Confira nesta postagem alguns Modelo de Relatório para Educação Infantil.
Nas escolas de todo o Brasil professores fazem avaliações do comportamento e aprendizagem do aluno de forma individual e também da turma em modo geral.
Isso serve para que eles possam acompanhar e verificar se o desenvolvimento dele está de acordo com a faixa etária na qual ele se encontra e se aconteceram mudanças drásticas. Nesta postagem trago para vocês alguns modelos de relatório para educação infantil, mas primeiro vamos acompanhar algumas Sugestões para preenchimento do relatório descritivo.
Dicas Iniciais
- Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
Não deixe de conferir:
- Modelos de Relatórios Individual de Aluno
- Modelos de relatórios e pareceres descritivos de alunos
- Importância do parecer descritivo na educação infantil
- Modelos Prontos de Parecer Descritivo
Modelo de Relatório para Educação Infantil – Avaliação maternal
Relatório de Turma
O 1º bimestre da Educação Infantil foi um sucesso! Os alunos se integraram alegremente ao ambiente, aos novos colegas e à equipe. Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, nossos alunos viveram o momento de muitas mudanças de uma só vez! Afastaram-se parcialmente do convívio familiar e criaram novas relações afetivas. Foi muito bom crescermos juntos na formação de vínculos de afeto com as professoras e com os demais amigos, no adquirir de novos hábitos cotidianos, na implantação da rotina escolar pela turma! Passados os primeiros dias do “chorinho”, nossos alunos agora querem descobrir, conhecer, investigar o mundo que as rodeia, tem os sentidos aguçados- tocam tudo o que vêem, sentem, cheiram, são atentas aos ruídos, sons ritmados, movimentos, percebem e identificam as cores e as formas, desenvolvem habilidosas para colher informações, para buscar soluções simples e às vezes fantásticas para os problemas! A turma tem grande capacidade de preservar histórias na memória, os fatos do dia anterior… Querem saber os por quês de tudo! A imaginação e a fantasia, ocupam grande parte de suas brincadeiras, estão se sociabilizando, descobrindo a delícia de ter amigos!Nos jogos e brincadeiras, exercitam o comportamento de criar e imitar ações, revelando a sua criatividade.
Os objetivos propostos para o 1º bimestre foram atingidos pela turma:
- Desenvolvimento da linguagem oral e ampliação do vocabulário,
- Estimulação da capacidade de concentração,
- Realização de leituras de imagens,
- Desenvolvimento da percepção visual,
- Realização de leitura por símbolos,
- Desenvolvimento da noção de seqüência,
- Desenvolvimento da noção de tamanho com emprego de conceitos – maior/menor; em cima/embaixo, curto/longo, maior/menor, dentro/fora, pequeno/grande,
- Desenvolvimento da noção de igual e diferente,
- Observação de diferentes formas geométricas,
- Contagem oral,
- Reconhecimento de cores.
Não deixe de ver: Modelo de Relatório perfil da turma
Relatório do(a) Aluno(a): NOME NOME NOME
Hábitos e Atitudes:
O NOME nome nome adaptou-se com tranqüilidade. Demonstrou chorinho nos primeiros dias de aula, mas logo integrou-se à turma. Recebe com carinho os amigos que chegam, nota quando falta alguém e preocupa-se com a ausência! Está sempre atento na sala de aula, relaciona-se bem com os colegas e professores (temos um vínculo afetivo de carinho e segurança), ouve com atenção e responde com participação.
Curte o momento do lanchinho e higiene, está sempre alegre, distribui sorrisos e abraços sempre que solicitado! Colabora com a limpeza da sala de aula, é cuidadoso com o material escolar e os brinquedos.
É confiante nas tarefas que realiza, comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.Linguagem:Entende bem o que lhe é falado, expressa-se com clareza e articula bem as palavras. É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e jogos coletivos.
Dialoga sobre suas vivências espontaneamente, compartilha, reparte experiências. Na hora da história, está sempre disposto a ouvir e participar.
Desenvolvimento Cognitivo:
Apresenta bom raciocínio matemático, tem facilidade em compreender problemas e pensar soluções. Compõe quebra-cabeça e consegue concentrar-se na realização das atividades. Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos, é responsável e persistente.
Desenvolvimento Psicomotor:
Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar), controla tranquilamente seus movimentos, tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.Quando modela cria formas diferentes, tem bom domínio motor. Apresenta boa motricidade fina (pintar, colar, amassar). Orienta-se bem no espaço e tempo.
