O dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril e para trabalhar esta data em sala de aula selecionamos algumas sugestões e dicas para o seu Plano de Aula Dia do Índio.
Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.
O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940. O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
Durante esta data, as escolas e outras instituições de ensino incentivam e propõe diversas atividades e brincadeiras lúdicas para trabalhar este tema. E foi pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Plano de Aula Dia do Índio, confira:
Sequência de Atividades:
- Atividades Dia do Índio para Ensino Fundamental
- Atividades do Dia do Índio
- Atividades Dia do Índio para Educação Infantil
- Atividades Dia do Índio
Plano de Aula Dia do Índio – Conhecendo os índios

OBJETIVO GERAL:
- CONHECER ELEMENTOS DA CULTURA INDÍGENA, O LOCAL ONDE VIVEM E AS BRINCADEIRAS INFANTIS.
DESENVOLVIMENTO:
1º DIA:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- IDENTIFICAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE O UNIVERSO INDÍGENA;
- CARACTERIZAR O ESPAÇO OCUPADO PELOS ÍNDIOS, SEUS HÁBITOS E COSTUMES.
RODA DE CONVERSA:
- Quem é o índio?
- Onde ele vive?
- Como se veste?
- Qual é o seu trabalho?
- Por que ele se pinta?
- O que come?
- Eles estudam?
- Como tratam as doenças? etc.
OBS: não interferir nas respostas das crianças, apenas administrar eventuais conflitos. Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma cartolina e fixar em local visível.
ATIVIDADE:
- Levar imagens que possam representar as respostas a essas questões e pedir para que montem painéis que representem cada uma delas.
Comparar as impressões anotadas com as representações fotográficas.
RECURSOS:
- figuras sobre a cultura indígena;
- cartolina e lápis de cor.
AVALIAÇÃO:
- Desenho/texto – o que aprendemos nessa aula?; registro realizado pelo professor da fala das crianças.
Mais sugestões em:
Plano de Aula Dia do Índio para Educação Infantil para imprimir
Plano de Aula Dia do Índio para imprimir
Confira outras dicas em: Atividades Dia do Índio para imprimir
Plano de Aula Dia do Índio – Planejamento Semanal

OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer sobre a vida dos povo indígena;
- Valorizar e respeitar os hábitos e costumes indígenas;
- Desenvolver a criatividade;
- Desenvolver a expressão corporal e motora fina;
- Conhecer as cores primárias;
- Ampliar a linguagem;
METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)
- As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação professor-aluno.
- Antes de iniciar cada atividade será explicado para os alunos os objetivos, os procedimentos, o conceito de cada conteúdo estudado levantando as hipóteses dos mesmos em relação ao tema abordado durante a semana.
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração “pai Nosso”, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: atividade programada no sulfite ( colagem envolvendo a gravura do índio).
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira indígena do pátio externo;
5º momento: espera dos pais ouvindo contos indígenas.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração “Pai Nosso”; cantigas e contos infantis.
2º momento: pintura com as mãozinhas dos alunos na gravura do índio.
3º momento: lanche
4º momento: filme “Tainá 2
5º momento espera dos pais cantando musiquinhas indígenas.
3º Dia ( quarta-feira)
1º momento: círculo da conversa, oração “Pai Nosso”; cantigas e contos infantis.
2º momento atividade de pintura sobre a alimentação indígena;
3º momento: lanche
4º momento: parque
5º momento: DVD Mara Maravilha com musiquinhas do Índio.
6º momento: espera dos pais assistindo DVD acima.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: hora-atividade
2º momento: hora-atividade
3º momento: lanche
4º momento: Pintura do cocar com os alunos
5º momento: brincadeira indígena na sala
6º momento: espera dos pais com quebra-cabeça indígena.
5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: círculo da conversa
2º momento: atividade de pintura com colagem da vestimenta indígena.
3º momento: lanche
4º momento: exposição das atividades indígenas no painel juntamente com os alunos
5º momento: espera dos pais demonstrando as atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto índio para as demais turmas.
OBS: Cada aluno receberá o seu cocar antes da saída.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- EVA, CDs, aparelho de som, televisão, DVD Tainá; giz de cera, lápis de cor, papel manilha, sulfte, tinta guache, etc
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita através de registro por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
Outras sugestões em:
- Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio
- 12 Ideias para o Dia do Índio
- Moldes de Cocar de Índio
Plano de Aula Dia do Índio para Educação Infantil
Objetivos:
- Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
- Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
- Desenvolver o ritmo e atenção.
