Nesta postagem selecionamos para vocês algumas dicas e sugestões de parecer descritivo, com vários modelos prontos para servir de “NORTE” na hora de fazer o seu.
Parecer Descritivo do Aluno: Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.
Parecer Descritivo do Aluno
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE
- Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõem alunos iguais;
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
- Prestar atenção em todos os alunos e em cada aluno;
- Reunir o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio;
- Considerar os instrumentos de avaliação;
- Priorizar as produções;
- Explicitar o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
- Priorizar os aspectos cognitivos e comportamentais;
- Vincular o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
- Indicar estratégias para a superação das dificuldades;
- Apontar à participação, a interação, a colaboração;
- Refletir profundamente sobre a ação educativa;
- Despir-se de concepções sócio afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
- Registros de avaliação exigem exercício do professor:
- de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
- de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
- de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NO Parecer Descritivo do Aluno
- Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
- Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
- “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
- Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
- Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
- Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
- Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
Parecer Descritivo do Aluno: O QUE PRECISAMOS SABER?
- Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
- Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
- Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
- Que sugestões você oferece neste sentido?
- Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
- Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER DESCRITIVO DO ALUNO:
- Levar em conta os destinatários;
- Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareces;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Ser coerente;
COMO INICIAR UM PARECER DESCRITIVO DO ALUNO
- “Percebe-se o progresso de… durante este trimestre em…”
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
- “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- “Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
- “Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
- “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
- “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
- “Demonstra respeito pelos colegas e professores”;
- “Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo”;
- “Aceita sugestões da professora e dos colegas”;
- “Contribui para a integração e o crescimento do grupo”.
PARA REFLETIR.
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.).
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO – MODELOS EDITÁVEIS:
Modelo de Parecer Descritivo – 01
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I em 2013.
Modelo de Parecer Descritivo – 02
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I em 2013.
Modelo de Parecer Descritivo – 03
Com base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o desenvolvimento do aluno nos aspectos abaixo observados:
Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.
Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.
Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o…… ano do Ensino Fundamental I em 2013.
Modelo de Parecer Descritivo – 04
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas.realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.
Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de
texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ……. ano do Ensino Fundamental I em 2013.
Modelo de Parecer Descritivo – 05
Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ……. apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.
Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. …… não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado.
Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. …… é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos. Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas ……. demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.
PARECER DESCRITIVO DO ALUNO – Outros MODELOS
Sempre pensando em facilitar para vocês estaremos disponibilizando alguns modelos para servir de NORTE (sugestão), na hora de elaborar o seu.
- Modelo de Relatório Final de Avaliação da Turma
- Modelo de relatório individual para educação infantil
- Modelo de relatório individual por aluno.
- Modelo de relatório final da turma
- Sugestões de palavras e expressões para relatórios
- Idéias para preencher relatórios: Educação Infantil
- Modelos de Relatórios Individual de Aluno – Educação Infantil
- Sugestões para relatório descritivo do aluno
- Modelo de Relatório Descritivo – 3 anos
- Relatório de educação infantil deve conter progressos e problemas do aluno
- Modelos de relatórios e pareceres descritivos de alunos
Confira mais em: Outros modelos de pareceres e relatórios clicando aqui.