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Projeto Folclore

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto Folclore para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

São excelentes sugestões educativas para trabalhar o Dia do Folclore Brasileiro, data que é celebrada anualmente no Brasil no dia 22 de Agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

Em escolas de todo o pais, professores principalmente das series iniciais, utilizam essa data comemorativa para trabalhar em sala de aula. E foi pensando nisso que nós do Educação e Transformação selecionamos esses modelos prontos para o seu Projeto Folclore, confira:

Projeto Folclore para escola

Projeto Folclore para escola

Projeto Folclore para escola

A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo.

A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.

Justificativa:

O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

Objetivos:

  • Valorizar as manifestações culturais;
  • Estimular a ampliar a linguagem oral;
  • Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
  • Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.

Estrutura/Recursos:

Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas.

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.

Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

Para tanto, utilizaremos:

  • Pesquisa no LIED e com familiares;
  • Programa color paint, writer;
  • Jogos e brincadeiras; Leitura e ordenação de textos;
  • Representação de cantigas e parlendas;
  • História legendada;
  • Quebra-cabeças sobre personagens das lendas e jogos da memória.

Procedimentos:

Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);

  • Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
  • Pesquisar com pais lendas conhecidas;Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
  • Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
  • Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações problema em matemática);
  • Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;
  • Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma;
  • Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
  • Levar para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler;
  • Ler algumas adivinhas para turma, que tentam descobrir as respostas;
  • Organizar um campeonato de adivinhas na sala;
  • Representação de cantigas de roda e parlendas
  • Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
  • Promover pesquisas na internet.

Avaliação:

Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.

Confira outras ideias para o Dia do Folclore.

Projeto Folclore para series iniciais

Projeto Folclore para series iniciais

Projeto Folclore para series iniciais

Justificativa:

  • Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

Objetivo:

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

Conteúdos

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

Áreas:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.

b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

d) Movimento: dança, brincadeiras.

e) Música: cantigas.

f) Arte: dramatização de lendas.

g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

  • livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação:

  • A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Atividade Culminante:

  • Exposição para os pais, do Projeto Folclore e, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Veja também:

Projeto Folclore para 2 ano do Ensino Fundamental

Projeto Folclore para 2 ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

  • Resgatar a importância do Folclore;
  • Mapear as expressões culturais da escola ou cidade;
  • Conhecer o que é folclore e sua origem;
  • Repassar valores culturais;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas;
  • Desenvolver a atenção e o raciocínio;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisar;
  • Esclarecer fatos do Folclore de sue Município ou estado.

Desenvolvimento:

  • Leitura de textos, informativos, literários, receitas e cantigas;
  • Pesquisar orientadas, entrevistas;
  • Campeonato de adivinhas;
  • Oficina de arte, de sucatas;
  • Oficinas de brincadeiras: Chicotinho queimado, Boca de Fomo, Quatro canto.
  • Músicas, danças, e brincadeiras folclóricas.
  • Tipos de comidas tipicas e receitas;
  • Festival com comidas tipicas regionais;
  • Confecção de cartazes (LENDAS) e maquetes
  • Filme educativa sobre o folclore
  • Apresentação dos personagens do folclore (Saci, Bumba meu boi, Iara

Culminância:

  • Realização de uma exposição de todos os trabalhos realizados sobre o tema;
  • Promover uma feira de alimentos folclóricos. Cada grupo irá participar oferecendo vários tipos de alimentos (PIPOCA, DOCES TÍPICOS, PAMONHA, e outros alimentos do folclore regional e ou nacional.

Projeto Folclore – Resgatando as culturas

Projeto Folclore - Resgatando as culturas

Projeto Folclore – Resgatando as culturas

Justificativa

A escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações.com este Projeto Folclore tem como objetivo resgatar nossa cultura, nossos valores e garantir as tradições às futuras gerações.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos atividades sócio-cultural e ambientais, incentivando a criatividade, socialização da criança sobre o folclore. Sendo assim o Projeto Folclore possibilitará trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas típicas danças preservando o folclore e a nossa cultura.