- Despertar nas crianças, que os índios também sabem amar.
- Estimular a imaginação e a criatividade.
Desenvolvimento e descrição do Projeto:
- Contar histórias sobre os índios. Use fotos (se preferir, imprima as imagens)
- Montar com as crianças o “Cantinho do índio”. Coloque cocar, utensílios ou instrumentos com características indígenas:
- Artes: confeccionar colar de macarrão com as crianças.
- Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças onde elas já viram um índio. Mostrar gravura de índio em revistas , no Data show pedir e que observem como os índios se vestem, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Devemos demonstrar carinho para com os índios!
- Cinema Especial, vamos assistir o filme Tainá?
- Fazer lanche especial em um “Dia Especial” com exposição de trabalhos realizados com as crianças na escola, com comidas típicas dos índios. Cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural, caldo de milho e outros.
- Use Rolinho de papel para fazer um índio
- Vamos brincar de índio? Então mãos à obra, fazer o instrumento musical.
- Desenhar uma carinha indígena usando o carimbo de suas mãos:
- Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.
- Poesia: Índio.
- Música: Os indiozinhos.
Plano de Aula Dia do Índio – 2º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o local onde o índio mora, alguns costumes e os animais que o cercam; conhecer e experimentar elementos da cultura indígena.
RODA DE CONVERSA:
- Como é a casa do índio?
- Como se chama a criança indígena?
- O que os índios comem?
- Quais os bichos que existem perto da casa deles? Eles são perigosos?
ATIVIDADE:
- culinária/lanche coletivo – mostrar uma mandioca para as crianças e perguntar se eles sabem o que é e se já comeram.
- explicar que se trata de um alimento típico dos índios e contar a lenda da mandioca.
- preparar um delicioso e saudável prato feito com mandioca.
RECURSOS:
- raiz de mandioca cozida;
- figuras: da casa do índio, dos animais da floresta, crianças indígenas.
- receita do bolinho de mandioca.
AVALIAÇÃO:
- desenho/texto – o que aprendemos nessa aula?
- registro realizado pelo professor das falas das crianças.
Plano de Aula Dia do Índio – 3º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Recordar o local onde o índio mora e os animais que o cercam.
RODA DE CONVERSA:
- vocês lembram como é a casa do índio?
- como se chama o índio criança?
- quais os bichos que moram perto da casa dele?
- o que os índios comem?
ATIVIDADES:
- artes – construir a casa do índio – mostrar figuras que mostrem a oca;
- comparar com figuras de casas de “homem branco” – quais as diferenças? de que material é feito a oca?
- mostrar figuras de casas em favelas, fazer com que percebam que apesar de alguns materiais serem semelhantes, existe diferença cultural e econômica;
- colagem – apresentar diversos materiais e perguntar como poderiam ser usados para construir uma oca através de colagem em papel kraft (A3);
- perguntar quais outros materiais seriam interessantes para se utilizar nessa construção e que podem ser encontrados na escola (folhas secas, galhos, pedras, etc.);
- determinar um tempo para a seleção desses materiais;
- escultura – apresentar a argila e perguntar como poderia ser usada para construir a oca;
- utilizar também os materiais encontrados pelas crianças para valorizar o trabalho;
- sugerir que ao terminarem a oca, façam uma aldeia.
RECURSOS:
- figuras das ocas dos índios;
- argila;
- palitos de picolé;
- material encontrado pelas crianças na escola;
AVALIAÇÃO:
- desenho/texto – o que aprendemos nessa aula?
- fazer registro por fotos ou vídeo do processo.
Plano de Aula Dia do Índio – 4º DIA
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Conhecer a pintura corporal indígena.
RODA DE CONVERSA:
- mostrar figuras de índios onde possam observar a pintura corporal;
- o que vocês podem perceber?
- como são as pinturas?
- quais partes do corpo são pintadas?
- vocês conseguem fazer uma pintura igual a da foto?
