Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem algumas dicas e ideias para o seu Projeto Dia do Circo para Educação Infantil.

No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro. No circo são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, etc.

A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias. (Saiba mais sobre o Dia do Circo clicando aqui).

Veja mais em:

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – O palhaço chegou

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Permitir as crianças vivências individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante a atividades, jogos e técnicas reunidas em proposições didáticas.
  • Desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade à partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e resgate de valores humanos tais como: alegria, cooperação, amizade e outros.
  • Interagir as crianças através de brincadeiras.
  • Desenvolver a coordenação motora e a movimentação rítmica.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desenvolver a audição e a percepção através da música.

Conhecimentos prévios

  • Para iniciar essa temática, o professor deverá propor uma pesquisa sobre a “HISTÓRIA DO PALHAÇO”, instigando assim a curiosidade e despertando a imaginação sobre o assunto.

Desenvolvimento da aula:

1º momento: RODA DA CONVERSA. 

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas . A partir deste ponto começar a conversar sobre o circo, pedir para as crianças que já foram ao circo contar: O que mais gostaram?

  • Quais os animais que havia no circo?
  • Quais os artistas que trabalham no circo?
  • Como é o palhaço? Como se veste? O que ele faz no circo?

Depois de uma boa conversa faremos o registro das informações.

E ainda na rodinha, contar quantas crianças da sala foi ao circo e quantas que ainda não foram. FORAM NÃO FORAM

Uma outra atividade seria o professor mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. Essa atividade é legal porque oportuniza aos alunos que não foram ao circo conhecer através de imagens alguns elementos que compõem um espetáculo.

2º momento: CONFECÇÃO DO PALHAÇO.

  • Escolher uma criança e traçar o seu corpo no papel pardo;
  • Iniciar a montagem do palhaço com materiais concretos (lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta …);
  • Brincadeira de adivinha: O que é o que é?

*Depois, propor a releitura da obra de Romero Brito “PALHAÇO”. Aproveitar esse momento para trabalhar com as cores e as formas geométricas.

3º momento: TRABALHANDO A PALAVRA “PALHAÇO”.

  • Letra inicial e final;
  • Quantidade de letras;
  • Associar a primeira letra da palavra com o nome dos colegas da sala;
  • Procurar em revistas palavras que iniciam com a letra “P” e montar um painel;
  • Caixa de letrinha (ALFABETO MÓVEL): Dividir as crianças em grupo para propor a tentativa da palavra PALHAÇO.

4º momento: OBA! HORA DA HISTÓRIA! 

  •  Montar com as crianças uma história de circo onde os alunos farão os desenhos ilustrativos. E depois todos juntos irão fazer uma história coletiva.

5º momento: BRINCADEIRA DE PALHAÇO.

  • Pintar as crianças e realizar mini apresentações utilizando música, colchões e bambolês. Na quadra brincar de espetáculo:
  • Com o desenho de uma linha no chão brincar de equilibrar, fazendo de conta que estão lá no alto.
  • Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
  • Usando bolas da piscina de bolinhas, imitar os malabaristas.

Recursos educacionais

  • Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.

Sugestão:

Assistir ao filme “Os Saltimbancos” Trapalhões. Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.

Recursos Complementares

  • Lã, cola colorida, botões, tampinhas, papel crepom, tinta, papel pardo, letras de EVA, lápis de cor, colchões, bambolês.

Avaliação

  • As aulas serão avaliadas de forma contínua à partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.

Mais em: Atividades Dia do Circo – Educação Infantil


Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Este Projeto Dia do Circo para Educação Infantil tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.

Tendo como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral. Identificar os diferentes tipos de espetáculos e as mudanças causadas durantes sua criação ate os dias atuais.

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Natureza e sociedade

Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.

Movimento:

Linguagem Oral e Escrita:

Matemática:

Metodologia.

Iniciaremos o projeto dia do circo com um pouco da historia do circo. Será exibido para as crianças o filme Madagascar 4 onde elas poderão vivenciar os animais que viviam no circo em seguida os motivos pelos quais não podem fazer mais parte da arte  circense. Identificaremos alguns vídeos dos circos mais famosos.

O projeto devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.

Avaliação:


Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo

É preciso resgatar a mais antiga de todas as partes refletir sobre a relação: Animais x Circo.

Objetivos:

Desenvolvimento:

Culminância:

Realização de um circo na escola propiciando as apresentação dos alunos;

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – Eu no circo para imprimir

Projeto Dia do Circo – Eu no circo para imprimir

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil 1º Período

Este projeto dia do circo tem a duração de duas semanas e deve ser desenvolvido no mês de março.

Objetivos:

Desenvolvimento:

Culminância:

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil – 1º Período para imprimir

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil e Ensino Fundamental

A temática do circo oferece elementos e figuras que cativam o interesse e curiosidade da criança e podem, por isso, servir perfeitamente para aprofundar e melhorar seus conhecimentos nas disciplinas básicas. Servindo aqui também, para mostrar que os estudos podem ser divertidos ou estarem associados a temas interessantes, desenvolvendo assim gosto pelo estudo.

Projeto Dia do Circo

Objetivos:

Desenvolvimento:

OBS: Projeto Dia do Circo para Educação Infantil acima retirado do nosso parceiro Escola Educação – Não deixe de conhecer todos os materiais que eles fornecem gratuitamente em seu blog.


Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil

Na Educação Infantil, devemos promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Portanto o desenvolvimento desse projeto é de suma importância para o crescimento intelectual e social dos alunos, pois pode ajudar no aprendizado das crianças, ligado a grade curricular às praticas lúdicas. Resgatem um pouco da história desse mundo tão mágico de forma que aprendam gerando prazer pelas novas conquistas adquiridas.

Objetivos:

Atividades a serem trabalhadas:

Avaliação:

Culminância:

Sair da versão mobile