<

Modelo de Relatório para Educação Infantil

Confira nesta postagem alguns Modelo de Relatório para Educação Infantil.

Nas escolas de todo o Brasil professores fazem avaliações do comportamento e aprendizagem do aluno de forma individual e também da turma em modo geral.

Isso serve para que eles possam acompanhar e verificar se o desenvolvimento dele está de acordo com a faixa etária na qual ele se encontra e se aconteceram mudanças drásticas. Nesta postagem trago para vocês alguns modelos de relatório para educação infantil, mas primeiro vamos acompanhar algumas Sugestões para preenchimento do relatório descritivo.

Dicas Iniciais

  • Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
  •  O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
  • Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
  • Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
  • Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.

Não deixe de conferir:

Modelo de Relatório para Educação Infantil – Avaliação maternal

Relatório de Turma

O 1º bimestre da Educação Infantil foi um sucesso! Os alunos se integraram alegremente ao ambiente, aos novos colegas e à equipe. Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, nossos alunos viveram o momento de muitas mudanças de uma só vez! Afastaram-se parcialmente do convívio familiar e criaram novas relações afetivas. Foi muito bom crescermos juntos na formação de vínculos de afeto com as professoras e com os demais amigos, no adquirir de novos hábitos cotidianos, na implantação da rotina escolar pela turma! Passados os primeiros dias do “chorinho”, nossos alunos agora querem descobrir, conhecer, investigar o mundo que as rodeia, tem os sentidos aguçados- tocam tudo o que vêem, sentem, cheiram, são atentas aos ruídos, sons ritmados, movimentos, percebem e identificam as cores e as formas, desenvolvem habilidosas para colher informações, para buscar soluções simples e às vezes fantásticas para os problemas! A turma tem grande capacidade de preservar histórias na memória, os fatos do dia anterior… Querem saber os por quês de tudo! A imaginação e a fantasia, ocupam grande parte de suas brincadeiras, estão se sociabilizando, descobrindo a delícia de ter amigos!Nos jogos e brincadeiras, exercitam o comportamento de criar e imitar ações, revelando a sua criatividade.

Os objetivos propostos para o 1º bimestre foram atingidos pela turma:

  • Desenvolvimento da linguagem oral e ampliação do vocabulário,
  • Estimulação da capacidade de concentração,
  • Realização de leituras de imagens,
  • Desenvolvimento da percepção visual,
  • Realização de leitura por símbolos,
  • Desenvolvimento da noção de seqüência,
  • Desenvolvimento da noção de tamanho com emprego de conceitos – maior/menor; em cima/embaixo, curto/longo, maior/menor, dentro/fora, pequeno/grande,
  • Desenvolvimento da noção de igual e diferente,
  • Observação de diferentes formas geométricas,
  • Contagem oral,
  • Reconhecimento de cores.

Não deixe de ver: Modelo de Relatório perfil da turma

Relatório do(a) Aluno(a): NOME NOME NOME

Hábitos e Atitudes:

O NOME nome nome adaptou-se com tranqüilidade. Demonstrou chorinho nos primeiros dias de aula, mas logo integrou-se à turma. Recebe com carinho os amigos que chegam, nota quando falta alguém e preocupa-se com a ausência! Está sempre atento na sala de aula, relaciona-se bem com os colegas e professores (temos um vínculo afetivo de carinho e segurança), ouve com atenção e responde com participação.

Curte o momento do lanchinho e higiene, está sempre alegre, distribui sorrisos e abraços sempre que solicitado! Colabora com a limpeza da sala de aula, é cuidadoso com o material escolar e os brinquedos.

É confiante nas tarefas que realiza, comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.Linguagem:Entende bem o que lhe é falado, expressa-se com clareza e articula bem as palavras. É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e jogos coletivos.

Dialoga sobre suas vivências espontaneamente, compartilha, reparte experiências. Na hora da história, está sempre disposto a ouvir e participar.

Desenvolvimento Cognitivo:

Apresenta bom raciocínio matemático, tem facilidade em compreender problemas e pensar soluções. Compõe quebra-cabeça e consegue concentrar-se na realização das atividades. Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos, é responsável e persistente.

Desenvolvimento Psicomotor:

Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar), controla tranquilamente seus movimentos, tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.Quando modela cria formas diferentes, tem bom domínio motor. Apresenta boa motricidade fina (pintar, colar, amassar). Orienta-se bem no espaço e tempo.

Parabéns NOME!!

Estou muito feliz por estarmos crescendo juntos e você tem sido um aluno nota 10!!

Nome nome nome…

Você é um menino incrível! Aprendeu mais novidades este bimestre, como os nomes das cores e formas geométricas, está de parabéns! É capaz de montar quebra-cabeças, gosta de ouvir histórias e recontá-las do seu jeitinho tão fofo! Sua capacidade de concentração desenvolveu-se, é capaz de iniciar e terminar uma tarefa proposta.