ATIVIDADES:
- pintura em papel – em papel A3 pedir para que as crianças reproduzam o traçado feito pelos índios, com guache;
- pintura corporal – utilizando tintas apropriadas para pele, pedir para que reproduzam no colega a pintura dos índios, previamente escolhida;
RECURSOS:
- papel A3;
- tinta guache;
- tinta para pintura corporal;
- figuras de pintura corporal indígena.
AVALIAÇÃO:
- registro feito pelas crianças durante a roda de conversa;
- desenho/texto – o que aprendemos nessa aula?
Plano de Aula Dia do Índio – 5º DIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- conhecer e construir brinquedos indígenas;
- conhecer as brincadeiras indígenas.
RODA DE CONVERSA:
- vocês sabem o que é uma peteca? é um brinquedo tradicional indígena usado pelas crianças há mais de 500 anos. O significado em tupi é bater e se divertir;
ATIVIDADES:
- Construção do brinquedo – tradicional: material: 4 pedrinhas pequenas, 1 palha de espiga de milho seca, folhas grandes das árvores (que acharem caídas no chão). Modo de fazer: junte as folhas das árvores e faça uma trouxinha; dentro coloque as pedrinhas, antes de fechar coloque uma das palhas da espiga de milho virada para cima, desfie a palha como se fossem penas, amarre com outra palha como se fosse barbante. Pronto é só se divertir.
RECURSOS:
- palha de espiga de milho seca;
- pedrinhas;
- folhas de árvores.
AVALIAÇÃO:
- desenho/texto – o que aprendemos nessa aula?
Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil tem duração aproximada de 1 semana:
Objetivos:
- Conhecer as histórias dos índios brasileiros;
- Saber identificar os costumes indígenas;
- Saber citar quais as influências dos índios em nossa cultura;
- Relatar como os índios vivem ultimamente no Brasil;
- Citar o que é e qual o objetivo da FUNAI.
Desenvolvimento do Projeto:
- Leitura informativa sobre os índios;
- Leitura de texto sobre o tema indígena;
- Caça Palavras;
- Cruzadinhas;
- Confecção de Máscaras do dia do índio;
- Confecção de adornos;
- Jogos da Forca e Salada de letras com temas indígenas;
- Confecção de Murais e Painéis;
- Músicas sobre o tema;
- Pesquisa e debate sobre os índios no Brasil.
Culminância:
- Exposição de trabalhos feitos pelos alunos.
Plano de Aula Dia do Índio para maternal

Com este Plano de Aula Dia do Índio para maternal vamos trabalhar com as seguintes áreas de conhecimento: Linguagem Oral/Sonora/Musical, Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade e abordar os seguintes conteúdos: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.
OBJETIVO GERAL:
- Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
- Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
- Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
- As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
- Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
- Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena.
RECURSOS:
- Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
- Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
- No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.
Plano de Aula Dia do Índio para Educação Infantil

O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
- Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil. Perceber Que Aquele povo precisa se evangelizado.
Etapas previstas:
- Construção de um livro de Receitas com culinária indígena .
- Músicas sobres os índios.
- Registros Através de textos e Desenhos.
- Confecção um de mural .
- Pesquisas.
- Conversas Sobre o tema.
- Confecção de cocar e chocalho.
- Pintura no Rosto.
- Desenhos para colorir.
Sugestões de planejamento:
- Linguagem: Padrões silábicos D, C, M, T. ..
- Matemática: Números, quantiodade, Maior e menor, alto e baixo, Curto e Comprido.
- Natureza e Sociedade: A Vida dos índios (Caça, Pesca, Onde moram, comidas, chás).
Jogos e brincadeiras para trabalhar o Projeto Dia do Índio
Curumim vai pra Oca!
Material:
- Arcos (bambolês)
Como jogar:
- Distribuir Os Arcos aleatoriamente Pelo Chão. Iniciar com a mesma quantidade de Crianças Participantes.
- Como devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!”
- Devem entrar no arco.
Dica: Esta brincadeira Foi baseada na brincadeira COELHINHO SAI DA TOCA
Culminância:
- Apresentação da Música: O indiozinho (João Colares) com alunos caracterizados
- Exposição de fotos e do livro de culinária indígena.
Avaliação:
- A Avaliação Será processual Mediante o Desenvolvimento do Projeto, Observando a Participação, entusiasmo, Colaboração nas atividades Propostas constatar Eficácia do Trabalho.