Você já deve ter visto aqui em nosso site outros Planejamento Anual para Jardim 1 e 2, e nesta postagem selecionamos algumas sugestões e modelos de planejamento Anual para Jardim 3, prontos para imprimir e disponíveis também para download em PDF.
Veja ainda:
Mais um ano letivo começa e logo se apresenta um grande desafio: o planejamento anual. Garantir que esse momento possibilite trocas entre especialistas, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes da comunidade escolar é fundamental para que as ações previstas para o ano sejam implantadas com qualidade.
O planejamento geralmente está integrado à jornada pedagógica, que acontece entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Ele pode se estender por um período de três dias a uma semana. Na programação, há momentos específicos para discussões entre profissionais de três níveis: os responsáveis pela articulação do trabalho na rede, os gestores e os professores. Todos, nesse momento, ficam concentrados em antever ações que ao longo do ano letivo vão contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes. A ideia é trocar informações com os pares com o objetivo de preparar uma boa recepção para os alunos.
(Confira a seguir um passo a passo de como desenvolver seu planejamento de aula (plano de aula) e a seguir modelos de Planejamento Anual para Jardim 3).
Como fazer um plano de aula passo a passo:
Segue o roteiro de como elaborar um plano de aula:
- ESCOLHA O TEMA
Toda aula precisa de um tema principal, que deverá ser minuciosamente desdobrado. Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.
- DEFINA OS OBJETIVOS
O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.
- PONTUE OS CONTEÚDOS
É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.
- ESTABELEÇA A DURAÇÃO
Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil. Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.
- ESCOLHA OS RECURSOS
Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.
- DEFINA A METODOLOGIA
Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. A metodologia se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.
- FAÇA A AVALIAÇÃO
Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.
Veja também: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental
Para saber mais acesso o link a seguir: Planos de Aula para professores.
Planejamento Anual para Jardim 3 sobre LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
- Desenvolver da expressão oral.
- Reconhecer seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, rótulos e outros portadores de texto.
- Vivenciar diversas situações nas quais se faça necessário o uso da escrita.
- Identificar, ler e escrever as vogais.
- Treinar a escrita.
CONTEÚDOS
- Linguagem oral:
- Ampliação do vocabulário.
- Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
- Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
- Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
- Vincular o discurso oral com o texto escrito.
- Relatar desagrado, desejos e necessidades.
- Linguagem escrita:
- Desenho livre.
- Pintura.
- Recorte e colagem.
- Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
- Funcionalidade da escrita.
- Diferentes formas de registros da língua escrita.
- Nome.
- Vogais.
- Alfabeto.
- Escrita espontânea.
- Escrita de palavras contextualizadas.
Planejamento Anual para Jardim 3 de MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
- Identificar figuras geométricas.
- Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Ampliar os conceitos matemáticos.
- Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
- Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
- Conjuntos (unitário, vazio).
- Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
a)Classificação
- agrupar elementos segundo os atributos;
- adquirir noção de pertinência;
b)Seqüência
- promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.
c)Seriação
- organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
- quantificar séries;
- realizar construção conjunta de várias séries.
d)Medida
- comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );
e)Tempo·
- promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
f) Espaço
- favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.
g) Número
- compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
- reconhecer e corresponder quantidades;
- corresponder numerais às quantidades;
- pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
- identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
- identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
- identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
Planejamento Anual para Jardim 3 de ARTES
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
Confira ainda: Modelos de planejamento escolar anual do 1° ao 5° Ano
Planejamento Anual para Jardim 3 de CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
Planejamento Anual para Jardim 3 de HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Pinturas colagens, recortes.
- Jogos.
- Brincadeiras.
- Traçado de letras e palavras.
- Alfabeto móvel.
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão, de forma contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Planejamento Anual para Jardim 3 em PDF
Confira a seguir outro modelo de planejamento anual para jardim 3 pronto para baixar em PDF.