Sua coordenação motora está cada dia melhor! Você faz com massinha, cobras compridas, movimentos longos e curtos, circulares e retas. Sua criatividade é impressionante! Você gosta de montar com Lego, casas, carros e coloca dentro deles, animais e pessoas, inventando histórias só suas.

Você também já sabe contar até 10 e formar conjuntos de quantidades. Aos poucos, você está entendendo que seu nome lindo é formado por letras unidas e que são diferentes dos nomes de seus amigos.

O cuidado e carinho pela natureza, você tem demonstrado a cada conhecimento que adquire sobre os seres vivos e as diversas formas de vida que Deus nos deu de presente. Você é atencioso ao caminhar pelos nossos jardins, evitando pisar na plantas e bichinhos que percebe pelo caminho, preservando o meio ambiente.

Nome nome nome, é por isso e tudo o mais que eu amo você e estou super orgulhosa de ser sua prô!

Muitos beijos, boas férias e… estou esperando sua volta em Agosto, com mais novidades!


Veja também: Modelo de relatório final da turma

Modelo de Relatório para Educação Infantil – Final da turma. 

Escola:

Professora:

Aluno(a):                                          Turma:  

Durante esse ano procuramos a melhor forma de elaborar, propor e realizar diversas atividades que pudessem atrair a concentração das crianças, para que elas fossem capazes de aprender e desenvolver-se de acordo com seu ritmo, todas as formas de linguagem corporal, oral e visual. O desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o tempo de cada um. Ao final do ano a maioria das crianças está no nível de escrita alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção individual de escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades específicas e também histórias de vida que interferem no andamento de sua rotina escolar e contato com o mundo letrado diferente, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos valorizar e respeitar essas especificidades.

Em toda atividade de leitura e escrita proposta, procuramos respeitar a função social dessas práticas. Dessa forma as crianças puderam perceber que tudo que escrevemos será lido por alguém e que, dessa forma, é fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que prestemos atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras. Mas, vale ressaltar, que o nível da turma no início do ano letivo/2015, apresentava uma grande dificuldade, reduzindo em 50% as chances de um aprendizado completo e com todas as habilidades específicas que requer o 2º ano, já que para a maioria o processo teria que ser iniciado da etapa mais simples.

A leitura diária feita pelo professor e a leitura compartilhada (feita de duas a três vezes durante a semana) de textos de diferentes gêneros e seus diferentes portadores foi fundamental para o enriquecimento do vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de contato com textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos para que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa, respeitando a ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre cenários, personagens e acontecimentos usando criatividade.

Tivemos uma atenção especial para a leitura fluente e produção textual, procurando orientá-los na escrita de diferentes gêneros textuais sempre motivando os mesmos para romperem com as dificuldades que se iam apresentando. A troca de experiência ocorreu durante o desenvolvimento de todas as atividades. A socialização do conhecimento sempre foi muito incentivada e tornou-se uma prática constante e natural. Os alunos puderam comparar à escrita e a leitura com as dos amigos e isso gerou muitos avanços.

A amizade, o companheirismo, a solidariedade e o carinho foram pontos positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo. Quando um aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se oferecia para auxiliá-lo.

Os trabalhos em duplas e grupos sempre ocorreram de forma harmoniosa e sempre foram ferramentas importantes para a superação dos obstáculos.

No 4ª bimestre ocorreu o fechamento de alguns projetos: BOLSA DA LEITURA, MARATONA DA LEITURA E FERINHAS DO SABER com apresentações, contações de histórias e varais de leitura. Acreditamos que a permanência constante de projetos, facilitou muito a construção da leitura fluente, do entendimento do que se ler e de produções textuais mais coerentes.

O trabalho em matemática sempre foi mais fácil para os alunos, pois sua visão de mundo na matemática é mais popular, os assuntos abordados foram os exigidos nos planejamentos mensais, com uma proporção de grande relevância para a vida da criança, acreditamos que muito desses assuntos poderão ser consolidados na etapa seguinte, que fecha o ciclo de alfabetização do aluno. Com atividades lúdicas, produtivas e desafiadoras e o auxilio individual do professor os alunos conseguiram progredir no nível de entendimento. Cada criança teve oportunidade de usar o que já sabiam para aprender o que ainda precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores, suas inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.


Modelo de Relatório para Educação Infantil – Individual do aluno.