Parabéns NOME!!
Estou muito feliz por estarmos crescendo juntos e você tem sido um aluno nota 10!!
Nome nome nome…
Você é um menino incrível! Aprendeu mais novidades este bimestre, como os nomes das cores e formas geométricas, está de parabéns! É capaz de montar quebra-cabeças, gosta de ouvir histórias e recontá-las do seu jeitinho tão fofo! Sua capacidade de concentração desenvolveu-se, é capaz de iniciar e terminar uma tarefa proposta.
Sua coordenação motora está cada dia melhor! Você faz com massinha, cobras compridas, movimentos longos e curtos, circulares e retas. Sua criatividade é impressionante! Você gosta de montar com Lego, casas, carros e coloca dentro deles, animais e pessoas, inventando histórias só suas.
Você também já sabe contar até 10 e formar conjuntos de quantidades. Aos poucos, você está entendendo que seu nome lindo é formado por letras unidas e que são diferentes dos nomes de seus amigos.
O cuidado e carinho pela natureza, você tem demonstrado a cada conhecimento que adquire sobre os seres vivos e as diversas formas de vida que Deus nos deu de presente. Você é atencioso ao caminhar pelos nossos jardins, evitando pisar na plantas e bichinhos que percebe pelo caminho, preservando o meio ambiente.
Nome nome nome, é por isso e tudo o mais que eu amo você e estou super orgulhosa de ser sua prô!
Muitos beijos, boas férias e… estou esperando sua volta em Agosto, com mais novidades!
Veja também: Modelo de relatório final da turma
Modelo de Relatório para Educação Infantil – Final da turma.
Escola:
Professora:
Aluno(a): Turma:
Durante esse ano procuramos a melhor forma de elaborar, propor e realizar diversas atividades que pudessem atrair a concentração das crianças, para que elas fossem capazes de aprender e desenvolver-se de acordo com seu ritmo, todas as formas de linguagem corporal, oral e visual. O desenvolvimento da escrita e da leitura foi acontecendo respeitando o tempo de cada um. Ao final do ano a maioria das crianças está no nível de escrita alfabética, alguns ainda apresentam dificuldade na produção individual de escrita porque têm seus ritmos próprios, suas dificuldades específicas e também histórias de vida que interferem no andamento de sua rotina escolar e contato com o mundo letrado diferente, o que é normal visto que somos seres únicos e devemos valorizar e respeitar essas especificidades.
Em toda atividade de leitura e escrita proposta, procuramos respeitar a função social dessas práticas. Dessa forma as crianças puderam perceber que tudo que escrevemos será lido por alguém e que, dessa forma, é fundamental que usemos linguagem própria para a escrita, que prestemos atenção à pontuação e a ortografia correta das palavras. Mas, vale ressaltar, que o nível da turma no início do ano letivo/2015, apresentava uma grande dificuldade, reduzindo em 50% as chances de um aprendizado completo e com todas as habilidades específicas que requer o 2º ano, já que para a maioria o processo teria que ser iniciado da etapa mais simples.
A leitura diária feita pelo professor e a leitura compartilhada (feita de duas a três vezes durante a semana) de textos de diferentes gêneros e seus diferentes portadores foi fundamental para o enriquecimento do vocabulário dos alunos, para que tivessem a oportunidade de contato com textos bem escritos, para que pudessem perceber as diferentes formatações e elementos estruturais, além é claro, de fornecer elementos para que pudessem elaborar seus próprios textos de forma clara, coesa, respeitando a ordem cronológica dos fatos, fornecendo detalhes sobre cenários, personagens e acontecimentos usando criatividade.
Tivemos uma atenção especial para a leitura fluente e produção textual, procurando orientá-los na escrita de diferentes gêneros textuais sempre motivando os mesmos para romperem com as dificuldades que se iam apresentando. A troca de experiência ocorreu durante o desenvolvimento de todas as atividades. A socialização do conhecimento sempre foi muito incentivada e tornou-se uma prática constante e natural. Os alunos puderam comparar à escrita e a leitura com as dos amigos e isso gerou muitos avanços.
A amizade, o companheirismo, a solidariedade e o carinho foram pontos positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo. Quando um aluno notava que o outro estava com dificuldade sempre se oferecia para auxiliá-lo.
Os trabalhos em duplas e grupos sempre ocorreram de forma harmoniosa e sempre foram ferramentas importantes para a superação dos obstáculos.
No 4ª bimestre ocorreu o fechamento de alguns projetos: BOLSA DA LEITURA, MARATONA DA LEITURA E FERINHAS DO SABER com apresentações, contações de histórias e varais de leitura. Acreditamos que a permanência constante de projetos, facilitou muito a construção da leitura fluente, do entendimento do que se ler e de produções textuais mais coerentes.
O trabalho em matemática sempre foi mais fácil para os alunos, pois sua visão de mundo na matemática é mais popular, os assuntos abordados foram os exigidos nos planejamentos mensais, com uma proporção de grande relevância para a vida da criança, acreditamos que muito desses assuntos poderão ser consolidados na etapa seguinte, que fecha o ciclo de alfabetização do aluno. Com atividades lúdicas, produtivas e desafiadoras e o auxilio individual do professor os alunos conseguiram progredir no nível de entendimento. Cada criança teve oportunidade de usar o que já sabiam para aprender o que ainda precisavam e iam vencendo, pouco a pouco, seus temores, suas inseguranças e se lançavam ao novo com vontade e confiança.
Modelo de Relatório para Educação Infantil – Individual do aluno.
Modelo de Relatório – Individual do aluno 1:
Modelo de Relatório – Individual do aluno 2:
Modelo de Relatório para Educação Infantil – 2º Semestre
Modelo de Relatório para Educação Infantil = RELATÓRIO 2º SEMESTRE
(NOME ALUNO(A) _____________________________________________________________
É uma criança muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo o que é proposto.
Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica de liderança.
Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas regras, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc.
Precisa ser lembrada constantemente quanto à organização dos materiais utilizados e da arrumação de sua gaveta.
Sempre toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar as amigas que apresentam alguma dificuldade.
Em suas produções individuais demonstra muito capricho, autonomia e criatividade.
Participa das rodas de conversa e projetos com muita atenção e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado.
No parque prefere brincar na casinha e no tanque de areia.
Neste 2º semestre foi possível observar muitos avanços em relação ao seu aprendizado.
Vem manifestando constantemente desejo pela descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas.
Reconhece todas as letras do alfabeto e as escreve sem utilizar apoio.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes. Muitas vezes, consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma vogal.
Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Reconhece a escrita dos números até 50, porém ainda vem se confundindo na hora de grafá-los, ex: 13 pelo 31 e, em alguns números, costuma espelhar como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.
Participa ativamente de jogos que envolvem raciocínio lógico, faz cálculos mentais, compara e ordena quantidades e quando necessário registra os resultados utilizando a escrita convencional.
Os seus desenhos apresentam muitos detalhes, como pessoas, flores, sol, nuvens, corações e os faz utilizando cores variadas e alegres.
Desenha a figura humana representando os pés, mãos, pescoço, dedos, roupas e acessórios.
Modelo de Relatório para Educação Infantil – RELATÓRIO 2º SEMESTRE
É uma criança alegre, tranquila e persistente.
Mantém um bom relacionamento com as amigas e brinca com todas.
Em alguns momentos, na disputa de um objeto ou quando alguém faz algo que não gostou reage se isolando e não querendo falar. Passado algum tempo, às vezes, vem contar o que ocorreu e juntas tentamos encontrar uma solução.
Necessita ser lembrada, constantemente, para que guarde os materiais e brinquedos utilizados, organize sua gaveta e guarde seus pertences na mochila.
Participa de tudo o que é oferecido com entusiasmo e no trabalho diversificado seu cantinho preferido é o das artes, onde além de fazer desenhos, escreve o alfabeto e procura escrever novas palavras, perguntando sempre:
– O que escrevi?
Participou com interesse nas rodas de conversa e de projetos trazendo fatos pertinentes aos assuntos trabalhados.
Tem avançado em seus conhecimentos compartilhando com as amigas suas descobertas.
Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece todas as letras.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba.
Na hora de grafar letras e palavras gosta de fazer tudo da maneira correta e fica chateada quando lhe peço que faça do seu jeitinho para que depois eu faça as interferências necessárias.
Recita a série numérica até o número 50, necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Algumas vezes, ao grafar os números 1, 2, 5 e 7 os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para o fato os corrige imediatamente.
Neste semestre, teve maior interesse em desenhar e em colorir com maior capricho as atividades.