Confira dicas para fazer Parecer Descritivo do aluno (Relatório Descritivo) e também modelos para servir de base na hora de criar o seu.
“Por que é importante registrar? O ato de conhecer é permanente? Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador fez história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização da memória, como história desse processo.” (Freire, M. 1989,p.5).
Confira ainda:
- Modelo de relatório individual para educação infantil
- Modelo de Relatório Final de Avaliação da Turma
Relatório Descritivo – Dicas Iniciais
- Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
Relatório Descritivo – Maiores Desafios
Quais são os maiores desafios na hora de fazer o (Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo) ?
- Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
- Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
- Considerar os instrumentos de avaliação;
- Priorizar as produções;
- Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
- Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
- Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
- Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
- Apontar a participação, a interação, a colaboração;
- Refletir profundamente sobre a ação educativa;
- Despir-se de concepções sócio-afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
Relatório Descritivo – Pontos de Atenção
Confira a seguir os pontos que devemos prestar atenção:
- Registros de avaliação exigem exercício do professor:
- de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
- de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
- de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NA HORA DO RELATÓRIO DESCRITIVO?
- Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
- Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou“precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
- Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
- Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
- Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
- Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
- Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
- Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
- Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
- Que sugestões você oferece neste sentido?
- Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
- Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER DESCRITIVO
- Levar em conta os destinatários;
- Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareces;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Ser coerente;
Veja ainda: Sugestões para relatório ou parecer descritivo do aluno
COMO INICIAR UM PARECER OU RELATÓRIO DESCRITIVO
- “Percebe-se o progresso de… durante este trimestre em…”
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
- “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
- “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
- “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
- “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
- “Demonstra respeito pelos colegas e professores”;
- “Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo”;
- “Aceita sugestões da professora e dos colegas”;
- “Contribui para a integração e o crescimento do grupo”.
Vamos Refletir…
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.)
Relatório Descritivo ou Parecer Descritivo – Modelo
Veja Mais:
- Modelo de Relatório Final de Avaliação da Turma
- Modelo de relatório individual para educação infantil
- Modelo de relatório final da turma
Aspecto sócio-emocional
Aspectos psicomotor
Aspecto cognitivo (aprendizagem)
Trabalho realizado pela escola referente a dificuldade da criança
Recomendações a serem seguidas no próximo período
- Estimular sim, executar não – Os responsáveis não devem fazer o dever pela criança e sim demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo, dando algumas explicações com boa vontade e paciência.
- Estipular um horário – É importante que a criança realize sua tarefa de casa sempre no mesmo horário, para que se possa criar hábitos de estudo.
- Local apropriado – Esta é uma das regras básicas para tornar o dever satisfatório. Não dá para realizar uma tarefa enquanto se assiste à televisão ou se ouve música, muito menos durante os intervalos de qualquer outra atividade isso pode atrapalhar a concentração da criança.
- Pensamento positivo – Fique atenta para não transmitir, inconscientemente, que fazer o dever de casa é chato. Ao invés de cobrar “já fez o dever?“ ou “ainda não acabou a lição?“ tente participar: “prendeu algo novo na escola?“ ou “o que tem de bom no seu dever de hoje?“. Se demonstrar pressa ou aflição em se livrar da tarefa, a criança vai acreditar que estudar não é bom.
- Quando os pais trabalham fora – Para suprir a ausência no momento do dever certifique-se, antes de sair, de que seu filho dispõe de todo o material necessário para cumprir a lição do dia. O ideal é que os adultos reservem um tempinho para se informar sobre o dever passado, assegurando-se de que a criança não tenha dúvida.