Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental. Maravilhosas ideias para trabalhar com alunos do 1º ao 5º ano.
As festas de Carnaval acontecem sempre nas ruas, com desfiles de fantasias e blocos, mas o que acha de trabalhar essa data comemorativa em sala de aula? O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, e o Brasil é mundialmente conhecido por essa festa e folia.
Por ser uma data tão popular se torna um excelente tema para trabalhar na escola. E foi pensando nisso que selecionamos esses Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental, confira:
Veja mais em:
Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental – Marchinhas
Objetivos:
- desenvolver a leitura e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;
- compreender a letra das marchinhas;
- desenvolver a criatividade e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre temas infantis;
- Se envolverá com a festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Será necessário que o aluno já esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
- O professor iniciará a aula perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba, trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)
- Continuará a conversa perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.
- Informar que a MARCHINHA é um tipo de música antiga que era, e ainda é, bastante utilizada nos bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.
Momento 2
Levar para os alunos a marchinha “mamãe eu quero” para eles ouvirem e lerem a letra, a qual será xerocada para cada aluno (Música disponível no site abaixo)
Mamãe eu quero
Compositor(es): Marcha De Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
- O professor deixará os alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música, deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma palavra, possivelmente, não entendida por eles.
- Direcionar a conversa, afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de um mãe com seu filho.
Momento 3
Apresentar outras marchinhas de carnaval:
Após a escuta dessa marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente, explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas), afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.
Momento 4
- Neste momento, será apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com as palavras que estão faltando.
Tomara que chova
Composição: Emilinha Borba
Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
- Ao final da atividade de completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo (pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um problema também ressaltado pelo autor.
Momento 5
- Após esses três exemplos de marchinhas, o professor pedirá, com tarefa de casa, que os alunos pesquisem para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha, a ser entregue para o professor.
Momento 6
- Na aula seguinte, o professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS
Momento 7
- Nesse momento, o professor irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.
- Como inspiração, o professor colocará várias marchinhas para os alunos ouvirem:
- Em seguida, dará a orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia, ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.
- Será necessário escolher também um tema,o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou sobre algum personagem de que eles gostam.
- Será interessante o professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:
Exemplo: futebol com a melodia (som) de “Mamãe eu quero”, utilizando alguma parte da música e a respeito de uma brincadeira ou esporte:
Mamãe eu quero
Compositora: Lívia Neves
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Eu quero jogar futebol
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira porque eu quero jogar!!!!
Momento 8
- O professor recolherá as marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de mudanças, caso haja necessidade.
- Em outra aula, entregará para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma ilustração como a abaixo, ou ser ilustrada pelos próprios alunos.
Momento 9
- Após as marchinhas serem passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: ” Produzindo marchinhas carnavalescas”
Avaliação
- O professor corrigirá as marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.
- Verificará também o envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas existentes, cantando as músicas, etc.
Outras sugestões em:
- Atividades de carnaval
- Atividades de Carnaval 1 ano
- Atividades de Carnaval Educação Infantil
- Atividades de carnaval para ensino fundamental
- Atividades Interpretação de texto sobre o carnaval
Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental – Produção Texto do Carnaval no Brasil – Texto Informativo
Objetivos:
- Participar dos diálogos em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor;
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas, ampliando a compreensão;
- Produzir texto escrito: informativo. Adequando a escrita por meio dos objetivos propostos;
- Revisar e reelaborar a própria escrita.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Esta atividade poderá ser organizada em turma em processo inicial de alfabetização. Em turma heterogênea, o professor poderá escolher algumas crianças para auxiliarem os demais colegas, sendo seus escribas. Ou ainda, produzir coletivamente o texto no quadro para copia dos aprendizes.
Recursos
- Uma pequena caixa com algumas perguntas para iniciar a discussão do tema.
- Dois mapas do Brasil anexados em cartaz.
Atividade 1
1) Disponha a turma em roda e escreva no quadro a temática da aula: O Carnaval. Apresente a “caixa surpresa” para a turma e solicite que algumas crianças retirem as questões da caixa e leiam para a turma discutir.
Algumas sugestões de perguntas para a caixa: Qual o significado do carnaval para você? Quais suas lembranças de carnavais passados? Como seu bairro/cidade vive o carnaval? Você tem uma escola de samba favorita? Como as regiões do Brasil comemoram o carnaval? Cante uma música/marchinha de carnaval.
Atividade 2
2) Apresente, em seguida, um cartaz com dois mapas grandes com as regiões do Brasil, e discuta oralmente com a turma sobre a diversidade do carnaval no país.
3) Distribua imagens com esta diversidade ou forneça jornais e revistas afim de que as crianças identifiquem e discutam sobre as especificidades. Solicite, então, que as crianças cole-as no primeiro mapa, relacionando com sua respectiva região brasileira.
Atividade 3
4) Divida a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma região brasileira. Entregue pequenos pedaços de papel e solicite que o grupo escreva as características das modalidades carnavalescas de sua respectiva região e cole-as no segundo mapa. Explore na produção textual: a escrita do nome da região, as formas de celebrarem o carnaval e suas características.
5) Após o momento de escrita, solicite que o grupo avalie a mesma e, se necessário, reelaborem um novo texto. Questões poderão ser apresentadas: o meu texto está claro? Consigo entender o que está escrito? Está grafado corretamente? Falta alguma informação?
6) Ao final da atividade discuta a importância do respeito às diferenças. Divulgue o trabalho nos murais da escola.
Variação: A mesma atividade poderá ser adaptada de acordo com a festividade, comemoração ou discussão das diferenças culturais ou humanas.
Segue a seguir alguns informes sobre o carnaval nas regiões brasileiras, que servirá para apoiar a discussão com a turma: Minas Gerais – bailes, carnaval de rua, marchinhas, batucadas; Rio de Janeiro e São Paulo – escolas de samba; Bahia – axé, trios elétricos, micaretas; Pernambuco – frevo e maracatu; Região Norte – Festa do Bumba-meu-boi.
O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, como é chamado o sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil. Outros desfiles importantes ocorrem em Florianópolis, Manaus e em Vitória.
Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
7) Segue ainda algumas fotos e modelos de mapas que poderão ser utilizados na atividade:
Avaliação
O aprendiz será avaliado:
- No processo de relacionar a imagem do carnaval à sua localidade no território brasileiro, buscando pistas textuais, intertextuais e contextuais;
- Por meio da produção do texto informativo, adequado ao objetivo proposto: descrição das características do carnaval em determinada região brasileira.
Recomendamos também:
Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental 1º ao 5 ano
Plano de Aula Carnaval para Ensino Fundamental – Festa à Fantasia
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Objetivos:
- Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
- Conhecer sua origem e suas características;
- Identificar e interpretar músicas de Carnaval;
- Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
- Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte, colagem, máscaras e fantasias;
- Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas, resgatando as tradições;
- Conhecer as escolas de samba e os blocos da cidade;
- Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
Desenvolvimento:
- Coleta de dados;
- Pesquisas;
- Músicas;
- Confecção de fantasias e outros adereços para a festa;
- Organização de blocos de acordo com as fantasias;
- Desenhos carnavalescos para decorar a escola;
- Baile de carnaval;
- Produzir paródias
- Concurso de fantasias confeccionadas em sala de aula;
- Escolha da garota e garoto folia.
Culminância:
Festa à fantasia na escola, com desfiles e apresentações das paródias.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Outras dicas em: