de aula?”.
Não se preocupe, você não é o único com este questionamento, afinal a faculdade nos proporciona conhecimento mas não prática. E foi pensando justamente nisso que selecionamos essas dicas de Dinâmica de volta às aulas, confira:
Dinâmica de volta às aulas
Antes de mais nada gostaria de indicar mais duas postagens que complementam essa aqui, com várias outras sugestões de brincadeiras e dinâmicas:
E também algumas sugestões de decoração da sala de aula:
Outra alternativa bem legal as dinâmicas de volta às aulas, são as Lembrancinhas:
- Lembrancinhas volta às aulas em EVA
- Lembrancinhas volta as aulas com moldes
- Lembrancinhas volta às aulas
Dinâmica de volta às aulas – Procurando um coração…
Desenvolvimento:
Dinâmica de volta às aulas – Garrafa dos elogios
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O educador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O educador dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.
Dinâmica de volta às aulas – Turismo na escola
Se a sua turma for de 1º ao 5º ano, divida os alunos em grupos.
Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 6º ao 9º ano, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola
Dinâmica de volta às aulas – Verdade ou Mentira
Dinâmica perfeita para ser usada em turmas, onde você é o novato e os alunos já se conhecem. Ela serve, além de quebrar o gelo inicial do primeiro dia de aula, para mostrar que nem sempre conhecemos as pessoas que nos cercam.
Dinâmica de volta às aulas – Técnica de Saída
Como Fazer:
- O professor convida umas dez a doze pessoas para formar um círculo apertado, com os braços entrelaçados.
- A seguir convida um participante, possivelmente uma pessoa contraída (tímida), para que fique de pé dentro do círculo.
- Uma vez bem formado o círculo, a pessoa que está dentro recebe ordens para procurar sair do jeito que puder, por cima, por baixo ou arrebentando a corrente de braços. Os componentes do círculo tentam ao máximo contê-la e não deixá-la romper o cerco.
- Após uma tentativa de uns quatro a cinco minutos, pode-se prosseguir o exercício, trocando a pessoa que se encontra no meio do círculo.
- Finalmente, uma vez terminada esta vivência, prosseguem-se os comentários.
- Esta técnica pode estender-se a uma situação em que a pessoa se sinta constrangida por outro indivíduo, como quando alguém se sente coagido por alguém. Nesse caso o que exerce coação fica de pé, atrás da pessoa que se presume esteja sendo coagida e coloca os braços em volta dela, apertando-lhe fortemente os braços. A pessoa coagida procura então libertar-se.
Dinâmica de volta às aulas – NOMES E QUALIDADES (apresentação)
Dinâmica com o objetivo de conhecer os membros de um grupo e promover o conhecimento mútuo.
Material: Sala ampla, alunos sentados em círculo.
Procedimentos:
O educador deverá iniciar a brincadeira dizendo seu nome e uma qualidade que tenha a letra inicial do seu nome. Deverá explicar aos alunos que nesta brincadeira tem um segredo que deverão descobrir. Nem todas as qualidades serão aceitas e eles deverão prestar atenção para descobrir o motivo e acertar na sua apresentação. Após, cada aluno dirá seu próprio nome acrescentando uma qualidade. Ex.: Meu nome é Ricardo e eu sou risonho. A qualidade deverá iniciar com a mesma inicial do nome da pessoa, à medida que as pessoas se apresentam e falam a qualidade e esta não coincide com a inicial do nome, o educador e os demais alunos que já souberem do “segredo” vão dizendo que “não é”; O “segredo” só será revelado ao final.
Dinâmica de volta às aulas – Qual seu chocolate preferido
Qual o seu chocolate preferido é uma dinâmica para início das aulas que vai bem em todas as situações e públicos. Trata-se de um teste, tipo aqueles de revista para adolescentes, onde listam-se dez chocolates e o aluno tem que escolher um. Cada chocolate possui uma descrição que envolve assuntos como preferências e personalidade. Normalmente os alunos adoram (por incrível que pareça dá certo) e riem bastante com as revelações surpreendentes sobre eles e seus colegas.
Dinâmica de volta às aulas – O ABISMO (cooperação)
Objetivo: Favorecer o espírito de cooperação.
Material: Sala ampla, fita crepe, alunos em pé.
Procedimentos: Utilizando a fita crepe, marcar no chão duas faixas paralelas próximas representando um “abismo”; colocar todos os alunos do mesmo lado do “abismo”; explicar que deverão atravessá-lo de forma diferente, não podendo repetir o que já foi feito; ao final, restarão poucos para atravessarem o “abismo” e acharão que não tem outra forma de fazê-lo, pois todas as formas já foram mostradas; estimular, a partir daí, a ajuda do grupo no sentido de dar sugestões aos que ainda não atravessaram, promovendo uma vivência de estímulo e cooperação; quando todos tiverem atravessado, pedir que se sentem para refletir sobre a dinâmica.
Reflexão: Qual o sentimento daqueles que ficaram para o final? E o que sentiram quando os colegas começaram a ajudar na travessia? Como se sentiram ajudando os colegas? Promover outras reflexões.
Dinâmica de volta às aulas – TEMPESTADE
(descontração/acolhida para novo tema)
Objetivo: Promover a descontração dos alunos do grupo/assimilação ou discussão sobre um conteúdo/levantamento de conhecimento prévio sobre determinado assunto. Material: Sala ampla com cadeiras suficientes para cada aluno. Procedimentos: Pedir que todos os alunos fiquem sentados em círculo(não deverá sobrar cadeira vazia); explicar o jogo: “Vamos fazer uma viagem…nós vamos para o alto mar; lá ocorrem grandes e ondas; eu sou o capitão deste navio e estou atento. Toda vez que tiver uma grande onda do lado direito do navio eu avisarei e vocês deverão pular para a cadeira da direita; quando ocorrer uma onda do lado esquerdo, vocês pularão para a cadeira da esquerda e quando houver um sinal de tempestade e eu gritar “TEMPESTADE!”, todos vocês deverão trocar de lugar; nesse momento o professor retira uma cadeira e assim vai sobrar um aluno em pé que ficará atento para a próxima viagem do navio, para enfim procurar um lugar para sentar.
Dinâmica de volta às aulas – CARTÕES E BALÕES
Desenvolvimento:
- Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso escrever a seguinte ordem: “Estoure uma bola da cor do seu cartão”
- Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis chaves contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos membros do grupo.
- Dispor as bolas no centro da sala.
- Formar um círculo em volta das bolas coloridas.
- Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes que escolham cada um o seu cartão.
- Convidar o portador do cartão de número 1 para que, no centro do círculo estoure uma bola da mesma cor do seu cartão de acordo com a ordem expressa no verso.
- Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior deverá ser lido em voz alta e atendida sua solicitação.
- O procedimento continua com a pessoa do cartão de número 2, e continua até que todos tenham se apresentado.
Sugestões para as frases:
- Como devemos chamar você?
- Escolha alguém do grupo e apresente-se formalmente a essa pessoa.
- Qual sua expectativa com relação a esse grupo?
- O que você espera receber deste grupo? Etc…
Dinâmica de volta às aulas – Balões no ar
Como Fazer:
- Distribuir um balão para cada pessoa (sendo possível, o facilitador, com uma boa ajuda, poderá prender, com um minúsculo pedaço de durex, os balões sob as cadeiras).
- Orientar para que todos encham, do tamanho que quiserem, os seus balões.
- O exercício consiste: