Ícone do site Educação e Transformação

Plano de Aula Copa do Mundo

Plano de Aula Copa do Mundo

Plano de Aula Copa do Mundo

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Plano de Aula Copa do Mundo, indicado a alunos das series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Em escolas de todo o pais, professores utilizam este tema para trabalhar em sala de aula e foi pensando nisso que selecionamos esses modelos prontos para o seu Plano de Aula Copa do Mundo, confira:

Plano de Aula Copa do Mundo – O que eu sei sobre a Copa do Mundo.

Plano de Aula Copa do Mundo – O que eu sei sobre a Copa do Mundo.

Objetivos:

Aula 1

PROGNÓSTICO: Qual será a classificação do Brasil na Copa do Mundo?

  • Antes do início da Copa do Mundo, organize um cronograma para realização de um prognóstico sobre a classificação da Seleção Brasileira na Copa com todos os alunos/as e profissionais da escola;
  • Distribua para alunos/as e profissionais da escola um texto informativo sobre a Copa do Mundo e o prognóstico para ser respondido;
  • Divulgue o resultado do prognóstico antes do início da Copa do Mundo nos murais, jornal e site da escola.

DIAGNÓSTICO: Os professores organizaram duas atividades para diagnosticar e identificar o que os/as alunos/as sabem sobre a Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino das crianças:

  • Alunos/as do 6º ao 9º anos: utilização da escrita e do quadro imaginário social para registro dos /as alunos/as.

1ª Atividade:

Entregue e solicite que os/as alunos/as do 6º ao 9º anos respondam o questionário sobre a Copa do Mundo, utilizando a escrita para materializar suas opiniões.

O que sei sobre a Copa do Mundo:

  • Copa do Mundo, o que é isso?
  • Quando a Copa do Mundo é realizada?
  • O que precisa fazer para participar da Copa do Mundo?
  • Quem pode participar?
  • Quantas são as vagas para participar desta competição?
  • Como são escolhidos os participantes?
  • Será que tem algum regulamento? Qual é a forma de disputa?
  • Quais regras, técnicas e táticas do futebol são necessárias para participar da Copa do Mundo?

Esse questionário deve ser respondido em sala de aula, evitando que os/as alunos/as pesquisem ou busquem respostas em qualquer fonte de pesquisa.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula o resultado do questionário será socializado.

Aula 2 e 3

2ª Atividade:

Para a segunda aula, o/a professor/a deverá sintetizar as respostas do questionário entregue pelos/as alunos/as. Nesse momento, o/a professor/a deverá considerar todas as respostas apresentadas independente de sua veracidade;

  • Socialize a síntese do diagnóstico da primeira atividade para cada um dos cinco níveis de ensino;
  • Questione junto a todos/as alunos/as se concordam ou não com as respostas apresentadas;
  • Registre o resultado desse questionamento, pois o mesmo será muito útil no decorrer do processo.

Solicite aos/às alunos/as que tragam reportagens, fotos, imagens e outros documentos sobre qualquer Copa do Mundo já foi ou será realizada, para que possamos organizar um Painel Informativo sobre os seguintes temas da Copa do Mundo:

  • A história do futebol;
  • Regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos do futebol;
  • A história e contextualização das Copas do Mundo;
  • As sedes da próxima Copa do Mundo;
  • A mídia na Copa do Mundo;

Aula 4

2ª Atividade:

  1. Defina na Escola o espaço destinado para exposição dos painéis informativos sobre a Copa do Mundo;
  2. A exposição deve ser organizada por t emas, de maneira que, todas as informações sobre a Copa do Mundo que os/as alunos/as trouxerem, devem ser organizadas num painel com o mesmo tema.
  3. Programe, em conjunto com os/as alunos/as, os temas a serem pesquisados e o período de construção dos painéis informativos sobre:
    • A história do futebol de campo: origem, evolução de suas regras, materiais e massificação.
    • Futebol: suas regras e conhecimentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.
    • Histórico e contextualização das Copas do Mundo já realizadas – aspectos, econômicos, políticos e culturais dos países que sediaram esse evento.
    • Curiosidades, seleções e craques das Copas do Mundo.
    • Informações políticas, econômicas, culturais sobre os participantes e países sede da Copa do Mundo.
    • Como a mídia, as empresas esportivas, as instituições esportivas se envolveram na Copa do Mundo.
    • Divulgar e atualizar as tabelas e o quadro de pontuação de todos os jogos da Copa do Mundo.
  • As exposições destes painéis devem garantir que, antes e durante a realização da Copa do Mundo, sempre haverá informações novas sobre esse evento esportivo.

Informe aos/às alunos/as que na próxima aula iremos organizar e realizar a “Copinha da Escola”.

Avaliação

  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e, num primeiro momento, ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
  • Verifique a participação dos/as alunos/as durante a construção dos Painéis Informativos sobre a Copa do Mundo.

Também confira: Como usar a Copa do Mundo nas aulas de Matemática


Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil

Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil

Objetivos:

Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;

Eixo Linguagem Oral e Escrita:3

Linguagem Matemática:

Eixo Identidade e Autonomia:

Linguagem Plástica:

Movimento:

Música

Natureza e Sociedade:          

Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Infantil” mostrado acima, para download gratuito em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:


Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Física

Plano de Aula Copa do Mundo para Educação Física

Objetivos:

1ª Atividade:

Projeto copa do mundo 2018 ensino fundamental: Organizar a Copinha da Escola, tendo como referência a síntese (realizada pelos/as professores/as) das respostas do diagnóstico na primeira atividade, em cada nível de ensino, a ser realizada durante a fase classificatória da Copa do Mundo.

Nesse sentido os/as professores/as adotarão os seguintes procedimentos para os/as alunos/as do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental:

Aula 2, 3 e 4

2ª Atividade:

3ª Atividade:

No penúltimo dia da Copinha da Escola, ou antes, de começar a fase classificatória da Copa do Mundo, solicite aos/às alunos/as que levem para casa o questionário abaixo e traga-o respondido para a escola:

Roteiro de perguntas problematizadoras

Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar na Copinha da Escola, responda todas as perguntas abaixo, perguntando aos pais, amigos e/ou professores/as quando tiver dúvidas e, se necessário, consultando a biblioteca da escola, revistas, jornais, internet, programas de TVs.

  1. O que as pessoas pensam, sentem e falam durante a realização da Copa do Mundo?
  2. Qual a importância da Copa do Mundo para o Brasil? E para você?
  3. Na sua opinião, por que os atletas, os técnicos e os árbitros se interessam tanto em participar de uma Copa do Mundo?
  4. Porque os países e os patrocinadores têm tanto interesse em realizar uma Copa do Mundo?
  5. Você sabe quanto se gasta para preparar e realizar uma Copa do Mundo? De onde vem o dinheiro para pagar a realização da Copa do Mundo?
  6. Quanto é que pagamos para assistir um jogo da Copa do Mundo?
  7. Na sua opinião, por que as pessoas têm tanto interesse em assistir a Copa do Mundo?
  8. Quais são as instituições responsáveis por preparar, organizar e realizar a Copa do Mundo?
  9. O que você sabe sobre o esporte Futebol?
  10. Na sua opinião, por que o professor de Educação Física esta fazendo todas essas perguntas?

Aula 5

Avalie a participação dos/as alunos/as na Copinha da Escola. Sugerimos que os/as alunos/as respondam construam um texto respeitando o seguinte roteiro:

  • Como foi minha participação na organização da Copinha da Escola?
  • O que a Copinha da Escola tem em comum com a Copa do Mundo?
  • Em qual equipe/seleção eu joguei?
  • Com quem minha equipe/seleção jogou?
  • Houve ou haverá esse confronto na Copa do Mundo?
  • Qual foi o resultado da Copinha da Escola? Será o mesmo da Copa do Mundo?
  • O que gostei e não gostei da Copinha da Escola?

Sintetize os dados da avaliação que os/as alunos/as realizaram sobre a Copinha da Escola e apresente aos/às mesmos/as.

Avaliação

  • Observe e acompanhe os/as alunos/as se, durante o desenvolvimento da estratégia de ensino, conseguiram identificar o que sabem sobre a Copa do Mundo e ampliar o conhecimento sobre o tema de forma reflexiva e crítica.
  • Verifique se, nos registros dos/as alunos/as, estão presentes aspectos ontológicos (objetivos, ideologia, história) e/ou elementos constitutivos da Copa do Mundo (sua estrutura organizativa: instituições, aspectos financeiros, mídia e a organização da competição). Se estes aspectos estiverem presentes, separe-os e organize-os para a próxima estratégia de ensino.

O que achou da nossa postagem “Plano de Aula Copa do Mundo” ? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Sair da versão mobile