A Força de atrito: Para fazer o cálculo de uma força ou aceleração de um corpo, devem ser consideradas que as superfícies por onde elas estão deslocadas não fazem nenhuma força contra o movimento.
Pois quando aplicada uma força, havia um deslocamento sem parada.
Por mais lisa que seja uma superfície, ela não está livre de atrito. Quando uma força é aplicada sobre um corpo em uma superfície, este corpo acaba parando.
Recomendamos também: Calorimetria.
A força de atrito:
- É sempre oposto ao movimento
- Depende da natureza e deformidades da superfície (coeficiente do atrito)
- A força de atrito é proporcional a força normal dos corpos
- Transforma a energia cinética em outro tipo de energia liberada ao meio.
Atrito dinâmico e estático
Ao empurrarmos um carro, observamos que até o momento do carro entrar em movimento, é preciso aplicar uma força maior que a força quando o carro já está se movimentando.
Atrito estático
É uma força que atua quando não acontece o deslizamento de corpos. Esta força é igual a força mínima necessária para a movimentação do corpo.
Quando um corpo está em repouso, a força de atrito deve ser maior que a força aplicada. No cálculo é usado um coeficiente de atrito estático.
Atrito dinâmico
É aplicada quando existe deslizamento dos corpos. Isso quando a força de atrito é ultrapassada pela força exercida no corpo, que entrará em movimento e neste momento, é considerada força de atrito dinâmico.
A força de atrito dinâmico sempre será menor que a força aplicada. Para cálculo é usado o coeficiente de atrito cinético.
Veja também:
____