Selecionamos nesta postagem algumas sugestões maravilhosas para o seu Projeto carnaval maternal.
O Carnaval é considerada com uma das festas mais animadas e populares do mundo. Sendo assim, a criança necessita estar em contato com o mundo a sua volta, experimentá-lo e comunicá-lo. E foi pensando nisso que selecionamos essas super dicas e sugestões para o seu projeto de carnaval para series iniciais.
Veja também:
- Textos sobre o Carnaval
- Máscaras de Carnaval
- Projeto de Carnaval Educação Infantil
- Projeto para o Carnaval
Projeto Carnaval Maternal – Viva o Maternal em PDF
Para facilitar para vocês vamos disponibilizar o projeto carnaval maternal, mostrado a seguir para download em PDF, confira:
Projeto Carnaval Maternal – Viva o Maternal
Através desse projeto, oferecerei às crianças a oportunidade de conhecer, analisar e criar!
Objetivos:
- Construir o próprio adereço de carnaval;
- Ampliar conhecimentos culturais;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Desenvolver a coordenação motora ;
- Estimular a socialização;
- Ter contato com Músicas de Carnaval.
Procedimentos:
- Organizar uma roda da conversa sobre o carnaval, explicando um pouco sobre a festa, roupas, músicas e danças.
- Apresentar a música “Pirulito que bate, bate” e a colocar para tocar no rádio, ensinar as crianças a cantarem. Depois formar duplas e brincar com jogos de mão utilizando esta mesma música.
- Depois que as crianças brincarem um pouco, entregar pirulitos de verdade para que elas possam chupar enquanto dançam.
- Levar as crianças até a varanda, pintar o rosto de cada uma delas com desenhos utilizando tinta específica. Colocar músicas de carnaval para que as crianças possam brincar e dançar!
- Separar as crianças em grupos pequenos e sentar com eles nas mesinhas. Entregar uma máscara de carnaval feita em EVA. Colocar pinguinhos de cola na máscara e pedir para que coloquem lantejoulas para enfeitar.
- Confeccionar “Barangandam”, brinquedo feito com papel crepom em que as crinças podem balançar as fitas. Brincar com elas na varanda.
- Juntar a turma do Maternal I com a do Berçário II e entregar as máscaras confeccionadas para eles colocarem. Colocar músicas de carnaval e entregar confetes e serpentinas, para fazermos um delicioso Baile de Carnaval com as crianças!
Projeto Carnaval Educação Infantil para imprimir
Projeto Carnaval Maternal (Bem Vindo a nossa escola – Adaptação)
O Projeto Carnaval Maternal tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará, certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Projeto Carnaval Maternal – LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
- Ouvir , reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
- Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
- Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
- Criar, registrar e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
- Criar, oralmente, textos diversos.
Atividades:
- Roda de conversa para a apresentação da professora.
- Dinâmica de socialização: Em roda, Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
- Com uma bola os alunos deverão passar a bola um para o outro o aluno que estivar com a bola deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro) e o que mais gosta de fazer.
- Entrega dos crachás de identificação. Falar com as crianças sobre a importância de se usar o crachá nos primeiros dias de aula.
- Roda de conversa sobre o carnaval.
- Contar para as crianças a história da festa no céu.
Projeto Carnaval Maternal de MATEMÁTICA;
Objetivos:
- Comparar objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
- Descobrir e descrever as propriedades físicas (atributos) de objetos, pessoas e substâncias
Atividades:
- Em roda cada aluno irá ao centro da rodinha e a turma oralmente descreverá alguma característica física do colega.
- Comparar objetos da sala de Aula, identificando semelhanças e diferenças.
- A professora pegará um objeto e solicitará que cada criança pegue ou encoste-se a um objeto com a mesma cor, daquele em destaque com a professora.
- Pedir que os alunos observem os colegas e dar as mãos para algum que possua alguma característica igual.
Projeto Carnaval Maternal sobre NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
- Explorar o corpo em diferentes posições do espaço.
- Assegurar a sua identidade no ambiente físico e social da instituição escolar.
- Participar da organização social da turma.
- Criar e respeitar regras de convivência em interação com o grupo.
- Interagir no grupo, com base no respeito mútuo e na cooperação
Atividades:
“Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.).
Levar a turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
Apresentar e organizar os cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
Roda de conversa sobre o que os alunos esperam da escola e de como será no ano letivo fazendo registro no blocão.
Conversar sobre os hábitos e atitudes que os alunos deverão ter durante o ano fazendo o registro no blocão.
