Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Dia da Água

Projeto Dia da Água

Projeto Dia da Água

Confira essas sugestões e modelos prontos para o seu Projeto Dia da Água, voltado para alunos da Educação Infantil e Series Iniciais. São excelentes sugestões para trabalhar a importância da água.

Você sabia que o Dia Mundial da Água ou Dia da Água é comemorado anualmente em 22 de março?

Estamos passando por um período em todas as atenções do mundo estão voltadas para a questão da água. Um elemento indispensável para a nossa vida que é desperdiçado todos os dias em vários lugares do planeta.Há lugares no mundo que não há tanta abundância de água como temos em boa parte do Brasil e por esse motivo vale ressaltar o dia mundial da água.

Veja ainda: 

Há períodos de extrema seca no nordeste que deixa milhares de famílias necessitadas devido a poluição da água e o desperdício. Criou-se então o dia mundial da água para conscientizar o povo da importância deste elemento.

A água é um recurso fundamental para que todos os seres vivos sobrevivam

Ela mantém o nosso organismo hidratado, auxilia no transporte de substâncias, é um excelente solvente e regula a temperatura, ajuda nas reações químicas e além de tudo é de onde é gerada a energia elétrica que abastece todos os lares no Brasil.

O planeta tem água em abundância, porém só 0,75% tem utilidade para consumo, como em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

E a quantidade de água não é distribuída igualmente em todos os lugares. Alguns recebem em abundância e outros quase nada. Aliás, em época de estiagem, quem nunca ficou sem água, em períodos em que é necessário racionar água?

A Onu criou o dia mundial da água e o trouxe em pauta  várias vezes, como precioso para o abastecimento do planeta, animais, humanos e plantas.

A água é de todos, não há donos, apesar de ser comercializada pelas grandes empresas de bebidas.

Há anos as grandes empresas de bebidas vêm comprando jazidas de águas, locais com nascentes de rios porque sabem que no futuro a água se tornará um bem mais caro que o álcool e gasolina.

Se compararmos o preço de uma garrafinha de água mineral com o preço de um litro de gasolina em alguns lugares que é comercializada, a água pode ter um valor que sobressai as expectativas gerais.  Já vivemos em período em que água já é super valorizada e mundialmente reconhecida e assim deverá se manter para que a geração seguinte tenha estabilidade neste ponto.

No Brasil há 11,6% da água doce do mundo, boa parte distribuída na Amazônia onde vive apenas 6% da população do Brasil. Devido a distribuição irregular apenas 3% da água fica no Nordeste, sendo que em algumas cidades não há a presença da mesma.

Projeto Dia da Água – Água é vida

Projeto Dia da Água – Água é vida

PROBLEMATIZAÇÃO

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

Estratégias:

Cientista em ação

Mais em: PAINEL DIA DA ÁGUA COM MOLDE


Projeto Dia da Água

Projeto Dia da Água

A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.

O projeto  Água: um Pingo de Consciência”vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.

OBJETIVOS:

Linguagem oral e escrita:

Matemática

Natureza e sociedade:

Artes

Música e movimento:

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.

Fonte: Profª: Ivani Ferreira – https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/


Projeto Dia da Água – 22 de Março

Projeto Dia da Água

Objetivos

Objetivos específicos

Metodologia

Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: “Os ciclos da água”.

Desenvolvimento

Atividades – Música

1° Dia – Iniciar a aula com a música: Chuá, Chuágua, em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula.

 Outra música sugerida é Ratinho tomando banho, veja o vídeo abaixo… falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.

 Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.

História 

Contar a história ‘A gotinha Plim Plim’ e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula.  Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula.

1   – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.

História e Arte – A gotinha viajante

  • Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.

Recursos didáticos

  • Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.

Lembrancinhas e decoração

  • Construir com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água. Realizar oficinas para a confecção de lembrancinhas para o projeto e decoração da sala. A sala pode ser decorada com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto. Você pode também confeccionar móbiles sobre o ciclo da água. Lembrancinhas podem ser feitas com gotinhas de EVA ou papel coladas no copo descartável com água. A água será tomada na sala de aula enquanto se fala sobre a importância da mesma.

Veja:

Avaliação


Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.

Objetivos:

Desenvolvimento:

Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Para imprimir

Projeto Dia da Água para Educação Infantil para imprimir

Projeto Dia da Água para Educação Infantil: Sugestões de Atividades

Livrinho sobre a História da Água


Projeto Dia da Água – Água, vamos economizar

Projeto Dia da Água – Água, vamos economizar

Objetivo:

Cosmovisão:

Tudo Deus fez formoso e em seu devido tempo; (Ecl.3.11ª). Se observarmos a natureza, percebemos que Deus fez cada coisa com o seu propósito; quando fez a separação entre terra e água, (Gen.1.6, 7), Ele já sabia da importância da água em nossas vidas, tanto para a alimentação como para as nossas necessidades diárias. Devemos ser gratos a Deus por tudo que Ele nos deu, e isso implica no cuidado e preservação da sua grandiosa obra; como está em Salmos 24:1, 2; do Senhor é a terra e sua plenitude o mundo e aqueles que nele habita. Porque Ele afundou sobre os mares e afirmou sobre os rios.

Etapas previstas:

Avaliação:

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto, observando cada aluno e sua participação.


O que achou da postagem “Projeto Dia da Água”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixar sua opinião nos comentários.

Sair da versão mobile