Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Quem sou Eu

Projeto Quem sou Eu na escola para Educação Infantil

Projeto Quem sou Eu na escola para Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem o Projeto Quem sou Eu, para trabalhar com alunos da educação infantil.

Tendo em vista a importância das interações sociais e as condições da vida da criança para o processo do desenvolvimento intelectual e social apontados por Vigotski, a escola tem um papel fundamental na construção da identidade de cada aluno por favorecer novas interações, ampliando o conhecimento, o reconhecimento de si e dos outros.

Sugestões de Atividades para o Projeto quem sou eu:


Projeto Quem sou Eu – Para Educação Infantil

Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.

Objetivos específicos:

Desenvolvimento:

Atividades 1

Momento 1: Conversa informal para apresentação da temática. Perguntas orientadoras:

Momento 2: Pedir aos alunos que façam seu autorretrato, em papel Kraft e em tamanho natural.

Momento 3: Socializar os desenhos e possibilitar diálogos das semelhanças e diferenças encontradas.

Atividade 2:

Momento 1: Pesquisa em casa.

Momento 2: Socialização e exposição do formulário em sala de aula.

Atividade 3:

Propor aos alunos a construção de sua árvore genealógica: o professor deve explicar o conceito da árvore genealógica para a turma.

Confeccionar troncos de árvores, para que possam ser levados para casa e o trabalho ser realizado junto à família. Reforçar aos pais a orientação de que a atividade deve ser realizada
pelo aluno, sob supervisão de um responsável.

Orientações aos pais para a atividade em casa:

Solicitar à família que mostre fotos de familiares e incentive o aluno a desenhar, colorir as folhas, tronco e orientar as colagens das imagens. Caso não haja fotos de parentes próximos, que faça a descrição física do parente para que a criança desenhe e o identifique em seu trabalho.

[alert-announce]Sugestão de questionário: Projeto Quem sou eu – Árvore Genealógica[/alert-announce]


Etapa 2: Conhecendo meus colegas:

Atividade 1:

Criação de mural em sala de aula pelos próprios alunos, com orientação do educador, para observação e apreciação das árvores genealógicas produzidas. Levantamento de questões a partir dos diferentes modelos e formas das árvores genealógicas, características: raciais, quantitativas e visuais.

Atividade 2:

Momento 1: Sessão cineminha com o vídeo da história: “Menina bonita do laço de fita.”

Momento 2: Roda de conversa sobre o tema abordado no filme.

Direcionamento do orientador:

Momento 3: Em clima de descontração, oportunizar aos alunos a confecção de pinturas feitas em cartolinas para representar a diversidade compreendida durante o projeto. Propor que seja feito um autorretrato e um retrato de alguém que ele conhece. É de responsabilidade dos alunos a preparação do local para a atividade com tinta e, também, a sua organização ao fim da atividade. Peça para nomearem os cartazes.

Atividade 3:

Momento 1: Leitura do livro “Peppa.”
Livro: Peppa
Autor: Silvana Rando
Editora: Brinque Book
Número de páginas: 28
Ano de Lançamento: 2009

Ler a história para a turma, incentivar os alunos a manusear, folhear, observar o livro e suas ilustrações. Reforçar o tema abordado na leitura junto a turma, trabalhar a fantasia, a realidade,
as emoções que a história transmite e fundamentar os valores da história.

Momento 2: Levantar questões sobre a temática:

Momento 3: Solicitar que os alunos pensem em um final diferente para a história e o recontem para turma. Requisitar que os alunos desenhem e coloram o fim da história que imaginaram, e escrevam seu nome completo na folha.

Finalização do projeto:

Metodologia:

Durante o desenvolvimento deste projeto, é importante que o educador torne o aprendizado prazeroso, enriquecedor e que o torne atrativo, para que o aluno participe e se interesse pelo
tema.

Sugere-se o trabalho com:

Recursos:

Avaliação:

A avaliação será realizada através da observação diária dos alunos: envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: árvore genealógica, autorretrato, desenhos produzidos durante o projeto e pintura.

Referências:

BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília :1996.
MACHADO. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7º edição. São Paulo. Ártica, 2005. Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs&hd=1
RANDO, Silvana. Peppa. São Paulo: Brinque-Book, 2010. VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995 135p.

Site consultado:
http://www.morguefile.com – Acesso em 17/06/14.
http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/3693.pdf

Veja também:


Projeto Quem sou Eu – Para Educação Infantil em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês resolvemos disponibilizar o projeto quem sou eu, mostrado acima para download em PDF: (Este material não foi elaborado por nós, recebemos por E-mail de uma leitora do site).


Projeto Quem sou Eu para Educação Infantil

O objetivo deste projeto é trabalhar a identidade da criança, onde é imprescindível possibilitar a criança se apropriar do conhecimento sobre sua história de vida, bem como a história do seu nome, e ainda mais importante é fazer a interação do CMEI com a família e a criança.

Cada atividade proposta tem uma intenção, que é de levar a criança ao conhecimento de si e do outro, todas tramam o mesmo objetivo. Neste sentido

Percebe-se a grande importância para o desenvolvimento da criança, bem como todos os envolvidos neste processo sócio – cultural que a criança está inserida.

Objetivos:

Linguagens Utilizadas-

Recursos utilizados: Pesquisa, papel bobina, canetão jumbo, fotos da família, foto da criança, musica “O sapo não lava o pé”, livro como é bonito o pé do Igor (Sonia Rosa) Música “Palminhas”

DESENVOLVIMENTO

1º Momento

Enviar uma pesquisa para os pais juntamente com um bilhete na agenda, pedindo que o complete com os dados de seu filho. Inclusive a história do seu nome, e também envie uma foto com a família para realizar uma atividade e sala de aula.

2º Momento

Conforme as pesquisa forem chegando, numa roda de conversa, a professora deverá fazer a fruição das mesmas, para as crianças conhecerem sua história e dos seus coleguinhas. A partir daí propor a construção do livro quem sou eu.

3º Momento

Chamar as crianças uma de cada vez diante do espelho, para enxergar suas características. Fazer perguntas como: Onde é sua cabeça? Que cor é seus cabelos? Quantos olhos você tem? Quantas orelhas? Cadê sua boca? Você é menino? Ou menina? Explicar para as crianças as diferenças de cada um. Em seguida pegar papel bobina, deitar cada  criança de uma vez e  fazer o contorno do corpo, enviar para casa para ser completada com a família com as partes que faltam (cabelos,olhos,boca nariz, orelha, colocar roupas ou pintar conforme  a imaginação ).

4º Momento

Continua a construção do livro “Quem sou eu”. Pintar o bolo e colocar a idade com palitos de picolé, ainda neste mesmo dia poderá se fazer a página da altura, com barbante medir as crianças, fazer um gráfico  deixar exposto após colocar no livrinho.

5º momento

6º Momento

7º Momento

8º Momento

9º momento

Reunir as crianças numa roda, mostrar as fotos da família que cada um trouxe, dialogando com eles a importância da família,os elementos que compõem a família, chamar um por um para identificar sua família na foto. Em seguida colocar  uma cartolina na parede e pedir para as crianças ir colando a foto que trouxe fazer o cantinho da família. Deixar exposto por uma semana mais ou menos depois colar as fotos na pagina do livro “Minha família”.

Avaliação:

Avaliar o desempenho do aluno em realizar as atividades propostas.

Sair da versão mobile