Selecionamos nesta postagem o Projeto Quem sou Eu, para trabalhar com alunos da educação infantil.
Tendo em vista a importância das interações sociais e as condições da vida da criança para o processo do desenvolvimento intelectual e social apontados por Vigotski, a escola tem um papel fundamental na construção da identidade de cada aluno por favorecer novas interações, ampliando o conhecimento, o reconhecimento de si e dos outros.
Sugestões de Atividades para o Projeto quem sou eu:
Projeto Quem sou Eu – Para Educação Infantil
Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.
Objetivos específicos:
- Conhecer a história de seu nome;
- Identificar seus membros familiares;
- Expressar-se por meio de desenhos;
- Identificar os diferentes tipos de famílias;
- Desenvolver novas formas de interação social;
- Desenvolver a criatividade;
- Estimular o respeito à diversidade.
Desenvolvimento:
Atividades 1
Momento 1: Conversa informal para apresentação da temática. Perguntas orientadoras:
- Quem é você?
- Como você se vê?
- Qual a diferença entre você e seus colegas de turma : na altura? na cor?no gênero?
Momento 2: Pedir aos alunos que façam seu autorretrato, em papel Kraft e em tamanho natural.
- Orientar que se deitem e, com a ajuda dos colegas, façam o contorno de seu corpo juntamente com seu nome. Concluída esta etapa, incentivar a observação e comparação entre os contornos criados. O orientador deve enfatizar as diferenças que surgirem como forma de auto identificação.
Momento 3: Socializar os desenhos e possibilitar diálogos das semelhanças e diferenças encontradas.
Atividade 2:
Momento 1: Pesquisa em casa.
- Enviar um questionário, solicitando aos pais que auxiliem os filhos nas respostas, podendo ser de forma verbal ou incentivando a escrita.
- Solicitar que se viabilize uma foto 3X4 para ser colada no questionário.
- Sugestão de questionário: Projeto Quem sou eu – Questionário 01
Momento 2: Socialização e exposição do formulário em sala de aula.
Atividade 3:
Propor aos alunos a construção de sua árvore genealógica: o professor deve explicar o conceito da árvore genealógica para a turma.
Confeccionar troncos de árvores, para que possam ser levados para casa e o trabalho ser realizado junto à família. Reforçar aos pais a orientação de que a atividade deve ser realizada
pelo aluno, sob supervisão de um responsável.
Orientações aos pais para a atividade em casa:
Solicitar à família que mostre fotos de familiares e incentive o aluno a desenhar, colorir as folhas, tronco e orientar as colagens das imagens. Caso não haja fotos de parentes próximos, que faça a descrição física do parente para que a criança desenhe e o identifique em seu trabalho.
[alert-announce]Sugestão de questionário: Projeto Quem sou eu – Árvore Genealógica[/alert-announce]
Etapa 2: Conhecendo meus colegas:
Atividade 1:
Criação de mural em sala de aula pelos próprios alunos, com orientação do educador, para observação e apreciação das árvores genealógicas produzidas. Levantamento de questões a partir dos diferentes modelos e formas das árvores genealógicas, características: raciais, quantitativas e visuais.
Atividade 2:
Momento 1: Sessão cineminha com o vídeo da história: “Menina bonita do laço de fita.”
Momento 2: Roda de conversa sobre o tema abordado no filme.
Direcionamento do orientador:
- Gostou da história?
- O que não gostou?
- O que você acha da atitude do coelho branco?
- E da menina, em enganar o coelho com suas invenções em relação à sua cor de pele?
- Levantar questões raciais para a formação de conceitos, respeito e admiração pelo diferente;
- Explicar para a turma o que é pré-conceito e suas implicações que trazem ao sujeito que é vítima dele;
- Demonstrar que somos diferentes na aparência e igualmente seres humanos dignos de respeito;
- Valorizar a diferencia racial através de exemplos.
Momento 3: Em clima de descontração, oportunizar aos alunos a confecção de pinturas feitas em cartolinas para representar a diversidade compreendida durante o projeto. Propor que seja feito um autorretrato e um retrato de alguém que ele conhece. É de responsabilidade dos alunos a preparação do local para a atividade com tinta e, também, a sua organização ao fim da atividade. Peça para nomearem os cartazes.
Atividade 3:
Momento 1: Leitura do livro “Peppa.”
Livro: Peppa
Autor: Silvana Rando
Editora: Brinque Book
Número de páginas: 28
Ano de Lançamento: 2009
Ler a história para a turma, incentivar os alunos a manusear, folhear, observar o livro e suas ilustrações. Reforçar o tema abordado na leitura junto a turma, trabalhar a fantasia, a realidade,
as emoções que a história transmite e fundamentar os valores da história.
Momento 2: Levantar questões sobre a temática:
- Qual a parte do corpo de que você mais gosta?
- Qual a diferença que você pensa que existe entre você e a personagem do livro?
- O que você achou, quando a Peppa pulou na piscina?
- O que entendeu e o que aprendeu com a história da Peppa?
Momento 3: Solicitar que os alunos pensem em um final diferente para a história e o recontem para turma. Requisitar que os alunos desenhem e coloram o fim da história que imaginaram, e escrevam seu nome completo na folha.
Finalização do projeto:
- Criação de um mural com as atividades de autorretrato, árvore genealógica, cartaz produzido com pintura e o desenho relacionado à leitura de Peppa;
- Exposição dos trabalhos confeccionados pela turma junto à comunidade escolar.
Metodologia:
Durante o desenvolvimento deste projeto, é importante que o educador torne o aprendizado prazeroso, enriquecedor e que o torne atrativo, para que o aluno participe e se interesse pelo
tema.