Objetivos Específicos

  • Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
  • Compreender e ter noção de folclore;
  • Resgatar o folclore regional;
  • Descobrir as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
  • Despertar a capacidade de diferenciar as diversasfestasfolclóricas;
  • Conceituar no aluno o interesse pelo folclore regional;
  • Demonstrar várias crendices e costumes música e brincadeiras;
  • Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança por meio de pessoas, musica e danças.
  • Reconhecer o numeral um e dois;
  • Conhecer a cultura das popular brasileira;
  • Trabalhar brincadeiras e musicas do folclore;
  • Desenvolver a expressão oral, corporal, a coordenação motora, percepção auditiva e visual por meio de poesias musicas e danças;
  • Desenvolver e estimular a coordenação visomotora
  • Estimular o ritmo.

Conteúdos procedimentais

  • Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.
  • Textos (poesias).
  • Músicas.
  • Adivinhas.
  • Atividades matemáticas.
  • Pesquisas.
  • Caça-palavras.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Liga-pontos.
  • Recorte e colagem;
  • Fantoches;
  • As cinco regiões;
  • Coordenação motora;
  • Hora da história;
  • Brincadeiras diversas;
  • Artes;

Conceitos atitudinais

  • Interesse e respeito pela sua cultura.
  • Preservação pela tradição de seus costumes.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

Iniciaremos o Projeto Folclore pesquisando algumas lendas:

  • Lenda do Saci
  • Lenda da mula sem cabeça
  • Lenda do Boto
  • Lenda do Boitatá
  • Lenda do Curupira
  • Roda da conversa (crianças em círculo)
  • Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
  • Trabalhar com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos.
  • Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
  • Matemática trabalhar com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
  • Artes modelar o cachimbo do “saci-pererê” e o “Bumba-meu boi”.
  • Linguagem Oral  trabalhar com parlendas. Pseudo-leitura.

Metodologia 

  • Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
  • Conversa formal sobre o tema;
  • Cumprimentar as crianças com musicas, brincadeiras e novidades e oração;
  • Contar história dramatizando; falando as suas característica;
  • Lenda do Saci Perece,
  • Lenda da mula sem cabeça
  • Lenda do Boto
  • Lenda do Boitatá
  • Lenda do Curupira,
  • Através de objetos os alunos identificar quantidades de números
  • Trabalhar as característica das cinco regiões;
  • Realizar ensaio para as apresentações sobre o folclore;
  • Os alunos farão leitura de trava-lingua e adivinhações;
  • Promover brincadeiras e músicas de rodas;
  • Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
  • Exibir filme que fala do folclore;
  • Manuseio de revista e jornais;
  • Estudo do folclore em cada região do Brasil;
  • Resgatar vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular regional;
  • Causos contados por pais de alunos;
  • Lendas que faziam parte da infância dos pais;
  • Confeccionar máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
  • Confecções de cartazes;
  • Brincadeiras dirigidas
  • Expressão corporal e oral;
  • Exposição de gravuras sobre os personagens folclóricos.

Culminância

  • Será realizado no salão da Creche com a participação dos pais apresentando os pratos típicos das cinco regiões e que foram servidas aos presentes, e apresentações feitas pelas crianças.

Avaliação

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

Materiais de Apoio

  • Livros de histórias infantis;
  • Livros didáticos;
  • Alfabeto móvel;
  • Revistas e jornais;
  • Televisãoe vídeo;
  • Tinta guache;
  • Lápis de cor;
  • Cartolinas;
  • Cola;
  • Camurças;
  • Máquinas fotográficas;
  • Filme; Sítio do Pica-pau Amarelo.
  • Microfone caixa de som;
  • Aparelhode som;
  • Gravuras;

Recursos Humanos

Contamos com a colaboração de toda equipe da creche e a participação dos pais para fazerem os pratos típicos  participarem da culminância.