Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental.
O Carnaval é uma celebração de data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. Apesar de tradicionalmente esse ser um dia de folga, o Carnaval não é um feriado nacional.
Professores de todo o pais trabalham essa data comemorativa, e foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental, confira:
Projeto Carnaval Ensino Fundamental – Trabalhando o carnaval na alfabetização
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula o aluno terá a oportunidade de:
- Trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;
- Aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;
- Desenvolver a escrita a partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de carnaval;
- Realizar atividades de segmentação de palavras em frases sobre carnaval.
Duração das atividades
- Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
- O professor apresentará uma ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba dessa palavra.
- Em seguida, ele perguntará aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..
- À medida que os alunos forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no quadro.
Momento 2
- O professor, num segundo momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira: um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir delas, os alunos escreverem palavras no caderno.
- As figuras que deverão ser mostradas para o ditado são as seguintes:
1) Máscara
2) Fantasias
3) Desfile
4) Samba
5) Folia
6) Confete
O professor mostrará as figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro os alunos escrevem, “do jeito que souberem” no caderno e depois, um aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.
Momento 3
O professor preparará para os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase, assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.
Essa atividade é muito importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.
Assim, a ficha com as frases poderá ser a seguinte:
- O carnaval é uma festa legal.
- Muitas pessoas se fantasiam.
- Tem muito samba no carnaval.
- Adoramos pular carnaval.
- As ruas ficam cheias no carnaval.
Momento 4
O professor entregará outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada vez, pintem e que escrevam frases sobre elas.
Antes da escrita dos alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno. Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram. Ao final da atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os colegas.
Avaliação
O professor deverá avaliar se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.
Confira também:
Projeto Carnaval Ensino Fundamental – SESI
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
Introdução:
O projeto carnaval ensino fundamental tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.
A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
Objetivo Geral
Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
Metodologia
O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Química;
- Ciências;
- Artes;
- Biologia;
- Sociologia;
- Ed. Física.
Sugestões de Atividades relacionadas ao carnaval
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc
Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. (“Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(…)”. Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.
Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração, percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: “De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem – não apenas no carnaval?”. (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).
MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS: DST’s – Efeito de bebidas e drogas.
ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).
HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
Veja mais: Letras das marchinhas de Carnaval para imprimir
Projeto Carnaval Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
Este maravilhoso projeto carnaval foi elaborado pela professora Valéria, do blog Ensinando com Carinho.
Por esse motivo propomos uma ação recreativa sobre o carnaval dentro da sala de aula, indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.
Objetivo Geral:
Levar para a criança a oportunidade de conhecer o carnaval, como se organiza, bem como, a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, do Brasil e do mundo, através das manifestações atrativas que a própria festa dispõe.
Detalhamento das ações:
- Explanação sobre o surgimento do carnaval e sua evolução;
- Apresentação de fotos da evolução da festa carnavalesca;
- Atividades de colagens e desenhos livres;
- Confecção de máscaras;
- Apresentação de vídeos de como é a festa em diversos estados;
- Criação de murais sobre o tema;
- Apresentações artísticas dos alunos;
- Apresentação de fotos dos trabalhos dos alunos;
- Trabalhos sobre as marchinhas de Carnaval.
Avaliação:
- Exposição de trabalhos desenvolvidos durante as semanas;
- Baile de Carnaval.
Projeto Carnaval Ensino Fundamental 1º ao 5º ano para imprimir
Confira mais em:
- Atividades e Desenhos para colorir.
- Carnaval: Continue a escrever o Texto
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CARNAVAL BRASILEIRO
Projeto Carnaval Ensino Fundamental na escola em PDF
Confira uma sugestão de projeto carnaval ensino fundamental na escola, pronto para imprimir e disponível para download em PDF: