Confira a seguir algumas sugestões e dicas para o Projeto Dia da Água para Educação Infantil – 22 de Março.
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.
Veja mais em:
Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água e suas utilidades
Justificativa:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Objetivos:
- Saber sobre a necessidade de se economizar água.
- Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
- Compreender o ciclo da água.
- Conhecer as causas da poluição da água.
- Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
- Identificar o percurso da água do rio até as casas.
- Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso)
- Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
- Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.
Atividades a serem realizadas:
- Conversa informal
- Leitura de histórias com o tema
- Construção de cartazes
- Expor fotos de rios poluídos
- Realizar experiências com o ciclo da água
- Poemas;
- Painéis;
- Pesquisas;
- Danças,
- Desenho;
- Músicas;
- Pintura;
- Brincadeiras infantis;
- Jogos diversos;
- Ditado;
- Recorte e colagem;
- Carta enigmática
- Literatura infantil;
- Vídeos;
- Fantoches;
- Máscaras;
- Murais informativos;
Avaliação:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Culminância:
Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizado.
Projeto Dia da Água para Educação Infantil – A importância da água
Objetivos:
- Compreender a importância da água para a vida no planeta;
- Conhecer os estados em que se encontra a água;
- Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;
- Valorizar o meio ambiente.
Conhecimentos prévios
- Importância da água para a vida;
- Os estados da água;
- Atitudes de conservação e preservação da água;
- Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE
O contexto do tema
Primeiro Momento:
A professora(o) deve observar a forma como as crianças usam a água na escola para iniciar o estudo de forma significativa.
Na roda de conversa comentar que tem observado que algumas crianças enchem o copo e não bebem toda a água, que deixam a torneira aberta enquanto lavam as mãos. A partir daí, problematizar:
- De onde vem a água?
- Será que existe muita água no planeta para beber?
- Como utilizamos a água no dia a dia?
- Como encontramos a água? ela é sempre líguida?
- Como devemos fazer para cuidar da água?
Sugestões de Atividades:
Leitura de poesia.
Após a leitura conversar sobre a poesia. Perguntar sobre o que elas entenderam quando o autor fala: ” A água também nasce pequena como gota de orvalho ou de neblina e morre quando seca, entristecendo todo mundo”.
Propor um jogo sócio dramático para representar a poesia. Discuta a organização da brincadeira a partir dos elementos que aparecem na poesia tais como:
- Como podemos representar a água nascendo pequenina?
- Quando ela se torna madura?
- Como ela fica quando chora/
- Como podemos representar ela crescendo? sofrendo e morrendo?
Depois dessa conversa organizar um roteiro no quadro para estruturar o jogo dramático.
- Quem vai representar a água?
- O que vai representar?
- Onde?
- Quando?
Avaliação
- Perceber se as crianças demonstraram com prender a importância da água para a vida;
- Observar através das produções, das falas se houve mudanças de atitudes em relação ao uso da água na escola.
Confira ainda:
Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Água é vida
PROBLEMATIZAÇÃO
- Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
JUSTIFICATIVA
- A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade.
OBJETIVOS
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- perceber a presença da água em diferentes condições e ambientes;
- compreender o ciclo da água
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Estratégias:
- Na roda, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
- Durante todo projeto, observar as condições do tempo, marcar quantos dias fará: Sol, Chuva ou se ficará nublado.
- Qual a importância da água? Cada amigo da sala vai mostrar por que acha a água importante:
- Vamos conhecer o ciclo da água, construir um painel mostrando o caminho que a água percorre:
- Construir com a turma um livro mostrando o Ciclo da água com colagens diversas, papel picado ou recortado, para fazer a chuva usar lantejoulas, algodão para as nuvens
Cientista em ação
- Em um dos copos, coloque o corante azul e, no outro, o corante vermelho até a água dos copos ficar bem colorida.
- Coloque uma flor branca em cada copo.
- Deixe os copos em um lugar seguro, onde não corram risco de cair e em que ninguém vá mexer.
Mais em:
Projeto Dia da Água para Educação Infantil
O projeto “ Água: um Pingo de Consciência”vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.
OBJETIVOS:
- Valorizar a água como um recurso precioso
- Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
- Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
- Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Linguagem oral e escrita:
- Falar diariamente sobre a importância da água:
- Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
- Produção coletiva de pequenos textos
- Escrita espontânea
- Cruzadinhas, caça-palavras
- Atividades com alfabeto móvel
- Palestras sobre meio ambiente
- Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
- Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado
Matemática
- Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
- Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
- Situações-problema envolvendo a água
- Jogo com dado/trilha
- Seriação e classificação.
Natureza e sociedade:
- Observação do ciclo da água
- Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
- Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
- Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
- Experiência do pé de feijão
- Vídeos que abordam o tema
- Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
- Onde encontramos água? Água no meio ambiente
- Água no nosso corpo –
- Água das frutas e outros alimentos
Artes
- Desenho livre e de observação
- Recorte e colagem
- Dobraduras
- Releitura de obras de arte
- Modelagem com areia e argila
- Técnicas de pintura
- Maquetes
- Jogo da memória
Música e movimento:
- Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
- Ginástica historiada
- Circuito da água
- Teatros e dramatizações
Avaliação
Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.
Fonte: Profª: Ivani Ferreira – https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/