Selecionamos nesta postagem algumas ideias e dicas para o seu Planejamento anual 5 ano.
O planejamento escolar é uma tarefa do educador que compreende tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação diante dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Através do planejamento é que o professor programa as ações de suas aulas, sendo este também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, 2013).
Veja mais:
O Planejamento no ambiente escolar deve ser considerado como atividade que supõe o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições que determinam sua efetivação. Nesse sentido, o planejamento do ensino constitui-se basicamente a partir da ação do professor em definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo, no qual cabe ao professor diagnosticar o objetivo a ser alcançado, as estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.
Assim, o plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou um conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico, pois retrata o detalhamento do plano de ensino, subdividindo suas ações em aulas diárias. A preparação dessas aulas é uma tarefa indispensável e resultará num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.
E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Planejamento anual 5 ano, confira:
Planejamento anual 5 ano de Português para imprimir
Veja mais em: Planos de ensino anual todas as disciplinas da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Planejamento anual 5 ano em PDF
Maravilho planejamento anual 5 ano elaborado pela CEVIVA, confira o link a seguir e faça o download em PDF.
Planejamento anual 5 ano de Ciências Naturais
Objetivo Geral
- Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
- Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
- Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
- Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
- Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
- Universo e Sistema Solar;
- Planeta Terra;
- Solo, ar e água;
- Meio ambiente e preservação ambiental;
- Poluição;
- Corpo humano e seus sistemas.
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Planejamento anual 5 ano de Artes
OBJETIVO
- Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
- Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
- Música
- Dança
- Teatro
- Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
- Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
- Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
METODOLOGIAS
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
- Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
- Recortes de jornais e revistas;
- Debates;
- Brincadeiras;
- Cartazes;
- Gráficos e tabelas;
- CDs áudio;
- Aparelho de som;
- Vídeo;
- Músicas;
- Letras de músicas;
- Mapas;
- Jogos variados;
- Leituras diversificadas;
- Lápis de cor;
- Materiais de texturas diferentes para colagens;
- Rótulo de produtos;
- Gibis;
- Desenhos;
- Cartolina;
- Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
- Textos literários: poesias, histórias, contos.
Avaliação:
A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção
Mais em: Plano de Aula – Modelos de Planos de aula
Planejamento anual 5 ano em PDF
Excelente modelo de planejamento anual 5 ano, elaborado pelo colégio Imaculada Conceição:
Planejamento anual 5 ano de Língua Portuguesa
OBJETIVOS
- Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
- Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
- Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
- Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
- Apreciar textos literários;
- Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
- Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
- Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
- Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
- Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
- Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral
- Leitura de imagens,
- Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
- Roda de conversa,
- Declamar poesias,
- Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
- Relatar experiências vividas,
- Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
- Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
- Falar trava-línguas,
- Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
- Leitura compartilhada diária,
- Roda de leitores,
- Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
- Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
- Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
- Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
- Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
- Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
- Identificar e descrever personagens,
- Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
- Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
- Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto
- Empregar letra maiúscula corretamente,
- Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
- Utilização correta da pontuação,
- Grafia correta das palavras,
- Segmentação correta de frases e textos,
- Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
- Produzir texto e revisá-lo.
1º BIMESTRE
- Produção de texto: conto
- Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
- Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia:palavras com som de x
- Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
- Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
- Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
- Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
- Gramática
- Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
- Numeral
Recomendamos também outras sugestões: Lista: 146 Planos de Aula prontos
Planejamento anual 5 ano de Inglês
Este planejamento anual 5 ano de inglês, foi elaborado pela “EMEF JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA” – Área do Conhecimento: Língua Inglesa, com os seguintes objetivos:
- Desenvolver e aprimorar o gosto pela língua.
- Conscientizar sobre a importância do inglês nos dias atuais.
- Introduzir, desenvolver e implementar vocabulários e expressões em inglês.
- Incentivar o trabalho em dupla, e em grupos.
- Motivar o uso de palavras “mágicas”: ´please´, ´thank you´, ´sorry´.
- Leva-los a respeitar as diferenças pessoais.
- Valorizar a família.Respeito às diversidades culturais.
- Desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e leitura (em inglês).
Planejamento anual 5 ano de História
Objetivos gerais
- Reconhecer relações sociais
- Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
- Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
Conteúdo
- A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
- A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
- Descobrimento;
- Colonização;
- Mineração;
- Trabalho escravo;
- Café;
- Independência
- República;
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação
Planejamento anual 5 ano de Matemática
Objetivos:
- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
- Desenvolver nos alunos a capacidade de:
- Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
- Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
- Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
- Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
- Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
- Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
- Origem dos números;
- Numeração egípcia;
- Numeração romana;
- Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
- Números pares e ímpares;
- Ordem crescente e decrescente;
- Antecessor e sucessor;
- Valor posicional;
- Ideia de número e numeral;
- Leitura e escrita de numerais;
- Composição e decomposição de números;
- Números ordinais;
- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Prova real;
- Expressões numéricas;
- Sentenças matemáticas;
- Situações problema envolvendo as 4 operações;
- Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
- Múltiplos e divisores;
- Sistema monetário brasileiro – Real e centavos de real;
- Formas de uso do dinheiro;
- Números irracionais;
- Frações – noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Porcentagem;
- Sistema de medidas:
- Medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
- Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Planejamento anual 5 ano de Geografia
Objetivos
- Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
- Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
- Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
- Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
- Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
- Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdo
- O espaço urbano e o espaço rural;
- Os transportes e as comunicações;
- A dinâmica da natureza;
- A população e as regiões do Brasil.
- Mapas
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Outras sugestões em: LISTA: 138 SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
Planejamento anual 5 ano de Português
Objetivos
- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade de:
- Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
- Apreciar textos literários;
- Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
- Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
- Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
- Revisar textos em parceria com os colegas;
- Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
- Texto instrucional
- Texto jornalístico
- Texto científico
- Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
- História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada…), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
- Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
- Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
- Leitura silenciosa, oral, em grupos.
- Ficha de leitura: oral e escrita.
- Interpretação oral, escrita e com desenhos.
- Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
- Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.
- Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
- Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
amei seu planejamento com certeza irá mim ajudar bastante na elaboração dos meus, muito bom mesmo. Obrigada!
Muito bom todo esse conteúdo, me fez ter ótimas ideias para planejar as minhas aulas.
obrigada.