KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)
Projeto dia das crianças: O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil e para trabalhar está data comemorativa com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental confira várias sugestões de projetos para a semana do dia das crianças e atividades educativas para imprimir.
Projeto Dia das Crianças para imprimir.
O objetivo deste projeto é ajudar no desenvolvimento da criatividade e da expressão de carinho e respeito de cada aluno, alem de aprender compartilhar.
Excelente sugestão para trabalhar coordenação motora.
Sugestões de Brincadeiras para toda semana:
1º Dia:
– Barra-Manteiga
– Passa Anel
– Dentro e Fora
– Cinco Marias
– Cabo de Guerra
– Escolha a Mão
– Mamãe posso ir?
– Telefone sem fio
– Fui a feira
2º Dia:
– Bandeirinha
– Adoletá
– Corrida com Bola
– Corrida dos Animais
– Guerra de Bolas
– Pular Corda
– Elefantinho Colorido
– Pé de Lata
– Agacha-agacha
3° Dia:
– Se eu fosse você
– Caixinha de surpresa
– Jogo dos Rótulos
– Passa Bola
– Quatro Cores
– Morto Vivo
– Dança da Cadeira
– Alguém muito especial
– Alvo Surpresa
4º Dia:
– Corre Cotia
– Esconde-esconde
– O Pulo da chegada
– Pega-pega
– Quente e frio
– Peteca
– Jogo da bexiga
5º Dia:
– Boca de Forno- De Havana veio um barco – Batatinha Frita- Chicotinho Queimado- Estátua- Bom barqueiro ou passarás
– Queimada
– Que bicho sou eu
– Mímica
– Acertar a lata
Projeto Dia das Crianças: “BRINCANDO EU APRENDO”.
Este projeto dia das crianças tem como objetivo proporcionar as crianças, uma semana de diversão, relacionada com a ludicidade e o aprendizado do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
METODOLOGIA
JUSTIFICATIVA
RECURSOS HUMANOS:
RECURSOS MATERIAIS:
REFERÊNCIAS:
– SANTOS Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca ? O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis ? RJ; Vozes, 1997.
PROJETO DIA DAS CRIANÇAS: Educação Infantil e Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA:
O Dia das Crianças permite que sejam abordados junto dele outras importantes temáticas transversalmente, como a construção da identidade, a passagem do tempo e o envelhecimento (as fases da vida), entre outros. Também é um momento para promover a conscientização quanto aos direitos e deveres da criança, prevenindo (ou as ajudando a denunciar) eventuais abusos e violências que possam sofrer ou ter sofrido.
OBJETIVOS:
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver a capacidade interpretativa, a criatividade e a abstração;
- Ajudar no desenvolvimento pessoal e construção identitária;
- Identificar e reconhecer as principais formas de violência e abuso que uma criança pode ser vítima e oferecer orientação de como proceder nestas situações;
- Conscientizar quanto a seus deveres e direitos;
- Entender o conceito de infância e introduzir ou aprofundar as noções de idade (fases do desenvolvimento humano), envelhecimento e passagem do tempo.
- Desenvolver raciocínio lógico;
DESENVOLVIMENTO:
- Não deixe para a última hora, trabalhe a temática “Dia das Crianças com algumas semanas de antecedência para que a culminância do projeto seja no próprio Dia das Crianças ou na semana em que o mesmo se dará;
- Sonde os alunos: Em uma conversa aberta, pergunte para eles o que é ser criança? O que diferencia uma criança de um adulto? O que uma criança faz? Dessa forma você terá noção do que eles já sabem acerca da temática e terá um ponto de partida;
- Traga músicas e filmes que falem sobre a infância;
- Desenhos;
- Jogos e brincadeiras dirigidas;
- Recorte e colagem;
- Use de atividades que desenvolvem a escrita espontânea e criativa, faça ditados, peça para que inventem um poema (caso tenha trabalho poesia com eles antes), ou produzir um texto narrativo sobre o tema;
- O Brasil é um país com longo histórico de graves abusos e violências para com os mais jovens. Introduza, com cautela e levando em conta a faixa etária em que se encontram, as principais formas de abuso e violência que uma criança pode ser vítima, como o trabalho infantil, agressões, humilhações, assédios e aliciamento (sem se esquecer de ter cuidado com a linguagem utilizada);
- Faça um mural comunitário que deixe explícitas as características da infância;
- Confeccione brinquedos com material reciclável. Peça para que usem de toda criatividade e imaginação e inventem novos brinquedos.
PROJETO DIA DAS CRIANÇAS: Educação Infantil e Fundamental para imprimir.
Sequência de atividades para projeto dia das crianças:
- Ideias de Painéis e Murais para o Dia das Crianças.
- Atividades Dia das Crianças para imprimir.
- Desenhos Dia Das Crianças para Colorir.
- Atividades Direitos das Crianças.
- Lembrancinhas para o dia das Crianças.
Projeto Dia das Crianças: Semana das Crianças.
Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivo Geral:
- Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.
Objetivos específicos:
- Estimular a auto-estima das crianças;
- Evidenciar direitos e deveres da criança segundo o estatuto
- Perceber a importância de conviver com outras crianças, através da participação nos encontros de integração;
- Desenvolver habilidades como: pintura, recorte, colagens relacionadas ao tema;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Proporcionar jogos e brincadeiras para as crianças;
- Explorar as brincadeiras preferidas das crianças;
- Reconhecer que nem todas as crianças têm o mesmo tipo de infância;
Linguagem oral e escrita:
- Audição de músicas e poesia;
- Mensagens para as crianças ou um amigo que não esteja na escola;
- Conversa informal sobre a infância (comentar sobre os direitos das crianças, falar que nem todas as crianças tem uma infância legal), algumas não tem família, outras trabalham;
- Promover o aprendizado através do contato com a leitura e escrita por meio de livros, revistas e jornais.
Matemática:
- Realizar atividades de contagem utilizando material concreto;
- Trabalhar com cores e formas,
- Trabalhar com seriação, classificação utilizando os blocos lógicos e outros materiais concretos
Artes visuais:
- Confecção de dobradura;
- Confeccionar brinquedos com garrafas plásticas (avião, caminhão, bolsa, cachorrinho e outros), utilizar também com caixas de leite;
- Confeccionar trabalhos utilizando E.V. A para a porta do quarto das crianças;
- Realizar pinturas no rosto tornando um ambiente alegre e divertido.
Natureza/sociedade:
- Realização de um piquenique com as crianças ou outro passeio;
- Realizar um amigo secreto entre os alunos para confraternizar o dia das crianças;
- Realizar entrevistas com os pais de como era a sua infância, pode pedir que um deles venha até a escola e conte a sua história;
- Realizar uma entrevista onde a criança entrevista outra criança para saber como ele brinca, onde estuda, o que mais gosta de fazer, de que músicas ele gosta;
- Realizar o desfile dos animais com os alunos, ressaltando meu animal de estimação;
- Visitar ambientes públicos –Biblioteca pública, Rádio cultura, casa de cultura para conhecimento dos alunos;
- Declaração dos Direitos da Criança através de imagens.
Teatro:
- Filme coletivo com pipoca;
- Contar e recontar histórias começo, meio e fim).
- História coletiva
- Fantoches
- Realizar dramatizações envolvendo diferentes histórias com cenários para que as crianças visualizem de forma lúdica.
Movimento:
- Brincadeiras dirigidas
- Circuitos
- Atividades envolvendo o corpo
- Realizar brincadeiras preferidas das crianças;
- Realizar gincanas com os alunos;
Música:
- Entoar diversas canções envolvendo o tema;
- Brincar de karaokê com as crianças;
Culinária:
- Realização de um bolo para comemorar o dia das crianças;
- Preparar docinhos com as crianças e outras guloseimas;
Culminância:
- REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE MÚSICAS, POESIAS E TEATROS COM PIPOCA OU CACHORRO QUENTE OU BOLO E ENTREGA DE LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS.
- APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS: MATERNAL IA E MATERNAL II; JARDIM E PRÉ.
- REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA AS CRIANÇAS.
Avaliação:
A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
OBSERVAÇÃO:
É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE HAJA ESFORÇO EM REALIZAR AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO PROPOSTAS, VISTO QUE O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS, DE NADA ADIANTA APRESENTAR E REALIZAR ATIVIDADES SEM VONTADE SEM DEDICAÇÃO QUE NÃO SERÃO ATRATIVAS PARA AS CRIANÇAS.
Sequência de Atividades para projeto dia das crianças:
KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)