Selecionamos nesta postagem algumas ideias e dicas para o seu Planejamento anual 5 ano.
O planejamento escolar é uma tarefa do educador que compreende tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação diante dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Através do planejamento é que o professor programa as ações de suas aulas, sendo este também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação (LIBÂNEO, 2013).
Veja mais:
O Planejamento no ambiente escolar deve ser considerado como atividade que supõe o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições que determinam sua efetivação. Nesse sentido, o planejamento do ensino constitui-se basicamente a partir da ação do professor em definir os objetivos a serem alcançados, desde seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo, no qual cabe ao professor diagnosticar o objetivo a ser alcançado, as estratégias de ensino e de avaliação e, agir de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.
Assim, o plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou um conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico, pois retrata o detalhamento do plano de ensino, subdividindo suas ações em aulas diárias. A preparação dessas aulas é uma tarefa indispensável e resultará num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.
E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Planejamento anual 5 ano, confira:
Planejamento anual 5 ano de Português para imprimir
Veja mais em: Planos de ensino anual todas as disciplinas da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Planejamento anual 5 ano em PDF
Maravilho planejamento anual 5 ano elaborado pela CEVIVA, confira o link a seguir e faça o download em PDF.
Planejamento anual 5 ano de Ciências Naturais
Objetivo Geral
- Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
- Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
- Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
- Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
- Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
- Universo e Sistema Solar;
- Planeta Terra;
- Solo, ar e água;
- Meio ambiente e preservação ambiental;
- Poluição;
- Corpo humano e seus sistemas.
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Planejamento anual 5 ano de Artes
OBJETIVO
- Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL
- Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
- Música
- Dança
- Teatro
- Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
- Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
- Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.
METODOLOGIAS
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
- Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
- Recortes de jornais e revistas;
- Debates;
- Brincadeiras;
- Cartazes;
- Gráficos e tabelas;
- CDs áudio;
- Aparelho de som;
- Vídeo;
- Músicas;
- Letras de músicas;
- Mapas;
- Jogos variados;
- Leituras diversificadas;
- Lápis de cor;
- Materiais de texturas diferentes para colagens;
- Rótulo de produtos;
- Gibis;
- Desenhos;
- Cartolina;
- Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
- Textos literários: poesias, histórias, contos.
Avaliação:
A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção
Mais em: Plano de Aula – Modelos de Planos de aula
Planejamento anual 5 ano em PDF
Excelente modelo de planejamento anual 5 ano, elaborado pelo colégio Imaculada Conceição:
Planejamento anual 5 ano de Língua Portuguesa
OBJETIVOS
- Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
- Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
- Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
- Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
- Apreciar textos literários;
- Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
- Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
- Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
- Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
- Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
- Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral
- Leitura de imagens,
- Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
- Roda de conversa,
- Declamar poesias,
- Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
- Relatar experiências vividas,
- Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
- Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
- Falar trava-línguas,
- Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
- Leitura compartilhada diária,
- Roda de leitores,
- Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
- Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
- Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
- Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
- Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
- Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
- Identificar e descrever personagens,
- Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
- Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
- Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto
- Empregar letra maiúscula corretamente,
- Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
- Utilização correta da pontuação,
- Grafia correta das palavras,
- Segmentação correta de frases e textos,
- Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
- Produzir texto e revisá-lo.
1º BIMESTRE
- Produção de texto: conto
- Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica
2º BIMESTRE
- Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia:palavras com som de x
- Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações
3º BIMESTRE
- Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
- Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva
4º BIMESTRE
- Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
- Gramática
- Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
- Numeral
Recomendamos também outras sugestões: Lista: 146 Planos de Aula prontos
Planejamento anual 5 ano de Inglês
Este planejamento anual 5 ano de inglês, foi elaborado pela “EMEF JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA” – Área do Conhecimento: Língua Inglesa, com os seguintes objetivos:
- Desenvolver e aprimorar o gosto pela língua.
- Conscientizar sobre a importância do inglês nos dias atuais.
- Introduzir, desenvolver e implementar vocabulários e expressões em inglês.
- Incentivar o trabalho em dupla, e em grupos.
- Motivar o uso de palavras “mágicas”: ´please´, ´thank you´, ´sorry´.
- Leva-los a respeitar as diferenças pessoais.
- Valorizar a família.Respeito às diversidades culturais.
- Desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e leitura (em inglês).
Planejamento anual 5 ano de História
Objetivos gerais
- Reconhecer relações sociais
- Reconhecer a existência de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
- Reconhecer a importância da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
Conteúdo
- A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
- A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
- Descobrimento;
- Colonização;
- Mineração;
- Trabalho escravo;
- Café;
- Independência
- República;
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação
Planejamento anual 5 ano de Matemática
Objetivos:
- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
- Desenvolver nos alunos a capacidade de:
- Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
- Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
- Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
- Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
- Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
- Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
- Origem dos números;
- Numeração egípcia;
- Numeração romana;
- Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
- Números pares e ímpares;
- Ordem crescente e decrescente;
- Antecessor e sucessor;
- Valor posicional;
- Ideia de número e numeral;
- Leitura e escrita de numerais;
- Composição e decomposição de números;
- Números ordinais;
- Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Prova real;
- Expressões numéricas;
- Sentenças matemáticas;
- Situações problema envolvendo as 4 operações;
- Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
- Múltiplos e divisores;
- Sistema monetário brasileiro – Real e centavos de real;
- Formas de uso do dinheiro;
- Números irracionais;
- Frações – noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Porcentagem;
- Sistema de medidas:
- Medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
- Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Planejamento anual 5 ano de Geografia
Objetivos
- Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção das diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
- Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
- Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na construção da vida em sociedade;
- Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
- Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
- Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdo
- O espaço urbano e o espaço rural;
- Os transportes e as comunicações;
- A dinâmica da natureza;
- A população e as regiões do Brasil.
- Mapas
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
Outras sugestões em: LISTA: 138 SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
Planejamento anual 5 ano de Português
Objetivos
- Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade de:
- Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
- Apreciar textos literários;
- Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
- Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
- Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
- Revisar textos em parceria com os colegas;
- Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
- Texto instrucional
- Texto jornalístico
- Texto científico
- Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
- História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada…), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
- Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
- Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
- Leitura silenciosa, oral, em grupos.
- Ficha de leitura: oral e escrita.
- Interpretação oral, escrita e com desenhos.
- Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
- Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso da cedilha.
- Ortografias a serem trabalhadas: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
- Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Avaliação
- Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 5º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
- Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto iniciais, quanto processual e final.
- Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.