Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.
Como surgiu o voleibol?
O voleibol é um esporte norte-americano, que surgiu no fim do século XIX, criado por William George Morgan, então diretor da associação Cristã de Moços de Massachussetts.
William inventou o voleibol com o intuito de que os jogadores e s pessoas em geral praticassem um esporte sem contato físico, diminuindo os riscos de lesões provocadas por choques, em especial em pessoas de porte frágil e idosos.
Ao longo do tempo, o voleibol, que no início era jogado com bolas e redes improvisados de outros esportes, como o basquete e o tênis, foi e popularizando e profissionalizando até os dias de hoje, em que é uma das modalidades dos Jogos Olímpicos e possui ligas masculinas e femininas ao redor do mundo inteiro.
O voleibol é praticado, atualmente, por pessoas de todas as faixas etárias, com quadras cobertas, abertas e em praias.
A quadra de voleibol
Uma quadra de voleibol é dividida por linhas marcadas no chão, constituída por:
- Zona de ataque, que é a área mais próxima da rede, na qual que os jogadores atacam, mandando a bola para a área adversária;
- Zona de defesa, que é a área mais afastada da rede, na qual os jogadores rebatem e defendem as bolas vindas da área adversária;
- Rede, que é a parte divisória da quadra. Sua largura é de 1 metro e dez metros de largura; a altura da rede muda de acordo com o gênero dos jogadores, sendo menor em jogos femininos (2,24 metros) do que em jogos masculinos (2,55 metros).
Como é um jogo de voleibol?
Um jogo de voleibol é realizado por dois times de seis jogadores cada, que jogam a bola por cima de uma rede, em uma quadra de dezoito metros por nove metros. Cada time fica posicionado de um lado da rede e o jogo é dividido em intervalos chamados de sets.
O objetivo do jogo é fazer a bola bater no chão da quadra dos adversários, marcando pontos até que um time tenha pontos suficientes para ganhar três sets.
Num jogo de voleibol, o ganhador deve ganhar a maioria de cinco sets, ou seja, equipe que ganhar três sets primeiro, ganha a partida.
Para se vencer um set, devem ser marcados 25 pontos. Se o jogo estiver empatado, com cada time tendo vencido 2 sets, ocorre o Tie Break, que é o último set de desempate e termina quando uma equipe tiver marcado 15 pontos; para que o Tie Break termine, é necessária uma diferença de, pelo menos, dois pontos entre os times.
Num jogo de vôlei, a bola é lançada pelos jogadores por cima da rede, podendo ser lançada para fora dos limites desenhados na quadra, desde que não atinja o chão.
A bola pode apenas ser tocada pelos jogadores, nunca agarrada ou carregada pelos jogadores.
As regras do jogo permitem que a bola encoste na rede, desde que não toque no chão. Em um bloqueio próximo à rede, o um jogador não pode tocar na bola se ela ainda estiver na área adversária ou o ataque adversário ainda não tiver realizado o ataque.
Os jogadores são posicionados em posições numeradas da seguinte forma:
– Os jogadores da linha de ataque se localizam nas posições 2, 3 e 4.
– Os jogadores da linha de defesa se localizam nas posições 1, 5 e 6.
Os jogadores podem sair de suas posições e de deslocar para qualquer posição na quadra após o saque, perdendo pontos caso não respeitem este posicionamento. Depois do saque, também ocorre o rodízio dos jogadores, no qual eles mudam de posição avançando no sentido horário.
Principais jogadas do Voleibol
- Saque: essa jogada inicia o jogo, quando um jogador se posiciona depois da linha de fundo, jogando a bola para o campo adversário com as mãos, com a maior potência possível.
- Levantamento: essa jogada antecede o ataque, e ocorre quando o jogador levanta a bola acima de sua cabeça, enviando a bola para perto da rede, onde será lançada com força para o lado adversário.
- Recepção: essa jogada é usada para defesa, e evita que a bola toque o chão vindo do lado adversário.
- Ataque: essa jogada ocorre quando um jogador salta e joga a bola com força para o lado adversário, com o objetivo de atingir o chão.
- – Bloqueio: essa é uma jogada de defesa, em que um jogador salta verticalmente com os braços levantados, tentando impedir que a bola entre em seu campo. Essa jogada pode ser feita por até três jogadores simultaneamente.
Principais regras do Voleibol
- Um jogador tem somente uma chance de sacar, em até 8 segundos depois do apito do árbitro;
- Os jogadores defensivos não podem bloquear nem atacar na zona de ataque, somente se a bola estiver sob a borda da rede;
- Quando uma equipe realizar um saque e logo depois sofrer um ponto, seus adversários devem fazer um rodízio de sua posição;
- Os jogadores não podem tocar na rede;
- Ao realizar um bloqueio, os jogadores podem encostar na bolá além da rede, mas sem impedir o ataque adversário;
Principais funções dos jogadores de voleibol
- Líbero: tem a função de receber os saques passar a bola para o levantador;
- Levantador: tem a função de levantar a bola e preparar as jogadas ofensivas;
- Ponta: tem a função de realizar os ataques, pelas pontas ou pelos saltos por trás da linha de fundo;
- Meio de rede: tem como função bloquear os ataques adversários e atacar com velocidade.
Arbitragem
Em um jogo de vôlei, a arbitragem é composta pelos seguintes árbitros:
- Primeiro árbitro: este árbitro tem o poder de decisão sobre as faltas e jogadas da partida. Este árbitro fica posicionado em uma das extremidades da rede.
- Segundo árbitro: este árbitro fica posicionado ao lado oposto do árbitro principal, e é responsável pelo controle dos tempos, faltas, invasões e por verificar as posições dos jogadores.
- Apontador: este árbitro se posiciona atrás do segundo árbitro e tem como função contar os pontos e organizar a ordem dos saques.
- Juízes: podem existir de 2 a 4 juízes em um jogo, que se localizam fora da quadra, na zona livre, e têm como função verificar se a bola saiu ou não da quadra a cada jogada.
Confira outros artigos sobre os esportes.