O Educação e Transformação preparou um conjunto de tarefas / atividades de geografia destinadas a alunos do 4 ano do ensino fundamental.
As atividades de geografia 4 ano, podem ser utilizar pelos professores em sala de aula ou por quem deseja recorçar o aprendizado.
Atividades De Geografia 4 Ano – Para imprimir
Se você é pai ou professor e está buscando por atividades atrativas de geografia para turmas do 4 ano está no lugar certo.
Confira a seguir uma lista com algumas sugestões prontas para imprimir.
Observe as palavras do quadro e encaixe-se nos retângulos abaixo:
Regiões Brasileiras – O Brasil está organizando por regiões. Crie uma legenda para cada região e pinte o mapa.
Veja também:
Atividades De Geografia 4 Ano
Confira todas as atividades a seguir:
Relógio do Sol
Material duro e maleável para a construção de uma forma como essa, de 30 x 20 cm:
- Uma base dura e clara, de 30 x 30 cm;
- Cola;
- Tesoura;
- Caneta.
Procedimentos
- Coloque a base, numa superfície horizontal, ao sol. A parte mais baixa do triângulo deve indicar a direção Norte; o Sul será indicado pela ponta alta.
- Para encontrar a direção Norte/ Sul, use a bússola;
- Verifique em um relógio comum se seu relógio de sol marca 12h00 no meio da base.
- Posteriormente, descobrirá que seu relógio solar não marcará o “horário oficial”, mas esse é um próximo trabalho a ser realizado mais tarde.
- Depois escrevam quais foram os materiais selecionados para sua bússola, destacando se pertencem ao setor primário ou secundário.
Informações para o professor
- Esse é um exercício complexo, apesar de parecer bem simples, principalmente porque as pessoas pensam que o relógio de sol marca as horas convencionais.
- Você deve lembrar ao seu aluno que o relógio de sol dele marcará uma “hora local”, de acordo com a posição do Sol naquele local (ele já estudou um pouco sobre o Sol e as estrelas).
- O exercício foi formatado para atingir outros dois objetivos: a “descrição” dos materiais necessários foi feita apenas relatando as características necessárias para a escolha deles, não os materiais em si. Assim podemos estimular a observação, indispensável em temas científicos; o outro ponto é fixar o conteúdo sobre a origem das matérias-primas e a apropriação/transformação destas pelo homem. Dessa forma, ajude os alunos com a seleção dos materiais, mas não dê a lista para eles, façam com que observem o que se pode utilizar na confecção do experimento.
- Lembre-os de que essa foi uma primeira experiência e que deve ser valorizada, mesmo que os resultados não sejam os esperados. No pensamento científico existe o erro, e há várias formas de superá-lo.
__
Bússola
Material a ser utilizado
- Agulha metálica (pode ser de costura ou de tricô);
- Base para essa agulha (a base deve ser de material leve, fina, dependendo da escolha da agulha, normalmente maior do que a agulha. O importante é que a base não seja metálica);
- Um recipiente, não metálico, com água (pode ser de qualquer tamanho, sempre de acordo com a escolha da agulha e da base, ou seja, nunca menor que os dois);
Procedimentos
- Magnetize a agulha (para isso você precisa de um pedaço de lã ou flanela: basta passar algumas vezes a agulha no tecido, como se estivesse limpando a agulha, só que mais rápido e com mais força);
- Cole ou prenda a agulha na base;
- Coloque a base com a agulha na água e observe para onde a agulha vai apontar e ficar;
- Veja se todos os experimentos da sala apontaram para o mesmo local (norte).
- Depois escrevam quais foram os materiais selecionados para sua bússola, destacando se eram materiais pertencentes ao Setor primário ou Secundário. Terciário, é prestação de serviços, portanto não aparece como material.
Informações para o professor:
Esse é sempre um exercício muito interessante para ser desenvolvido nesta faixa etária, pois o conceito de magnetismo e pólos é muito difícil de ser explicado e demonstrado. O magnetismo realmente exerce uma força muito grande na curiosidade das crianças.
O exercício foi formatado para pensar em outros dois objetivos: a “descrição” dos materiais necessários foi feita apenas relatando as características necessárias para a escolha deles, e não os materiais em si. Assim podemos estimulara observação, indispensável em temas científicos; o outro ponto é fixar o conteúdo sobre a origem das matérias-primas e a apropriação/transformação destas pelo homem.
Dessa forma, oriente os alunos com a seleção dos materiais, mas não dê a lista para eles, faça com que observem o que se pode utilizar na confecção do experimento.