Ícone do site Educação e Transformação

Plano de aula folclore

Plano de aula folclore

Plano de aula folclore

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Plano de aula folclore para Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O folclore é comemorado no dia 22 de agosto. É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.

A palavra folclore é composta por duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é inglesa – folk (povo) e lore (conhecimento).

O Folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, advinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas e remédios caseiros, crendices e superstições, literatura, poesias e outros, que precisam ser conhecidos.

Veja também: Painel folclore.

Plano de aula folclore – Lendas

O que seu aluno vai aprender?

ATIVIDADES:

Iniciar o estudo das lendas  a partir dos conceitos que as próprias crianças conhecem sobre o tema:

Quem é o Saci?

ATIVIDADE 2:

ATIVIDADE 3:

Atividade para casa:

 AVALIAÇÃO

Confira outras Ideias para trabalhar o folclore na escola.


Plano de aula folclore para 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula folclore para 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

Duração das atividades:

Recursos:

Estratégia/Desenvolvimento:

1º momento:

2º momento:

3º momento

4º momento:

Culminância:

Avaliação:


Plano de aula folclore para series iniciais

Plano de aula folclore para series iniciais

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Conteúdo:

Estratégias:Leitura de textos informativos e literários;

Recursos:

Avaliação:


Plano de aula folclore – O Folclore Brasileiro

Plano de aula folclore – O Folclore Brasileiro

Justificativa

A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história, me levou a desenvolver este projeto, que auxilia na compreensão do “Hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

Objetivo Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.

Objetivo Específico:

Desenvolvimento

O que sabem

O que não sabem

Gostariam de saber

Recursos

Avaliação


Plano de aula folclore educação infantil – Brincando com o Folclore

Justificativa do projeto:

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade.

Objetivo geral:

Objetivos específicos:

Conteúdos trabalhados:

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava-língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança, brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: dramatização de lendas.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos:

Avaliação:

A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Atividade Culminante:


Plano de aula folclore infantil

Plano de aula folclore infantil

OBJETIVOS GERAIS :

CULMINÂNCIA :

RECURSOS MATERIAIS

  1.  Papel, cola, cartolina, giz de cera, tesoura, tinta, sucata, etc (material já disponível na escola) – importante cada professor providenciar o necessário para cada atividade;
  2. Laboratório de Informática com Internet
  3. Software Jclik
  4. Editor de Texto

Plano de aula folclore educação infantil na escola

Plano de aula folclore educação infantil na escola

O Folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, pretendemos através deste Projeto folclore educação infantil promover o desenvolvimento integral do aluno, por meio de atividades lúdicas e educativas, auxiliando para que estabeleçam uma relação com o passado e o presente.

Relacionando o conhecimento, as brincadeiras, lendas, personagens, canções, brinquedos, poesias, crendices, provérbios, com o cotidiano atual.

Utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, auxiliaremos para que haja esta ligação, pois a mudança contínua das novas tecnologias influenciam na maneira de vida, no trabalho e no desenvolvimento social dos alunos, causando a necessidade de transformação dos processos de ensino aprendizagem.

Por tanto, auxiliar os alunos que reconheçam este link do antigo com o novo é fundamental, para a construção do conhecimento colaborativo, onde seja envolvida a família, amigos, escola e comunidade, em que todos possam aprender e ensinar.

Publico Alvo deste projeto folclore educação infantil: Alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais, desde que sejam adaptadas as atividades de acordo com cada nível de aprendizagem.

OBJETIVO GERAL:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

METODOLOGIA:

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Por isso será proposto atividades que visam resgatar a cultura popular através de lendas, canções, brincadeiras, adivinhações, parlendas, etc. As atividades serão desenvolvidas de maneira individual e coletiva, e para isso será proposto:

Jogos e brincadeiras;

Sessões de vídeos;

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

Sair da versão mobile