Modelo de Relatório – Individual do aluno 1:

(NOME DA CRIANÇA) teve um excelente desenvolvimento no decorrer deste ano. Além de escrever o próprio nome, consegue escrever o nome de todos os colegas da turma, copiando-os do cartaz que está afixado na parede da sala, realizando esta atividade espontaneamente e com alegria. Tem grande interesse pela escrita de palavras e números, por ouvir histórias e manusear livros, o que certamente será um facilitador em seu processo de alfabetização nas próximas etapas da escolaridade. Está sempre pronta a ajudar as professoras, demonstrando interesse por tudo o que fazem e falam, pois é muito observadora e está atenta aos mínimos detalhes acerca de tudo o que acontece em sala. Se expressa bem e tem boa comunicação, inclusive consegue transmitir recados das professoras para outros adultos do CEI e vice-versa. Escrever, desenhar, pintar e manusear livros estão dentre suas atividades favoritas. Gosta tanto de realizar as mesmas que às vezes até se oferece para pintar ou desenhar para os amigos. Participa de todas as atividades propostas, com grande interesse e capricho. Em relação ao cuidar de si, tem construído progressiva autonomia em relação ao uso do banheiro, conseguindo higienizar-se sozinha, com supervisão da professora ou outro adulto. Brincar no cantinho da beleza também lhe agrada muito, adora passar maquiagem (que muitas vezes traz de casa) e maquiar as amigas, porém gosta de escolher as meninas que irá maquiar, deixando algumas de lado, às vezes; nesse momento é preciso intervenção da professora para que maquie todas igualmente. Dançar é outra atividade que realiza com muita desenvoltura, por exemplo, sabe todas as coreografias e letras das músicas infantis da cantora Aline Barros. Nas rodas de contagem, já recita a sequência numérica até 10 ou mais (com ajuda) e consegue contar sozinha a quantidade de colegas presentes no dia. Quando a professora faz o registro da quantidade de crianças na lousa, fica muito atenta e já reconhece a escrita de alguns números. Na hora do descanso, demora muito a adormecer e às vezes nem dorme. (NOME DA CRIANÇA) tem total autonomia na hora de se vestir e gosta de escolher sozinha as roupas e calçados que irá usar. Estes três anos que (NOME DA CRIANÇA) passou no CEI foram muito importantes para seu desenvolvimento e aqui ela vivenciou inúmeras experiências e aprendizados que com certeza levará para a vida toda, tais como: aprender a dividir, a ouvir o outro, a aguardar sua vez para falar, a conviver com outras crianças e suas diferenças, a desenvolver o gosto pela leitura, a respeitar regras e rotina, desenvolver noções de cuidados em relação ao cuidar de si, do outro e do ambiente, dentre muitos outros. Ela está se desenvolvendo mais a cada dia e crescendo muito rápido, portanto família não deixe de aproveitar cada minuto com sua filha: brinque, cante, leia histórias, leve ao cinema, parque, praças, museus, enfim, viva intensamente esse momento único que é a infância!

Modelo de Relatório – Individual do aluno 2:

(NOME DA CRIANÇA) ao acordar toma o leite, vai ao banheiro, lava as mãos, volta para a sala e ajuda na organização da mesma após o sono: tira o lençol do colchão, dobra o edredom e entrega o colchão em que dormiu para que a professora guarde. Na roda de conversa sabe ouvir os amigos e espera com paciência sua vez de falar. Gosta de contar assuntos do cotidiano familiar, onde comenta sobre o avô, avó, pai, irmão e também sobre suas personagens favoritas, que são as “Princesas”, da Disney. Sabe nomeá-las e sempre diz que um dia irá “virar” uma princesa; sua favorita é a Branca de Neve. Às vezes comenta sobre algumas características das personagens e até mesmo conta alguns trechos de suas histórias. Diz frequentemente que sua mãe irá à feira comprar um DVD de determinada princesa. Outro dia contou para as professoras que sua mãe irá comprar “asas” e uma “varinha mágica” para ela “virar” uma fada e assim transformar as meninas em princesas e os meninos em príncipes. Certa vez mostrou um chaveiro de fada para as professoras e disse que a mesma não tinha mãos nem pés. Ao ser questionada sobre como a fada iria fazer para andar, respondeu que ela não precisava de pés, pois tinha asas e iria voar. (NOME DA CRIANÇA) é uma menina muito carinhosa, sensível, criativa e apegada à família; um dia seus olhos encheram de lágrimas ao falar sobre o irmão e frequentemente diz que gostaria de estar em casa com o pai. Na roda de música quando lhe é solicitado que escolha uma canção, na maioria das vezes escolhe “Atirei o pau no gato”, demonstrando ser essa a sua preferida, embora tenha um repertório musical bastante amplo. Em brincadeiras com brinquedos de montar, costuma representar escadas, torres, montanhas, coroas, provavelmente remetendo-se ás histórias de contos de fadas que tanto aprecia. Os momentos de leitura à encantam, sendo que presta bastante atenção em cada detalhe da história e até consegue recontar alguns trechos da mesma depois. Ao manusear livros ou gibis, o faz cuidadosamente, virando delicadamente cada página e observando atentamente os detalhes, contando a história para os amigos ou mesmo “lendo” individualmente. No solário explora cada canto e brinquedo, tais como: casinha, escorregador, cavalinhos, mas seu predileto é o velotrol. No parque igualmente explora todos os espaços, mas gosta mesmo é de brincar com panelinhas e areia, fazendo “comidinha” na sua “casa”. Não tem dificuldade em emprestar brinquedos, bicicleta ou velotrol, caso esteja andando. Também cede sua vez na balança para um colega sem problemas. Dentre todas as crianças da classe, demonstra maior afinidade e admiração pela Melissa. Procura estar ao lado da amiga o tempo todo e tudo o que esta faz, (NOME DA CRIANÇA) tenta fazer também: ficar com os cabelos soltos como os da Melissa, colocar vestido, enfim, tenta sempre estar parecida. No refeitório guarda lugar para ela e também para a Beatriz. Faz questão de sempre sentarem juntas. Algumas vezes fala para as outras crianças “Você não é minha (eu) amiga (o). Minha amiga é só a Melissa (e a Beatriz).” Nestes momentos é preciso intervir, dizendo que todos da classe são amigos e devem brincar juntos, sentarem perto um do outro, dividirem os brinquedos. Na hora da refeição, (NOME DA CRIANÇA) se serve sozinha sem derrubar comida na mesa. Geralmente come tudo o que coloca no prato e, das sobremesas servidas, gelatina é sua favorita. Na hora da troca, sabe escolher a roupa que irá vestir, sendo que gosta muito de calça legging com blusinha ou vestido, e se troca sozinha. A cada dia que passa (NOME DA CRIANÇA) tem desenvolvido mais suas diversas habilidades, crescendo de maneira saudável e feliz.

