Preparamos uma lista com diversas sugestões de Atividades de Geografia 2 ano do Ensino Fundamental.
Assuntos que podem ser trabalhados no segundo ano do ensino fundamental:
Planeta onde vivemos:
- A Terra (Dia e noite)
- As estações do ano
- Os pontos cardeais
- Paisagem natural e paisagem cultural
- Paisagens observadas de diferentes pontos de vista
- Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica
Paisagens:
- Litoral
- Campo
- Cidade (bairro /localização.)
- O trabalho na cidade
- O trabalho na fábrica
- Comprando e vendendo
- Os serviços da cidade
- Relações entre campo e cidade
Transportes e comunicações:
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
- O trânsito
- Cuidados com o meio ambiente:
- Cuidando do lugar onde você vive
- É preciso cuidar dos rios
- Reciclando o lixo
Atividades De Geografia 2 Ano
Pensando sempre em maneiras de facilitar para vocês, nós do Educação e Transformação, selecionamos algumas atividades para trabalhar geografia com seus alunos, confira:
Atividade De Geografia 2 Ano para casa
1) Pergunte aos seus pais, seus avós ou outras pessoas mais velhas, quais eram as brincadeiras que elas mais gostavam quando eram crianças.
Peça-lhes que contem para você como eram essas brincadeiras. Escreva os nomes das brincadeiras.
2) Faça um desenho ilustrando a brincadeira que você achou mais interessante.
___
Identidade
___
Avaliação
O objetivo desta avaliação de Geografia é verificar se o aluno despertou seu olhar para realidades sociais, diferentes de sua própria experiência de vida.
Procedimentos
Primeira etapa: O professor deverá formar duplas entre os alunos da sala.
Segunda etapa: O professor deverá explicar que cada um fará um desenho sobre a vida do colega, mas, antes, deverá entrevistá-lo, com as seguintes questões: (O professor poderá ditar a questão e pedir para que eles a repitam e respondam um para o outro)
- O que você gosta de fazer?
- Quais são as coisas mais interessantes que você já fez?
- O que você gostaria de fazer e ainda não fez?
Terceira etapa: A cada um será dada uma folha em branco e material de desenho. Peça para que desenhem a vida do seu colega, a partir do que ele respondeu na entrevista. Durante essa etapa, os alunos poderão se consultar livremente caso sentirem necessidade de saber detalhes da vida do outro que contribuam para tornar o desenho melhor.
Quarta etapa: Após a execução dos desenhos, cada aluno será convidado pelo professor a repetir as suas respostas da entrevista para toda a classe. Em seguida, o seu colega deverá exibir o seu desenho. Todos irão avaliar se o desenho corresponde ao que o aluno disse sobre sua vida.
Veja também: Atividades de Geografia.
Como aplicar notas a esta avaliação
- As capacidades motoras não são o foco da avaliação. É importante que o professor não avalie principalmente as capacidades técnicas, mas sim o que o aluno quis significar com sua própria forma de expressão.
O que deve ser avaliado é a capacidade de elaborar significados próprios a partir das noções trabalhadas ao longo do bimestre. Nesse sentido, o aluno deve ser avaliado pela sua capacidade de compreensão da atividade proposta como um todo e pelo seu nível de envolvimento (receptividade da atividade proposta, concentração etc.). - O aluno deve ser avaliado não apenas pela sua capacidade de relembrar, mas de estabelecer uma relação criativa entre seu universo interior e as noções sociais básicas desenvolvidas nas aulas de História.
- Dessa forma, as notas não devem medir apenas o conhecimento produzido nem se as relações que o aluno estabelece estão de acordo com algum modo de pensar padronizado. A nota pode se basear no grau de capacidade do aluno em transpor a realidade social do outro, por meio do nível de detalhamento e clareza das atividades representadas (brincadeiras, trabalhos, símbolos que aludam a formas de ocupar o tempo), e não pela qualidade técnica de representar um objeto físico.
__
Atividades De Geografia 2 Ano: Desenvolvendo a percepção
O objetivo desta atividade é desenvolver a percepção dos alunos para os diferentes tipos de representação espacial, como plantas baixas, e representação de atividades humanas diversas.
