Abaixo ou a baixo: quando utilizar cada um?
Esse é um dos principais erros ortográficos realizado pelos falantes da língua portuguesa. Além da mesmo pronúncia e da semelhança entre a grafia dessas duas palavras, os seus significados também não são completamente diferentes. Isso resulta em uma maior dificuldade de compreensão na hora de decidir qual é a forma correta para cada situação.
Veja também:
Saiba qual a diferença entre: Abaixo ou a baixo
Para esclarecer de vez a diferença entre essas duas expressões, vamos apresentar seus principais significados e aplicações.
Abaixo
A palavra Abaixo, escrito de forma junta, é um advérbio de lugar. Esse tipo de advérbio é utilizado para apontar uma localização, respondendo a pergunta “onde?”. Além de abaixo, esse grupo é constituído por expressões como aqui, ali, atrás, acima, perto, diante, entre outras.
Falando em localização, o advérbio abaixo indica algo que está em posição inferior ou em situação de menor importância. Entre os seus sinônimos, se destacam inferiormente, embaixo, infra e sob.
Ainda, essa palavra pode ser utilizada em situações que envolvem interjeições, como protestos e reivindicações. Nesses casos, apenas a entonação do advérbio é diferente.
Confira os exemplos da utilização do advérbio “abaixo”:
- As respostas estão na tabela abaixo.
- Na lista de estudantes, seu nome está abaixo do meu.
- Minhas notas estão abaixo da média.
- Abaixo o preconceito!
Dica: muitas vezes o advérbio abaixo surge acompanhado do verbo “seguir”. Por exemplo:
Segue abaixo a lista de convocados.
A baixo
Já a expressão “a baixo”, escrita de forma separada, é utilizada como o contrário de “de cima” ou “do alto”. Formada pela preposição “a” e o adjetivo “baixo”, ela estabelece uma relação de perspectiva. Seus principais sinônimos são as expressões “de baixo” e “para baixo”.
Confira os exemplos:
- Meu cachorro rasgou a cortina de cima a baixo.
- Admirando a arquitetura, ela olhou o prédio de alto a baixo.
- Quando entrei na sala, ele me olhou de cima a baixo.
De baixo/Debaixo
Sinônimos das expressões citadas anteriormente, essas palavras também possuem uma grafia diferente e significados semelhantes. Por isso, elas também são alvo de muita confusão na hora da escrita.
A expressão “de baixo” é um adjetivo que qualifica o substantivo da frase. Por exemplo: A conversa foi de baixo nível. Já “debaixo”, é, assim como abaixo, um advérbio de lugar. Ele indicado algo que está localizado em uma posição inferior a outro objeto. Essa expressão costuma estar acompanhada da preposição “de”, formando uma locução adverbial: debaixo de. Por exemplo: Minha bolsa estava debaixo da cama.
Uma boa dica para diferenciar as duas expressões citadas é que geralmente “debaixo” pode ser substituído na frase pela palavra “sob”. Essa substituição pode ajudar a utilizar a forma escrita correta.
Abaixo ou a baixo? É junto ou separado?
Abaixo ou a baixo? Ainda com dúvidas? Confira o vídeo a seguir:
Confira também: Qual é o plural de caráter?