Confira nesta postagem Modelo de Relatório para alunos diagnosticado com TDAH, (dificuldade de aprendizagem).
TDAH:
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.
Não deixe de ver: Sugestões de palavras e expressões para relatórios.
Modelo de Relatório para alunos diagnosticado com TDAH – (dificuldade de aprendizagem)
Tem dificuldade de concentração e de estabelecer foco em determinados assuntos por muito tempo . E certos momentos estabelece um contato fantasioso com a realidade , com atitudes regressivas, imaturas e infantilizada para sua idade cronológica , durante uma conversa desvia muito o assunto abordado temas que não fazem parte do contexto.
A presenta grandes dificuldade no processo ensino e aprendizagem , não esta alfabetizada , esta defasada para sua idade e série.
Quando é necessário que se concentre para fazer alguma atividade escrita esquiva-se , inventa desculpas e diz sempre que não sabe , demostra grande insegurança e desinteresse quando se refere a leitura e escrita , não tem autonomia para realização das tarefas .
Ainda não adquiriu noções de números e quantidade acima de 30 , faz algumas operações de adição e subtração com dificuldade .
Sua lateralidade esta definida , , é destra , corre na ponta dos pés.Sua coordenação motora fina esta aquém para a idade e série.
É bastante extrovertida e sociável tem facilidade em fazer e estabelecer relações interpessoais, , porém em certos momentos é voluntariosa , nervosa e agressiva com colegas de sala .
Segundo relato da professora , no recreio gosta com as crianças da educação infantil que tem idade entre 4 e 5 anos.
Trata -se de aluna com grandes dificuldades acadêmicas , requer portanto , uma maior investigação médica para justificar suas necessidades .
Modelo de Relatório para alunos diagnosticado com TDAH – (dificuldade de aprendizagem)
Um bom relatório dará ao especialista clareza quanto às reais dificuldades do aluno. Saber qual o comportamento que ele apresenta em sala de aula em relação aos demais alunos, assim como em relação ao que ele deveria apresentar naquela idade, fará com que a criança consiga em menor espaço de tempo ser avaliado adequadamente. Dessa forma o professor poderá procurar atividades de acordo com suas reais necessidades e intervir de forma eficaz.
Lembre-se sempre: O diagnóstico serve para que o professor possa intervir e não dizer “ah! ele é assim, por isso não aprende”. Muitos especialistas não dão o diagnóstico porque ao descobrirem a real necessidade da criança, ela é rotulada.
O relatório abaixo é de um aluno meu que foi diagnosticado com TDAH, após o tratamento o aluno vem apresentando melhoras.
Modelo de Relatório dificuldade de aprendizagem
Nome do aluno: _____________________ Data de nasc. 11/09/99
Nome da Professora: Série: Data:
Observações: O aluno ________________ apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.
É um aluno assíduo e que demonstra interesse pelo estudo. A mãe acompanha o seu desenvolvimento escolar, assim como as atividades extra-classe. Começou a ficar mais organizado há pouco tempo, antes apresentava sinais de disgrafia, hoje sua grafia está mais legível, realiza as atividades em sala, assim como as tarefas de casa, mas não com autonomia.
No decorrer do ano, apresentou dificuldades em tomar a iniciativa (relação parental?). Exemplo: Ao entregar a ele uma folha com atividade para ser realizada, mesmo sendo capaz de fazer, e com a professora explicando à frente da sala, ele espera e não realiza. Sempre aguarda que alguém lhe dê as orientações de forma individual. No início do ano apresentava tiques com as mãos, estes pararam desde que começou a ser acompanhado pela neurologista (medicação?).
Apresenta problemas na escrita em relação a trocas fonéticas e sons nasais jabuti(chabuti), ambiente (ãnbiente), goiabada (coiabada), pijama (bichama), dengoso (temcoso) (fonoaudióloga?).
É um aluno leitor, está em um projeto de recuperação contínua, diariamente é retirado da sala para ser acompanhado por uma professora em um grupo de 5 alunos. Apesar de relatar oralmente sobre o que fala o texto, apresenta dificuldades na localização de informações simples quando são formuladas perguntas em relação a estes textos.
Apresenta dificuldades no raciocínio lógico, na realização de operações e na elaboração de situações problema. Demonstra que não compreendeu a tabuada, o que certamente dificulta a realização das operações de multiplicação e divisão.
Possui uma boa audição e ritmo musical, acompanha e guarda com facilidade letras de músicas. Possui dificuldades em realizar atividades psicomotora, tais como: pular corda, virar cambalhota (peso?).
Senta na primeira carteira, próximo à professora, porém se desconcentra com facilidade, se atendo a detalhes que não fazem parte do contexto da aula ou mexendo em alguns objetos pessoais. Sempre é necessário chamar a sua atenção para o assunto da aula.
É um aluno que se relaciona bem com os colegas da sala e da escola, assim como com os adultos, respeitando-os e tratando a todos com educação.
Sem mais,
_________________________________
Professora Susana Felix
Pedagoga/ Psicopedagoga Clínica e Institucional
Modelo de Relatório para alunos diagnosticado com TDAH
Os modelos a seguir foram criados pela “Simone Drumond” os créditos são todos dela.
Veja Também: