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Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

O dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril. Em escolas de todo o pais, professores da Educação Infantil e Ensino fundamental trabalham essa data em sala de aula e para te auxiliar neste processo selecionamos várias dicas e ideias para o seu Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental.

Outros recursos:

Canção para o dia do índio:

O indiozinho:

Sugestões de Lembrancinhas:

Sugestões de Atividades:

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio em PDF

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental: Vivendo o dia do índio na escola

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental: Vivendo o dia do índio na escola

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer práticas de subsistência e peculiaridades da etnia indígena;
  • Promover um olhar crítico das crianças sobre a vivência indígena;
  • Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Duração das atividades

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA ETAPA: “Vamos refletir a partir de uma música”.

Duração: Em torno de uma hora

Local: Na sala de aula ou no pátio.

Material: Aparelho para reprodução de um dvd com imagem e som.

Proposta: O professor proporá uma roda com as crianças sentadas confortavelmente para assistirem um DVD da cantora brasileira Baby Consuelo, cantando a música composta por Jorge Ben “Todo dia era dia de Índio!”, enquanto aparecem imagens dos índios.

Letra da música:

Curumim chama cunhata que eu vou contar
Cunhata chama curumim que eu vou contar
Curumimm, Cunhataa
Cunhataa, Curumimm

Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis
terras brasilis
Que eram povoadas e amadas por milhões de índios
Reais donos felizes da terra do pau Brasil
Pois todo dia e toda hora era dia de índio
Mas agora eles tem so um dia
Um dia dezenove de abril

Amantes da pureza e da natureza
Eles são de verdade incapazes
De maltratarem as fêmeas
Ou de poluir o rio, o céu e o mar
Protegendo o equilíbrio ecológico

Da terra, fauna e flora pois na sua história
O índio é exemplo mais puro
Mais perfeito, mais belo
Junto da harmonia, da fraternidade
E da alegria, da alegria de viver
Da alegria de amar
Mas no entanto agora
O seu canto de guerra

É um choro de uma raça inocente
Que já foi muito contente
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio

Após, o professor solicitará que as crianças comentem o que viram e ouviram. Ele percebendo que pode intervir na conversa das crianças com intuito de aprofundar sobre o assunto, deverá se permitir, com cautela e sutileza.

Após a conversa, num tom de convite, ele instiga as crianças a dançarem no ritmo desta música e em alguns momentos, o professor solicitará que as crianças virem “estátuas” ficando imóveis. Neste momento, o som também deverá cessar e o professor deverá transitar por entre as crianças instigando-as a virarem estátuas de índio: um momento pescando, outro atirando uma flecha, em uma roda sentados, agachado como os indígenas.

Ao final, ele convidará as crianças a fazerem uma pesquisa, junto aos seus familiares, sobre os índios as suas crenças, como se alimentam, o que eles fazem e combina com as crianças que num próximo momento, eles conversarão sobre o que cada um pesquisou. O professor deverá reforçar com os pais das crianças sobre esta pesquisa.

SEGUNDA ETAPA: “Vamos conhecer um pouco sobre os índios!”

Duração: Aproximadamente 2 horas.

Local: Na sala de aula ou em outro ambiente da Instituição onde as crianças possam construir os objetos tranquilamente e confortavelmente.

Material: Penas, pedras, corda sisal suficiente para o número de crianças do grupo.

Proposta: O professor deve reunir o grupo em uma roda para conversar sobre a pesquisa solicitada, de forma que todos tenham a oportunidade de se pronunciar e comentar o que pesquisaram. Deverá estar atento para poder contribuir com as informações.

Depois dos relatos e conversas, o professor faz um convite: “Vamos conhecer um pouco mais sobre os índios!”

Convite aceito, o professor fala de um artefato indígena, o cocar e da sua importância para aqueles que o usam. Irá convidar as crianças a construírem um “cocar do poder!”,

O docente explorará sobre este objeto e a importância dele para os índios, propondo que de maneira semelhante, será importante para as crianças se elas construam seus artefatos se utilizando da sua força interior, dando asas à imaginação, o que é muito peculiar nesta faixa de idade. O professor deverá colocar nas conversas a respeito desta proposta um tom enigmático, místico e desafiante para que as crianças “mergulhem” na sua proposta.

O professor poderá preparar os materiais necessários para esta construção com as crianças buscando na natureza “coisas” necessárias para compor o cocar. Este momento poderá ser organizado em um passeio a um parque, bosque praça, etc. Será importante visitar previamente o local e escondendo penas, pedras, pedaços de corda de sisal pelo caminho, de forma que cada criança terá o seu pedaço e acesso a diferentes materiais. No caso da impossibilidade, o professor esconderá os materiais necessários para a construção do cocar para cada criança na Instituição e solicitará que elas procurem. Ambas, depois de posse das cordas e artefatos da natureza coletados, no caso de não se sair da Instituição, o professor, da mesma forma deixará no caminho coisas que ele mesmo deverá coletar previamente antes da aula. É a “vontade” pedagógica tendo de ser acionada novamente. Uma vez com todos os materiais à mão, “mãos a obra!”.

TERCEIRA ETAPA: “Vamos construir um cocar?”

Duração: Uma hora aproximadamente.

Local: Na Instituição ou ao ar livre.

Material: Materiais recolhidos na natureza, pedaços de corda de sisal, cola quente e pistola para colar, papel colorido de textura mais forte para prender na cabeça.

Proposta: Esta proposta pode ser feita na Instituição ou nos arredores, desde que sejam observadas as condições climáticas favoráveis e confortáveis.

O professor deverá convidar as crianças para uma roda e propor um espreguiçar pensando nos animais, podendo ser o gato e o cão. Após, o professor solicitará que as crianças utilizem as cordas, medindo a cabeça de cada uma delas, na altura da testa. Feito isto, ele dará um nó para que ao colocar na cabeça, a corda possa ficar firme. Depois dessa etapa pronta, o professor solicitará que as crianças fixem os adereços recolhidos na natureza nos seus cocares. Dependendo do material, o professor poderá fixá-los com cola quente (que será utilizada somente pelo adulto e com a devida organização de segurança, de forma que as crianças não tenham acesso, mas possam acompanhar o processo).

O professor deverá fazer uma seleção variada de sons indígenas que seja agradável ao ambiente desta “oficina”.

Ao final o professor solicitará que as crianças mostrem os seus cocares meio que “desfilando” cada qual do seu jeito ao som indígena mais animado.

Avaliação

  • Nos registros da aula, o professor avalia como as crianças reagiram diante do proposto: com coragem, vergonha, medos, desenvoltura, se conseguiram interagir com as outras crianças do grupo, objetos confeccionados, e propostas.
  • O registro fotográfico poderá servir de subsídio para a avaliação da aula do professor e da sua observação quanto a participação das crianças. As imagens poderão compor um registro escrito que poderá ficar exposto na Instituição onde familiares e visitantes possam contemplar.

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivo Geral:

Objetivos específicos:

Proposta Metodológica:

Sugestões de atividades:

Sugestões de planejamento:

Recursos:

Culminância:

Avaliação:


Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

OBJETIVOS

JUSTIFICATIVA

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Este projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.

Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma,cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Sugestão de Atividades para o Plano de Aula Dia do Índio para Ensino Fundamental

“A conquista do colar”

A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe – até 8 contas por aluno).

Perguntas

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