Se você esta procurando atividades educativas únicas para trabalhar história com alunos do 3 (terceiro) ano do ensino fundamental, você esta no lugar certo. O Educação e Transformação preparou várias sugestões prontas para copiar, imprimir ou baixar.
Atividades de História 3 ano
As melhores atividades de história para o 3 ano para trabalhar dentro e fora da sala de aula. Confira:
Conhecendo outras famílias
O objetivo desta atividades divertida de história para o 3 ano do ensino fundamental é conhecer outras famílias do seu barro de uma forma histórica (tempo).
Questionário
- Qual o sobrenome da sua família?
- Quantas pessoas habitam a moradia dessa família? Quem são elas?
- Há quanto tempo sua família reside no bairro?
- Quantas famílias residem na mesma moradia ou no mesmo quintal?
- Qual origem (nacionalidade) da sua família?
- Como cada indivíduo da moradia contribui para o bom convívio da família?
- Conte alguma história interessante ou divertida que você saiba sobre a sua família.
Aplique o questionário em duas famílias e compare os resultados respondendo às questões a seguir.
a) Qual família você mais gostou de entrevistar? Por quê?
b) Qual a principal diferença entre as famílias que você entrevistou?
c) Qual família era mais numerosa?
e) Qual a família mais parecida com a sua? Por quê?
Desenhe
Casa das cavernas
O objetivo desta atividade é proporcionar uma maravilhosa experiencia lúdica sobre a origem e história das moradias humanas.
Teatro das sombras
O teatro de sombras é um recurso simples de ser realizado e sempre causa fascínio pela ilusão de ótica que produz, quando as silhuetas pretas, formadas pela sombra de papéis cortados, se misturam.
O reconhecimento dos contornos e das formas mais gerais pode ser um recurso didático interessante para que se trabalhe a percepção das transformações urbanas.
A minha rua
O objetivo desta atividades de história para o terceiro ano é desenvolver uma visão próxima da história (relato dos moradores antigos, por exemplo).
Para fazer esta atividades. vamos precisar dos seguintes materiais:
- Um questionário elaborado com a ajuda do professor. Esta atividade poderá contar com o auxílio de pessoas da família do aluno.
Passo a passo da Atividade história 3 ano:
Primeira etapa
- O professor deverá elaborar um questionário padrão que servirá de base para que cada aluno entreviste o morador mais antigo de sua vizinhança.
- O questionário deverá conter questões sobre a relação do antigo morador e a rua.
- “Em que ano o senhor se mudou para esta rua?”
- “Como era a rua quando o senhor se mudou para cá? Era muito diferente de hoje?”
- “Quais histórias curiosas que aconteceram nesta rua o senhor poderia contar?”
- Inúmeras outras perguntas poderão ser feitas. O ideal é que os alunos participem da elaboração das questões que compõem o questionário.
Segunda etapa: entrevista
- A entrevista deverá ser registrada da melhor maneira possível, pois a forma como o entrevistado fala deve ser valorizada e preservada. Pode ser usado um gravador, um bloco de notas, filmadora, fotos. Na falta desses recursos, o aluno terá a oportunidade de fazer um excelente exercício de memória.
Terceira etapa: apresentação
- Os alunos deverão apresentar os resultados de seus trabalhos uns para os outros e trocar experiências, sempre com o incentivo do professor.
- O professor poderá questionar sobre as coisas que mudaram e as que permaneceram iguais em suas ruas.
- Com base nesta comparação, o aluno deverá elaborar um desenho ou uma redação, a seu critério, com o tema : “Como minha rua será no futuro?”
Atividades bimestral de história para 3 ano
Outras atividades:
Quais são os meios de transporte que seus colegas usam para ir para a
escola?
Por que os meios de comunicação são importantes?
Assinale os meios de transporte que você já utilizou.
( ) automóvel
( ) navio
( ) ônibus
( ) trem
( ) bicicleta
( ) helicóptero
( ) avião
( ) cavalo
( ) moto
( ) metrô
Assinale os meios de comunicação que você já utilizou.
( ) carta
( ) cinema
( ) televisão
( ) teatro
( ) computador
( ) revista
( ) rádio
( ) livro
( ) telégrafo
( ) telefone
Se você fosse acampar, como você poderia se orientar à noite?
