Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Carnaval Ensino Fundamental

Projeto Carnaval Ensino Fundamental na escola

Projeto Carnaval Ensino Fundamental na escola

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental.

Carnaval é uma celebração de data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira. Apesar de tradicionalmente esse ser um dia de folga, o Carnaval não é um feriado nacional.

Professores de todo o pais trabalham essa data comemorativa, e foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Projeto Carnaval Ensino Fundamental, confira:

Projeto Carnaval Ensino Fundamental – Trabalhando o carnaval na alfabetização

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de:

  • Trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval;
  • Aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval;
  • Desenvolver a escrita a partir da elaboração de frases coletivas e individuais sobre figuras de carnaval;
  • Realizar atividades de segmentação de palavras em frases sobre carnaval.

Duração das atividades

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

  • O professor apresentará uma ficha colorida com a palavra CARNAVAL que deverá ser colada no quadro negro para os alunos tentarem lê-la. Logo após, trabalhará cada letra e cada silaba dessa palavra.
  • Em seguida, ele perguntará aos alunos o que é CARNAVAL, deixando que eles falem o que sabem a respeito dessa festa. O professor instigará os alunos a pensarem coisas que lembram carnaval, como por exemplo: fantasia, festa, samba, etc..
  • À medida que os alunos forem falando algumas palavras sobre o carnaval, o professor irá anotando-as no quadro.

Momento 2

  • O professor, num segundo momento, apagará as palavras do quadro e convidará os alunos a uma brincadeira: um ditado de figuras, a qual consiste na apresentação de figuras para, a partir delas, os alunos escreverem palavras no caderno.
  • As figuras que deverão ser mostradas para o ditado são as seguintes:

1) Máscara

2) Fantasias

3) Desfile

4) Samba

5) Folia

6) Confete

O professor mostrará as figuras, ditará as palavras uma a uma e as corrigirá uma a uma também. Primeiro os alunos escrevem, “do jeito que souberem” no caderno e depois, um aluno irá ao quadro escrever a palavra ao lado da figura colada. Após o aluno escolhido escrever a palavra, o professor e os alunos pensarão juntos se foi escrita de acordo com a regra ortográfica, observando cada letra.

Momento 3

O professor preparará para os alunos fichas individuais, xerocadas em folhas coloridas, as quais apresentarão frases sobre o carnaval, mas conterão as palavras unidas na frase, assim, o aluno separará as palavras com lápis de cor, colará a frase no caderno e a copiará embaixo da colagem com letra cursiva.

Essa atividade é muito importante para os alunos trabalharem a segmentação da fala e da escrita e reconhecerem a necessidade dos espaços entre as palavras.

Assim, a ficha com as frases poderá ser a seguinte:

Momento 4

O professor entregará outras figuras de carnaval para as crianças e pedirá que eles colem uma de cada vez, pintem e que escrevam frases sobre elas.

Antes da escrita dos alunos, é importante que o professor escolha uma gravura e escreva uma frase como modelo, em seguida, as escritas serão individuais e o professor fará um atendimento individualizado, lendo e corrigindo as frases de cada aluno. Aqueles alunos que ainda não alfabetizados, lerão o que redigiram para que o professor escreva abaixo de suas frases aquilo que produziram. Ao final da atividade, alguns alunos poderão, caso queiram, ler suas frases para os colegas.

Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno já consegue codificar e decodificar o código escrito através da leitura de palavras e da escrita de frases e palavras sobre carnaval.

Confira também:


Projeto Carnaval Ensino Fundamental – SESI

Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

Introdução:

O projeto carnaval ensino fundamental tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento.

A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade.

Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.

Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

Objetivo Geral

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.

Metodologia

O projeto desenvolverá sugestões de metodologias de aulas para atender as seguintes disciplinas:

Sugestões de Atividades relacionadas ao carnaval

Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade. Se possível, depois dos desfiles, promova um debate com os alunos avaliando se a escola realmente conseguiu contar a história proposta, se foi fiel aos fatos, etc

Trabalhe a letra do samba Vai Passar, de Chico Buarque e Francis Hime. Essa música traz ricas informações históricas, sugeridas sob a forma de metáforas. (“Num tempo / Página infeliz da nossa história / Passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia a nossa pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações(…)”. Apresente a música aos alunos e peça que eles escrevam ao lado das estrofes a que fato ou período Chico se refere. (Que tempo foi uma página infeliz da nossa história? Quais seriam as tenebrosas transações?) Essa atividade será riquíssima para relembrar o que foi estudado em História nos anos anteriores, além de ser uma oportunidade de se travar contato com uma música de qualidade, bem escrita e com conteúdo.

Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração, percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: “De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem – não apenas no carnaval?”. (Temas Transversais, Pesquisa na Internet e no Portal Positivo).

MATEMÁTICA: Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.

CIÊNCIAS: DST’s Efeito de bebidas e drogas.

ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.

Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países (internet – google maps).

HISTÓRIA

Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

Veja mais: Letras das marchinhas de Carnaval para imprimir


Projeto Carnaval Ensino Fundamental 1º ao 5º ano

Este maravilhoso projeto carnaval foi elaborado pela professora Valéria, do blog Ensinando com Carinho.

O carnaval do Brasil é uma das festas mais tradicionais do mundo e desde pequenas, as crianças, escutam, vivenciam e apreciam a experiência desta cultura, mesmo que seja, através da TV, de histórias ou interagindo em contextos sociais lúdicos na rua, ou na escola.

Por esse motivo propomos uma ação recreativa sobre o carnaval dentro da sala de aula, indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.

Objetivo Geral:

Levar para a criança a oportunidade de conhecer o carnaval, como se organiza, bem como, a importância e valor desta tradição na cultura do seu povo, do Brasil e do mundo, através das manifestações atrativas que a própria festa dispõe.

Detalhamento das ações:

Avaliação:

Projeto Carnaval Ensino Fundamental 1º ao 5º ano para imprimir

Confira mais em: 


Projeto Carnaval Ensino Fundamental na escola em PDF

Confira uma sugestão de projeto carnaval ensino fundamental na escola, pronto para imprimir e disponível para download em PDF:

Sair da versão mobile