Ícone do site Educação e Transformação

Significado de Semântica

Semântica

Semântica


A semântica vem da palavra grega “semantiká” e seu significado vem do ramo da linguística que estuda o sentido dos vocábulos, ou o significado das palavras na língua.

Essa palavra grega significa sinal e a semântica pode ser divida, segundo suas ramificações “sincrônica” e “diacrônica”, em:

Semântica Descritiva: denominada de semântica sincrônica, essa classificação indica o estudo do significado das palavras em tempos atuais.

Semântica Histórica: denominada de semântica diacrônica, é responsável por estudar o significado das palavras em determinado espaço de tempo.

Quando um indivíduo precisa saber exatamente o significado de uma palavra para incorporar em uma frase ou discurso, ele recorre à semântica, ou seja, o significado dos termos.

Veja também: Cinismo.

O estudo dos significados tem alguns pilares básicos:

Vamos analisar no próximo tópico, como cada uma pode ser utilizada para auxiliar no vocábulo do dia a dia.

Sinonímia

Os sinônimos são usados para identificar palavras que possuem significados semelhantes. Eis alguns exemplos de sinônimos:

Existem dois tipos de sinônimos: os que regem palavras de significados iguais, chamados de sinônimos perfeitos e os que regem palavras com significados semelhantes, chamados de sinônimos imperfeitos.

Exemplo sinônimo perfeito:

Exemplos de sinônimo imperfeito:

Antonímia

A antonímia é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados diferentes, ou seja, antônimos. Geralmente, são palavras opostas, que significam o contrário uma das outras. Eis alguns exemplos de antônimos:

Homonímia

Homonímia é o estudo de palavras que tem o significado diferente, mas são pronunciadas da mesma maneira. As palavras consideradas “homônimos perfeitos” possuem a mesma grafia e a mesma sonoridade na pronúncia. Eis alguns exemplos de palavras homônimas:

Paronímia

As palavras parônimas se assemelham na pronúncia e na escrita, porém recebem significados diferentes. Eis alguns exemplos de palavras parônimas:

Polissemia

A polissemia é empregada representando os significados múltiplos de uma palavra.

Conforme os tempos vão passando, uma palavra pode assumir um novo significado, mas conectado de alguma maneira com o significado original. Eis alguns exemplos:

Conotação e Denotação

A conotação é uma linguagem muito usada no meio virtual e emprega o sentido figurado e subjetivo da palavra. Muitos poetas utilizam essa forma de linguagem com o intuito de produzir sensações no leitor.

A denotação designa o sentido real, literal e objetivo da palavra. Ela é a propriedade que se limita a seu próprio conceito, e traz apenas o significado original da palavra. Ela explora uma linguagem mais informativa, em detrimento de uma linguagem mais poética (conotativa).

Exemplos de linguagem conotativa e denotativa:

O verdadeiro conceito da semântica

A língua portuguesa é o nosso idioma oficial. Por pertencermos a um grupo social, nosso vocabulário é regido por regras, diretrizes e são cheios de significados.

As palavras comumente usadas no dia a dia são estabelecidas segundo essas regras de comunicação e o preceito que envolve o nosso vocábulo é o a base da semântica. Por exemplo, quando dizemos a palavra pedra, o que vem a cabeça?

Não apenas a pedra em si, mas coisas sólidas, rochedos, paredões, fragmentos e muito mais. Esses elementos simbolizam o que utilizamos para nos comunicar, e se relacionam ao significante e ao significado de cada expressão.

No dicionário, a palavra pedra está associada a esses significados que nos vem à mente quando ouvimos a palavra:

= sf. 1. Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas. 2. Fragmento dela. 3. Rocha, rochedo. 4, Lápide sepulcral. […]. Tais pressupostos nos remetem ao significado.

O estudo da semântica, portanto, é a ciência dos significados das palavras. Compreender bem tais significados é fundamental para que possamos escolher a forma adequada e conveniente de expressar nossas ideias e nossos conceitos.

_________

O que é Semântica?

Bônus:

Sair da versão mobile