Planejamento Anual para Jardim 3 por mês
Fevereiro
Período Preparatório
- Cor/forma
- Igual/diferente
- Mais/menos
- Muito/pouco
- Leve/pesado
- Cheio/vazio
- Grande/pequeno
- Comprido/curto
- Alto/baixo
- Maior/menor
- Grosso/fino
- Largo/estreito
- Perto/longe
- Dentro/fora
- Aberto/fechado
- Direita/esquerda
- Frente/costas
- Sentado/em pé
- Em cima/embaixo
Março
Comunicação e Linguagem
- Nome
- Lançar as vogais
- Encontro vocálico- (abraço mágico)
Matemática
- Conjunto – (trabalhar linhas abertas/fechadas)
- Tipos de conjuntos
- Quantidade de elementos do conjunto (correspondência entre conjuntos)
- Numerais de 0 até 9
Sociedade e Natureza
- Quem sou eu?
- Minha família
- Pessoas da família
- Como vive a família
Datas Comemorativas
- Carnaval (data móvel)
- 08/03- dia internacional da mulher
- 15/03- dia do circo
- 23/03- início do outono
Ciências
- A natureza
- Seres vivos e seres não vivos
Abril
Comunicação e Linguagem
- Nome
- Lançar os ajudantes
- Monossílabos
Matemática
- Estudando os sinais
- Sólidos geométricos
- Continuação numerais 0 ate 9
Sociedade e Natureza
- A casa
- Os tipos de casa
- As dependências da casa
Datas Comemorativas
- 18/04 – dia do livro
- 22/04-dia do descobrimento do Brasil
- 19/04- Páscoa
Ciências
- O homem modifica a natureza com o seu trabalho
- Como usamos as plantas
Maio
Comunicação e Linguagem
- Nome completo
- Lançar P, R, T
- Dissílabos
- Separar os abraços
Matemática
- Operações de adição e subtração
- A adição: tabuadas da adição
- A subtração: Tabuadas
Sociedade e Natureza
- A escola
- A sala de aula
- Os coleguinhas
- As pessoas que trabalham na escola
Datas Comemorativas
- 01/05- dia do trabalho
- Dia das mães – data móvel
Ciências
- O corpo humano
- Cuidados higiênicos com o corpo
- Os sentidos
Junho
Comunicação e Linguagem
- Nome completo
- Lançar B,S,J,N
- Dissílabo
Matemática
Sistema de numeração decimal
- A dezena
- Ordem crescente /decrescente
- Antes/depois – (vizinho)
- Família 10 até 19
Sociedade e Natureza
- A cidade
Datas Comemorativas
- Festa Junina – data móvel
- 05/06- dia mundial do meio ambiente
- 21/06-início do inverno
Ciências
- A água
- Os vegetais
Agosto
Comunicação
- Nome completo
- Lançar F, X, C, Z
- Dissílabo
- Formação de palavras
Matemática
- Adição e subtração
- Família do 20
- Vizinhos
- Dúzia/meia dúzia
Estudos Sociais
- Meio de transporte
Datas Comemorativas
- Dia dos pais (data móvel)
- 22/08- dia do folclore
- 25/08- dia do soldado
Ciências
- Jardim/horta/pomar
- Como nascem as plantas
- Partes da planta
Setembro
Comunicação e Linguagem
- Nome completo
- Trissílabo
- Formação de palavras
- Separar os abraços
- Lançar RR
Matemática
- Família do 30
- Adição/subtração
- Vizinhos
- Sequencia numérica
Sociedade e Natureza
- Trânsito
Datas Comemorativas
- 07/09- dia da Independência
- 10/09- dia da imprensa
- 21/09-dia da arvore/inicio da primavera
Ciências
- Os animais
- Nos e os animais
- Animais domésticos e selvagens
Outubro
Comunicação e Linguagem
- Dissílabos e lançar trissílabos
- Uso do ao
- Frases
Matemática
- Família do 40
- Números ordinais ate 9
- Números pares e impares
- Adição e subtração- (problemas)
Sociedade e Natureza
- Meios de comunicação
Datas comemorativas
- 12/10- dia das crianças
- 5/10- dia do professor
Ciências
- O tempo
Novembro
Comunicação e Linguagem
- Uso dos artigos A e O
- Uso do CE e CI
- Trissílabos
- Frases
- Pequenos textos
- Lançar ajudantes maiúsculos
Matemática
- Família do 50
- O tempo – (hora)
- Dinheiro
- Sistema de medidas – (metro, quilo e litro)
- Metade
Sociedade e Natureza
- Profissões
Datas Comemorativas
- 15/11-dia da Proclamação da República
- 19/11-dia da Bandeira
- Natal
Ciências
- Estações do ano
Também confira: Sugestão de Planejamento Semestral