Modelo de Relatório para Educação Infantil – 2º Semestre

Modelo de Relatório para Educação Infantil = RELATÓRIO 2º SEMESTRE

(NOME ALUNO(A) _____________________________________________________________

É uma criança muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo o que é proposto.

Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica de liderança.

Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas regras, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc.

Precisa ser lembrada constantemente quanto à organização dos materiais utilizados e da arrumação de sua gaveta.

Sempre toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar as amigas que apresentam alguma dificuldade.

Em suas produções individuais demonstra muito capricho, autonomia e criatividade.

Participa das rodas de conversa e projetos com muita atenção e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado.

No parque prefere brincar na casinha e no tanque de areia.

Neste 2º semestre foi possível observar muitos avanços em relação ao seu aprendizado.

Vem manifestando constantemente desejo pela descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas.

Reconhece todas as letras do alfabeto e as escreve sem utilizar apoio.

Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes. Muitas vezes, consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma vogal.

Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.

Reconhece a escrita dos números até 50, porém ainda vem se confundindo na hora de grafá-los, ex: 13 pelo 31 e, em alguns números, costuma espelhar como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.

Participa ativamente de jogos que envolvem raciocínio lógico, faz cálculos mentais, compara e ordena quantidades e quando necessário registra os resultados utilizando a escrita convencional.

Os seus desenhos apresentam muitos detalhes, como pessoas, flores, sol, nuvens, corações e os faz utilizando cores variadas e alegres.

Desenha a figura humana representando os pés, mãos, pescoço, dedos, roupas e acessórios.


Modelo de Relatório para Educação Infantil – RELATÓRIO 2º SEMESTRE 

É uma criança alegre, tranquila e persistente.
Mantém um bom relacionamento com as amigas e brinca com todas.
Em alguns momentos, na disputa de um objeto ou quando alguém faz algo que não gostou reage se isolando e não querendo falar. Passado algum tempo, às vezes, vem contar o que ocorreu e juntas tentamos encontrar uma solução.
Necessita ser lembrada, constantemente, para que guarde os materiais e brinquedos utilizados, organize sua gaveta e guarde seus pertences na mochila.
Participa de tudo o que é oferecido com entusiasmo e no trabalho diversificado seu cantinho preferido é o das artes, onde além de fazer desenhos, escreve o alfabeto e procura escrever novas palavras, perguntando sempre:
– O que escrevi?
Participou com interesse nas rodas de conversa e de projetos trazendo fatos pertinentes aos assuntos trabalhados.
Tem avançado em seus conhecimentos compartilhando com as amigas suas descobertas.
Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece todas as letras.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba.
Na hora de grafar letras e palavras gosta de fazer tudo da maneira correta e fica chateada quando lhe peço que faça do seu jeitinho para que depois eu faça as interferências necessárias.
Recita a série numérica até o número 50, necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Algumas vezes, ao grafar os números 1, 2, 5 e 7 os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para o fato os corrige imediatamente.
Neste semestre, teve maior interesse em desenhar e em colorir com maior capricho as atividades.