O teatro é um recurso especial para realizar esta finalidade, pois o ator-aluno deve ser capaz de se orientar num espaço convencionado, imaginando atividades correspondentes para os mais diversos tipos de ambientes. O teatro exige um engajamento corporal que permite ao aluno-ator vivenciar na tridimensionalidade uma representação bidimensional, como um mapa ou uma planta baixa.
Para imprimir:
__
Ambiente: trabalhando com argila
Com o objetivo de desenvolver a capacidade de idealização do objeto ou ambiente e a sua concretização através das formas dadas à argila, esta atividades é um excelente recurso para trabalhar com seus alunos.
Material a ser utilizado
- Argila
- Palitos de sorvete
- Jornal
- Material para desenho
Procedimentos
- Num lugar amplo, preferencialmente forrado com plástico ou jornal, o professor irá distribuir pedaços de argila para cada aluno.
- Cada estudante deverá recriar um objeto de sua escola que esteja visível. O trabalho de observação e modelagem permitirá ao professor avaliar o grau de apreensão dos alunos quanto aos conceitos estudados ao longo do bimestre, como visão frontal, traseira e lateral, proporção etc.
- Durante a elaboração dos objetos, o professor poderá orientar os alunos a perceber os detalhes, rodear os objetos-modelo, avaliar sob várias perspectivas visuais e táteis.
- Após a criação dos objetos, cada aluno deverá escolher uma posição para o seu objeto e desenhá-lo numa folha de papel.
- Após a execução dos desenhos, cada um deverá apresentar a sua escultura e sua pintura para toda a turma.
Orientações ao professor
O que diferencia esta atividade de modelar argila e desenhar de outra comum é que durante a execução o professor sempre conduzirá o olhar dos alunos para os aspectos técnicos de representação espacial. É esperado que o aluno tenha sido capaz de ampliar sua capacidade expressiva quanto às proporções.
___
Onde eu estou? Visão de Telescópio
O objetivo desta atividade é sensibilizar o aluno para os mais diversos níveis de percepção espacial: corporal, individual, familiar, escolar, mundial e universal.
Esta atividade também propicia a observação e a interação de uma rede de relações mais extensa, do aluno junto ao espaço geográfico no qual ele está inserido.
___
Meios de Comunicação
Com o objetivo de reconhecer as comunicações como sistema de transmissão rápida, identificar os meios de comunicação usados no passado e nos dias de hoje e também Compreender a importância da conservação dos meios de comunicação públicos, esta atividades educativa de geografia é maravilhosa, confira:
Material a ser utilizado
- Textos, fotos, aparelhos, listas telefônicas para pesquisa dos meios de comunicação.
- Fotos de meios de comunicação antigos.
- Recortes de jornais e revistas sobre os temas atuais referentes aos meios de comunicação.
- Cartolinas, canetas, cola para os cartazes.
Procedimentos
Realize debates e pesquisas em grupos:
- Como eram os meios de comunicação usados antigamente?
- Quais são os meios de comunicação atuais?
- Para que eles são utilizados?
- Qual é o recurso utilizado para pesquisas de informações pela rede mundial de computadores?
- Divida a classe em grupos e faça um levantamento da história dos meios de comunicação. Observe as fotos e os documentos das pesquisas. Confeccione uma “Linha de Tempo das Comunicações”, mostrando sua evolução com base na conclusão da pesquisa, com textos, fotos e datas, para mural ou exposição.
- Incentive o debate e o levantamento dos problemas causados pela falta de aparelhos para a comunicação. Elabore com os alunos sugestões para uma campanha de conscientização para conservar os meios de comunicação coletivos. Oriente a criação de faixas para a campanha de conscientização. Cole as figuras em cartazes.
Atividades De Geografia 2 Ano – Para imprimir
Diversas atividades educativas prontas para imprimir e aplicar:
Marque SIM ou NÃO colorindo os quadrinhos:
O trabalho na indústria;
Os serviços públicos:
Entrevistando você: Você é atendo aos acontecimentos de sua rua? Então, responda as peguntas:
A cidade e seus bairros
Relacione corretamente:
Veja também: Atividades de Geografia 1 ano.