Sugere-se o trabalho com:
- Conversas e debates sobre o tema;
- Escrita, desenho, traçado, pintura;
- Recortes e colagens;
- Leitura;
- Pesquisas;
- Vídeos;
- Trabalho em grupo;
- Atividades individuais;
- Confecção de mural.
Recursos:
- Fotos;
- Livro Infantil;
- Papel ofício A10;
- Papel Kraft;
- Cartolina branca;
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Cola;
- Tintas de diversas cores;
- Datashow.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da observação diária dos alunos: envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: árvore genealógica, autorretrato, desenhos produzidos durante o projeto e pintura.
Referências:
BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília :1996.
MACHADO. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7º edição. São Paulo. Ártica, 2005. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&hd=1
RANDO, Silvana. Peppa. São Paulo: Brinque-Book, 2010. VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995 135p.
Site consultado:
http://www.morguefile.com – Acesso em 17/06/14.
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3693.pdf
Veja também:
- Projeto Adaptação Escolar para Educação Infantil
- Plano de Aula para Adaptação Infantil
- Plano de Aula para Semana de Adaptação
Projeto Quem sou Eu – Para Educação Infantil em PDF
Sempre pensando em facilitar para vocês resolvemos disponibilizar o projeto quem sou eu, mostrado acima para download em PDF: (Este material não foi elaborado por nós, recebemos por E-mail de uma leitora do site).
Projeto Quem sou Eu para Educação Infantil
O objetivo deste projeto é trabalhar a identidade da criança, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome, e ainda mais importante é fazer a interação do CMEI com a família e a criança.
Cada atividade proposta tem uma intenção, que é de levar a criança ao conhecimento de si e do outro, todas tramam o mesmo objetivo. Neste sentido
Percebe-se a grande importância para o desenvolvimento da criança, bem como todos os envolvidos neste processo sócio – cultural que a criança está inserida.
Objetivos:
- Possibilitar a construção da identidade da criança;
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Familiarizar-se com imagem do próprio corpo;
- Saber a história de sua vida;
- Identificar os membros de sua família;
- Interação com a família
Linguagens Utilizadas-
- Mundo físico, social e natural;
- Oralidade, leitura e escrita;
Recursos utilizados: Pesquisa, papel bobina, canetão jumbo, fotos da família, foto da criança, musica “O sapo não lava o pé”, livro como é bonito o pé do Igor (Sonia Rosa) Música “Palminhas”
DESENVOLVIMENTO
1º Momento
Enviar uma pesquisa para os pais juntamente com um bilhete na agenda, pedindo que o complete com os dados de seu filho. Inclusive a história do seu nome, e também envie uma foto com a família para realizar uma atividade e sala de aula.
2º Momento
Conforme as pesquisa forem chegando, numa roda de conversa, a professora deverá fazer a fruição das mesmas, para as crianças conhecerem sua história e dos seus coleguinhas. A partir daí propor a construção do livro quem sou eu.
3º Momento
Chamar as crianças uma de cada vez diante do espelho, para enxergar suas características. Fazer perguntas como: Onde é sua cabeça? Que cor é seus cabelos? Quantos olhos você tem? Quantas orelhas? Cadê sua boca? Você é menino? Ou menina? Explicar para as crianças as diferenças de cada um. Em seguida pegar papel bobina, deitar cada criança de uma vez e fazer o contorno do corpo, enviar para casa para ser completada com a família com as partes que faltam (cabelos,olhos,boca nariz, orelha, colocar roupas ou pintar conforme a imaginação ).
4º Momento
Continua a construção do livro “Quem sou eu”. Pintar o bolo e colocar a idade com palitos de picolé, ainda neste mesmo dia poderá se fazer a página da altura, com barbante medir as crianças, fazer um gráfico deixar exposto após colocar no livrinho.
5º momento
- “Carimbo das mãozinhas” – Cantar com as crianças a musiquinhas:
- Mãozinhas, mãozinhas, nós vamos bater.
- Depois as mãozinhas pra traz esconder,
- Pra cima, pra baixo
- Pra frente e pra traz,
- Bem forte bem fraco pra lá e pra cá.
- Conversar com as crianças a utilidade das nossas mãos, e com tinta guache fazer o carimbo no papel sulfite para ser mais uma página do livro.
6º Momento
- Contar a história “Como é bonito o pé do Igor” de Sonia Rosa,
- Cantar com as crianças a musiquinha “O sapo não lava o pé”
- O sapo não lava o pé, não lava porque não quer,
- Ele mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer.
- Mas que chulé!
- Em seguida pedir para que todos tirem seus sapatos, olhem como é bonito seus pés, ir chamando de um por e com tinta guache fazer o carimbo do pé.
7º Momento
- Distribuir revistas para as crianças e pedir para que elas encontrem olhos e cabelos parecidos com os seus, recortar e dar para eles colarem na página do livro “Meus olhos’’ e a outra “Meus cabelos”. Colar o nome da criança na página “Meu nome é”, dar pra criança pintar o nome dela.
8º Momento
- Tirar fotos individual de cada criança, colocar na página “Este sou eu.”
9º momento
Reunir as crianças numa roda, mostrar as fotos da família que cada um trouxe, dialogando com eles a importância da família,os elementos que compõem a família, chamar um por um para identificar sua família na foto. Em seguida colocar uma cartolina na parede e pedir para as crianças ir colando a foto que trouxe fazer o cantinho da família. Deixar exposto por uma semana mais ou menos depois colar as fotos na pagina do livro “Minha família”.
Avaliação:
Avaliar o desempenho do aluno em realizar as atividades propostas.