Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto Folclore para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
São excelentes sugestões educativas para trabalhar o Dia do Folclore Brasileiro, data que é celebrada anualmente no Brasil no dia 22 de Agosto.
Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
Em escolas de todo o pais, professores principalmente das series iniciais, utilizam essa data comemorativa para trabalhar em sala de aula. E foi pensando nisso que nós do Educação e Transformação selecionamos esses modelos prontos para o seu Projeto Folclore, confira:
Projeto Folclore para escola
A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo.
A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
Justificativa:
O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
Objetivos:
- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular a ampliar a linguagem oral;
- Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.
Estrutura/Recursos:
Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.
Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa no LIED e com familiares;
- Programa color paint, writer;
- Jogos e brincadeiras; Leitura e ordenação de textos;
- Representação de cantigas e parlendas;
- História legendada;
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas e jogos da memória.
Procedimentos:
Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais lendas conhecidas;Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma;
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Levar para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler;
- Ler algumas adivinhas para turma, que tentam descobrir as respostas;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
- Promover pesquisas na internet.
Avaliação:
Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.
Confira outras ideias para o Dia do Folclore.
Projeto Folclore para series iniciais
Justificativa:
- Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo:
- Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
Áreas:
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos:
- livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação:
- A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Atividade Culminante:
- Exposição para os pais, do Projeto Folclore e, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Veja também:
Projeto Folclore para 2 ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Resgatar a importância do Folclore;
- Mapear as expressões culturais da escola ou cidade;
- Conhecer o que é folclore e sua origem;
- Repassar valores culturais;
- Desenvolver a criatividade;
- Desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Desenvolver a habilidade de pesquisar;
- Esclarecer fatos do Folclore de sue Município ou estado.
Desenvolvimento:
- Leitura de textos, informativos, literários, receitas e cantigas;
- Pesquisar orientadas, entrevistas;
- Campeonato de adivinhas;
- Oficina de arte, de sucatas;
- Oficinas de brincadeiras: Chicotinho queimado, Boca de Fomo, Quatro canto.
- Músicas, danças, e brincadeiras folclóricas.
- Tipos de comidas tipicas e receitas;
- Festival com comidas tipicas regionais;
- Confecção de cartazes (LENDAS) e maquetes
- Filme educativa sobre o folclore
- Apresentação dos personagens do folclore (Saci, Bumba meu boi, Iara
Culminância:
- Realização de uma exposição de todos os trabalhos realizados sobre o tema;
- Promover uma feira de alimentos folclóricos. Cada grupo irá participar oferecendo vários tipos de alimentos (PIPOCA, DOCES TÍPICOS, PAMONHA, e outros alimentos do folclore regional e ou nacional.
Projeto Folclore – Resgatando as culturas
Justificativa
A escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações.com este Projeto Folclore tem como objetivo resgatar nossa cultura, nossos valores e garantir as tradições às futuras gerações.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos atividades sócio-cultural e ambientais, incentivando a criatividade, socialização da criança sobre o folclore. Sendo assim o Projeto Folclore possibilitará trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas típicas danças preservando o folclore e a nossa cultura.
Objetivos Específicos
- Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
- Compreender e ter noção de folclore;
- Resgatar o folclore regional;
- Descobrir as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
- Despertar a capacidade de diferenciar as diversasfestasfolclóricas;
- Conceituar no aluno o interesse pelo folclore regional;
- Demonstrar várias crendices e costumes música e brincadeiras;
- Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança por meio de pessoas, musica e danças.
- Reconhecer o numeral um e dois;
- Conhecer a cultura das popular brasileira;
- Trabalhar brincadeiras e musicas do folclore;
- Desenvolver a expressão oral, corporal, a coordenação motora, percepção auditiva e visual por meio de poesias musicas e danças;
- Desenvolver e estimular a coordenação visomotora
- Estimular o ritmo.
Conteúdos procedimentais
- Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.
- Textos (poesias).
- Músicas.
- Adivinhas.
- Atividades matemáticas.
- Pesquisas.
- Caça-palavras.
- Jogos e brincadeiras.
- Liga-pontos.
- Recorte e colagem;
- Fantoches;
- As cinco regiões;
- Coordenação motora;
- Hora da história;
- Brincadeiras diversas;
- Artes;
Conceitos atitudinais
- Interesse e respeito pela sua cultura.
- Preservação pela tradição de seus costumes.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Iniciaremos o Projeto Folclore pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
- Trabalhar com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos.
- Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
- Matemática trabalhar com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
- Artes modelar o cachimbo do “saci-pererê” e o “Bumba-meu boi”.
- Linguagem Oral trabalhar com parlendas. Pseudo-leitura.
Metodologia
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
- Conversa formal sobre o tema;
- Cumprimentar as crianças com musicas, brincadeiras e novidades e oração;
- Contar história dramatizando; falando as suas característica;
- Lenda do Saci Perece,
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira,
- Através de objetos os alunos identificar quantidades de números
- Trabalhar as característica das cinco regiões;
- Realizar ensaio para as apresentações sobre o folclore;
- Os alunos farão leitura de trava-lingua e adivinhações;
- Promover brincadeiras e músicas de rodas;
- Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
- Exibir filme que fala do folclore;
- Manuseio de revista e jornais;
- Estudo do folclore em cada região do Brasil;
- Resgatar vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular regional;
- Causos contados por pais de alunos;
- Lendas que faziam parte da infância dos pais;
- Confeccionar máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
- Confecções de cartazes;
- Brincadeiras dirigidas
- Expressão corporal e oral;
- Exposição de gravuras sobre os personagens folclóricos.
Culminância
- Será realizado no salão da Creche com a participação dos pais apresentando os pratos típicos das cinco regiões e que foram servidas aos presentes, e apresentações feitas pelas crianças.
Avaliação
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
Materiais de Apoio
- Livros de histórias infantis;
- Livros didáticos;
- Alfabeto móvel;
- Revistas e jornais;
- Televisãoe vídeo;
- Tinta guache;
- Lápis de cor;
- Cartolinas;
- Cola;
- Camurças;
- Máquinas fotográficas;
- Filme; Sítio do Pica-pau Amarelo.
- Microfone caixa de som;
- Aparelhode som;
- Gravuras;
Recursos Humanos
Contamos com a colaboração de toda equipe da creche e a participação dos pais para fazerem os pratos típicos participarem da culminância.