A acupuntura é uma arte antiga da cura chinesa e é praticada há mais de 2.000 anos! Um acupunturista é especialista em um grupo de tratamentos que se enquadram na categoria geral de acupuntura.
Muitas pessoas assumem que a acupuntura é apenas sobre agulhas, mas na realidade existem muitas técnicas de tratamento usadas. Há também uma variedade de estilos, incluindo acupuntura chinesa, japonesa e coreana, mas todos têm um objetivo comum: restaurar e manter uma boa saúde e prevenir doenças.
O que faz um acupunturista?
A acupuntura está enraizada na medicina oriental tradicional, que vê a saúde perfeita como um estado de equilíbrio.
Nos últimos anos, a acupuntura ganhou maior aceitação e uso nas culturas ocidentais e é frequentemente recomendada pelos médicos convencionais como tratamento adicional. Com um foco crescente na medicina complementar e alternativa, a acupuntura é uma carreira que provavelmente verá um crescimento significativo.
Um acupunturista realizará uma avaliação do paciente com quatro exames:
- Inspeção . Isso envolve olhar para o paciente, tipo de corpo, postura, tom de pele e brilho dos cabelos. Também pode incluir o método tradicional de diagnóstico da língua.
- Ouvindo . As informações são obtidas ouvindo a voz e a respiração do paciente. Cheirar também está incluído.
- Sentimento ou palpação . Isso usa palpação abdominal e toque no meridiano, e a arte tradicional do diagnóstico de pulso, na qual o praticante sente o pulso do paciente e observa a taxa, ritmo, qualidade e forma.
- Inquérito . Perguntas padrão são usadas para avaliar a função do corpo, digestão, dieta, sono, dor, função sensorial, eliminação, sudorese, menstruação e histórico médico.
A partir das informações coletadas na avaliação, o acupunturista pode entender a condição do paciente. A visão da anatomia e da fisiologia usada por um acupunturista é diferente da medicina ocidental e baseia-se em conceitos como o equilíbrio de Yin e Yang, a teoria do meridiano e os padrões de doença.
O acupunturista adota uma perspectiva holística ao considerar todas as partes dos sinais e sintomas do paciente antes do início do tratamento.
O tratamento com acupuntura pode usar agulhas, mas essa é apenas uma das ferramentas e técnicas utilizadas. Moxabustão, massagem, dispositivos de polaridade, abordagens de movimentação de sangue e abordagens de frequência também são usadas por um acupunturista.
Dentro de cada uma das técnicas, existem muitos métodos de aplicação diferentes. A massagem, por exemplo, pode ser usada da maneira tradicional chinesa ou no Shiatsu japonês, que é baseado em meridianos. Diferentes dispositivos são usados para estabelecer um gradiente eletromagnético ao longo dos meridianos e pontos de acupuntura para facilitar o fluxo de Qi ao longo das vias dos meridianos.
A técnica mais conhecida usada na acupuntura é, obviamente, as agulhas. Elas apresentam uma variedade de espessuras e comprimentos e geralmente são tão finas quanto uma mecha de cabelo. Eles são feitos de materiais diferentes, incluindo aço inoxidável, ouro ou prata. O tratamento da agulha envolve a colocação de agulhas em pontos selecionados em todo o corpo.
Um acupunturista também recomendará exercícios, mudanças na dieta e suplementos de ervas. A profissão está evoluindo e novas técnicas continuam sendo incorporadas. A punção a cores, por exemplo, é uma variante na qual feixes de cores são usados nos pontos de acupuntura.
Veja também:
Como é o local de trabalho de um acupunturista?
Os acupunturistas trabalham em clínicas de tratamento, consultórios ou consultórios particulares. Muitos trabalham em parceria com outros profissionais de saúde. Alguns trabalham em hospitais. O trabalho pode envolver muitas horas em pé e pode incluir o horário da noite e do final de semana para a conveniência dos clientes.
Os regulamentos de segurança e os procedimentos de limpeza de agulhas devem ser seguidos e os técnicos devem usar práticas seguras de manuseio e descarte de agulhas. É provável a exposição a riscos biológicos, como sangue.