Se você fosse passear de barco, como você se orientaria no mar?
O tempo
Como você passa o tempo? Introduzir ao aluno as formas de contar o tempo (antes e hoje em dia).
Avaliação de História 3 ano
1. Leia abaixo uma lista de atividades que as pessoas realizam em comunidade.
Essas atividades são também direitos e deveres de cada pessoa.
a) Assinale DE para deveres e DI para direitos.
( ) Respeitar as leis de um país
( ) Trabalhar
( ) Zelar pelos bens públicos
( ) Estudar em escola qualificada
( ) Alimentar-se diariamente
( ) Morar com dignidade
( ) Respeitar as normas nos locais de trabalho
( ) Divertir-se nas horas de lazer
( ) Respeitar as outras pessoas, sem impor regras
b) De acordo com o que você escreveu nas alternativas, responda: Qual é a diferença entre direitos e deveres?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Relacione o tipo de comunidade com as atividades que são realizadas pelas pessoas de cada uma dessas comunidades.
Uma atividade pode ser relacionada a mais de uma comunidade.
( A ) Comunidade familiar
( B ) Comunidade escolar
( C ) Comunidade do bairro
( D ) Comunidade de amigos
( ) Ir ao mercado
( ) Pesquisar
( ) Descansar
( ) Alimentar-se
( ) Jogar
( ) Conversar
( ) Estudar
( ) Tomar banho
3. Leia o texto sobre a família de João.
Meu nome é João.
Eu sou filho de Pedro.
Pedro é casado com Maria.
Maria é irmã de Clara.
Clara é casada com José.
Antonio é pai de Pedro.
Ana é irmã de Jéssica.
Clarice é esposa de Antonio.
Jéssica é neta de Clarice.
Todos moramos na mesma casa.
Responda o que cada uma dessas pessoas é de João.
Pedro: _____________________________
Maria: _____________________________
Clara: _____________________________
José: ______________________________
Antonio: ____________________________
Clarice: ____________________________
Ana: _______________________________
Jéssica: ____________________________
4. Anote na lista abaixo três direitos e três deveres que você tem na sua comunidade familiar.
• Direitos
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
• Deveres
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
5. Desenhe nos quadros abaixo duas famílias diferentes da sua.
Atividades de História 3 ano para imprimir
Confira algumas sugestões diversas de Atividades de História 3 ano, prontas para imprimir:
Atividades para casa (tarefas) de História 3 ano
Entrevista
A cidade
Você vai conhecer um pouco mais sobre a cidade em que mora, fazendo uma pesquisa sobre ela. Procure saber:
1) A origem de sua cidade.
2) Quando foi fundada?
3) Como foi a fundação?
4) Quem foram os fundadores?
5) Quem eram os primeiros moradores?
6) Houve imigração para a cidade? Qual a origem dos imigrantes?
7) O que se fazia na cidade (as atividades que eram realizadas)?
8) Havia indústrias? De que tipo?
9) Havia comércio? De que tipo?
10) A cidade teve origem agrícola?
11) Qual a primeira escola da cidade?
- Você poderá encontrar essas informações em jornais, revistas ou na internet.
- Procure também conversar com pessoas mais velhas e faça perguntas sobre como era a cidade no tempo em que eram crianças ou jovens (não se esqueça de perguntar de que época estão falando).
- Peça a parentes e amigos fotos antigas, que mostrem coisas da cidade em outras épocas: praças, edifícios, casas, ruas, etc.
- Para terminar, use as informações que você recolheu e as fotos que conseguiu e monte um cartaz com histórias de sua cidade.
Conte o que aprendeu
1) Você aprendeu o que são palafitas, favelas e edifícios. Em um desses tipos de construção, as moradias são construídas sobre estacas, acima das águas.
Assinale a resposta correta:
( ) favelas
( ) palafitas
( ) edifícios
2) Em qual região são construídas essas moradias acima das águas?
3) Qual é o meio de transporte utilizado nos lugares onde estão essas moradias?
4) Quais os meios de transporte que você pode observar no caminho de sua casa até a escola?