Apresentar as regras da sala de aula. Explicar o que cada uma significa e fixar na parede para que possam sempre ser lembradas.
Apresentação da rotina da sala. Explicar o que cada uma significa e fixa na parede.
Projeto Carnaval Maternal – MOVIMENTO
Objetivos:
- Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
- Estimular para que os alunos tenham uma boa aceitação pela escola, professora e colegas da turma.
Atividades:
- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Projeto Carnaval Maternal de ARTES
Objetivos:
- Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
- Construção de máscaras para o baile de carnaval.
- Construção de barangandãs utilizando tiras de papel crepom coloridos.
Projeto Carnaval Maternal – MÚSICAS
Objetivos:
- Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
- Cantar com as crianças músicas infantis, permitindo a socialização e desinibição.
- Marchinhas de Carnaval.
CULMINÂNCIA
- Baile de carnaval no pátio da escola com as demais turmas
- Entrega de lembrancinhas de primeiro dia de aula.
Veja ainda: Atividades de Carnaval
Sugestões de Músicas e Marchinhas para o Projeto Carnaval Maternal:
Carnaxuxa – Xuxa
O carnaval do Brasil é bom demais
Eu quero ver você pulando atrás
De mim no Brasil é bom demais
Eu quero amor, eu quero festa
Eu quero é paz
Rio de Janeiro, terra do samba
O povo inteiro explode nessa dança
Lá em São Paulo, na terra da garoa
O povo brinca, o povo samba numa boa
Lá em Recife, na terra do frevo
Não tenho horário, nunca é tarde, nunca é cedo
Lá na Bahia, a terra da magia
O ano inteiro, o carnaval é todo dia
Eu quero amor, eu quero paz
Eu quero mais, quero mais, quero mais
Solta a franga no tra lá lá lê lê
O carnaval da Xuxa foi feito pra você
Xulariê ê ô, Xulariê ê ô
Xulariê ê ô, Xulariê ê ô
O carnaval do Brasil é bom demais…
Em Fortaleza, ai que beleza
É na lambada, remelexo com certeza
Lá no Rio Grande, a terra do Tchê
O povo dança animado pra valer
Na Paraíba o forró tá animado
É zabumbeiro, por todo lado
No Maranhão, a terra do Maracatú
E dança eu, e dança eu
E dança tu.
MAMÃE EU QUERO
(Jararaca-Vicente Paiva – 1937)
MAMÃE EU QUERO, MAMÃE EU QUERO
MAMÃE EU QUERO MAMAR
DÁ A CHUPETA, DÁ A CHUPETA
DÁ A CHUPETA PRO BEBE NÃO CHORAR
DORME FILHINHO DO MEU CORAÇÃO
PEGA A MAMADEIRA
E VEM ENTRAR PRO MEU CORDÃO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE SE CHAMA ANA
DE PISCAR O OLHO JÁ FICOU SEM A PESTANA
OLHO AS PEQUENAS MAS DAQUELE JEITO
TENHO MUITA PENA NÃO SER CRIANÇA DE PEITO
EU TENHO UMA IRMÃ QUE É FENOMENAL
ELA É DA BOSSA E O MARIDO É UM BOÇAL
ABRE ALAS
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
AALLAH-LÁ-Ô
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE
QUEIMOU A NOSSA CARA
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH, MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRA IOIÔ
MANDE ÁGUA PRA IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ
(Ivan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959)
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
NÃO VAI DAR?
NÃO VAI DAR NÃO?
VOCÊ VAI VER A GRANDE CONFUSÃO
QUE EU VOU FAZER BEBENDO ATÉ CAIR
ME DÁ ME DÁ ME DÁ, Ô!
ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!
CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO
CACHAÇA VEM DO ALAMBIQUE
ÁGUA VEM DO RIBEIRÃO
PODE ME FALTAR TUDO NA VIDA
ARROZ FEIJÃO E PÃO
PODE ME FALTAR MANTEIGA
TUDO MAIS NÃO FAZ FALTA NÃO
PODE ME FALTAR O AMOR
HÁ, HÁ, HÁ, HÁ!
ISTO ATÉ ACHO GRAÇA
SÓ NÃO QUERO QUE ME FALTE
A DANADA DA CACHAÇA
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É
SERÁ QUE ELE É BOSSA NOVA
SERÁ QUE ELE É MAOMÉ
PARECE QUE É TRANSVIADO
MAS ISSO EU NÃO SEI SE ELE É
CORTA O CABELO DELE!
CORTA O CABELO DELE!