Neste artigo vamos falar um pouco sobre Carga elétrica.
Soa estranho dizer isso mas, nós somos feitos de eletricidade. Assim como todas as coisas e seres criados.
O que é carga elétrica?
A carga elétrica faz parte das partículas elementares que compõem o átomo que por sua vez tem a carga de elétron positiva e negativa.
- Elétrons: está na eletrosfera que fica ao redor do núcleo do átomo e sua carga é sempre negativa.
- Prótons: eles ficam no núcleo do átomo e tem carga positiva.
- Nêutron: está no núcleo do átomo mas é neutro, não possui carga elétrica.
Coulomb é o nome da unidade de grandeza que representa a carga elétrica. É sempre identificada pela letra C, este nome foi dado em homenagem ao físico francês Charles Augustin Coulomb que nomeou a unidade.
Todos os corpos existentes são formados por cargas elétricas. Quando os corpos estão em estado neutro, eles possuem a mesma quantidad e elétrons e prótons, o que dificulta identificar qual propriedade elétrica possuem.
O corpo é considerado eletricamente positivo quanto tem mais prótons que elétrons. E eletricamente negativo quando tem mais elétrons do que prótons.
O que é carga elementar?
A carga elementar é a menor carga elétrica encontrada a natureza. O seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C referente a carga de elétrons e prótons.
Princípios da eletrostática
A eletrostática é um departamento da física que estuda os fenômenos que se manifestam quando a carga elétrica está em repouso. E tem seus princípios distintos:
- Princípio da conservação– é constante a somatória da carga elétrica de um sistema que é eletricamente isolado.
- Quantização – é quantizada, sempre um múltiplo do valor da carga elétrica elementar.
Para cálculo:
Q – carga elétrica total de um corpo
n – número de elétrons recebidos ou perdidos
e – a carga elementar (1,6 . 10-19 C)
- Princípio da atração e repulsão – repelem-se cargas que são de mesm sinal enquanto que as de sinal contrário se atraem.
Eletrização
Para que um corpo em estado neutro fique carregado eletricamente, é preciso passar por um processo de eletrização que pode ocorrer das seguintes formas:
Por atrito
Quando dois corpos de materiais diferentes estão em estado neutro e tem atrito entre si, um desses corpos ganha elétrons, carga negativa e o outro corpo perde elétrons, carga positiva. Nesta eletrização a cargas tem quantidade igual mas com sinais opostos.
Por contato
É quando dois corpos condutores eletrizados são mantidos em contato e isso faz com que a carga elétrica seja restribuida entre os dois corpos criando um equilíbrio eletrostático. E por fim, ficam com a mesma carga.
Por indução
Ocorre em três fases:
- Acontece com a aproximação de um corpo neutro de um corpo eletrizado criando uma separação de cargas.
- Corpo neutro sendo ligado à terra. Isso faz que uma parte do condutor da carga seja neutralizada.
- Desconectado o corpo da terra, este corpo fica eletrizado mas com sinal oposto ao corpo que foi usado para induzir a separação de cargas.
Vídeo aula
Exercícios resolvidos
Fórmula
A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Veja a seguir algumas formulas deste conteúdo.