Ícone do site Educação e Transformação

Planejamento Anual para Creche

Planejamento Anual para Creche 1 e 2 - Plano de aula anual de atividades

planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, planejar é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente, com plano de aula, e pensando nisso confira o Planejamento Anual para Creche, prontos para imprimir.

Recomendo também:

No início do ano letivo, as escolas montam o projeto pedagógico que vai orientar os professores durante todo aquele ano. Mas, e as creches? tem algum projeto para trabalhar com crianças em creches públicas?

Sim, as creches, com o passar dos anos, vem perdendo cada vez mais a concepção assistencialista que tanto a caracterizava e dando espaço para discussões sobre o papel do educador dentro da instituição e qual a melhor proposta pedagógica para orienta-los junto às crianças. (Confira também: Decoração para Sala de Aula)

O projeto pedagógico de uma creche deve ser cuidadosamente elaborado, com objetivo de desenvolver a criança nos mais diversos aspectos. O bem-estar físico e emocional do aluno deve ser a principal meta, confira a seguir alguns modelos prontos de Planejamento Anual para Creche:

Planejamento Anual para Creche 1

Confira a seguir um “Planejamento Anual para Creche 1”, elaborado pela Prof. Maria Dilza:

Características marcantes das crianças nessa idade: 

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar.

Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo a sua autonomia.

Faz-se necessário acompanhar a construção de sua personalidade, sempre respeitando que cada idade apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.

Portanto, é preciso conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança de 2 anos.

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche 1” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Planejamento Anual para Creche 2

A criança de 3 anos

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionados pelos ambientes familiar e escolar.

Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento de forma particular, adquirindo a sua autonomia.

Faz- se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que cada idade apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimulara criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.

Portanto, cabe à família e à escola conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança de 3 anos.

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche (II) 2” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:

Planejamento Anual para Creche – Crianças de até 12 meses:

Planejamento Anual para Creche – Crianças entre 1 a 2 anos

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

Desenvolver a Área da Formação Pessoal e Social – Proporcionar às crianças momentos de escolha livre de actividades– Estimular e incentivar a criança na actividade escolhida

– Apoiar positivamente a criança

– Estabelecer relações com a Educadora e Auxiliar

– Criar relações com as outras crianças

– Expressar iniciativas– Explorar e brincar por iniciativa própria

– Distinguir o «eu» dos outros

– Incentivar a arrumar o que desarrumou

– Lavar e limpar as mãos com a ajuda do adulto

– Reconhecer os seus objectos

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a motricidade global– Movimentar diferentes partes do corpo e também o corpo todo

– Estimular a coordenação visual e motora

– Iniciar a aquisição da noção de espaço (ir à casa de banho, ao refeitório) e tempo (horas certas às refeições, no repouso)

– Fazer jogos de expressão corporal– Todo o tipo de actividades que exercitem os grandes músculos tais como correr, saltar rebolar, subir, descer…)

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora,dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a socialização e a imaginação– Conseguir imitar os gestos da Educadora ou auxiliar – Fazer «jogo dramático» (imitar animais)– Identificar figuras e/ou fotografias

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Explorar materiais de expressão artística– Desenvolver a motricidade fina e a destreza manual

– Promover a concentração e a atenção

– Massa de cores– Massa mágica

– Desenho livre

– Pintura com dedos e mãos

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica emusical e domínio da linguagem e matemática) – Explorar sons e tons vocais– Desenvolver a linguagem

– Promover o sentido rítmico e melódico

– Desenvolver a capacidade de memorização e concentração

– Canções simples– Canções de roda

– Imitar e reconhecer sons

– Ouvir canções e dançar

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a linguagem aumentando o vocabulário da criança– Estimular a criança na construção de frases curtas – Histórias simples e curtas– Lenga-lengas

– Poesias

– Canções

– Conversas na manta

– Observação de imagens

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver os primeiros conceitos de quantidade e número– Promover a capacidade de atenção, concentração, visualização e memorização

– Desenvolver a noção de correspondência

– Fazer correspondência de um para um (1 chupeta – 1 boca; 1 bebé – 1 cama; 1 sapato – 1 pé…)– Observar e comparar:

Grande/pequeno

Alto/baixo

Cheio/vazio

Quente/frio

Muitos/poucos

……..

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área do Conhecimento do Mundo – Ajudar a criança a construir algumas ideias sobre as relações com os outros e com os objectos, ou seja, de tudo o que a rodeia – Explorar objectos com as mãos, pés, boca, ouvidos e nariz– Pôr à disposição da criança diferentes materiais que lhe despertem diferentes sensações

Planejamento Anual para Creche para crianças de 2 anos

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

 

 

 

Desenvolver a Área da Formação Pessoal e Social

– Ajudar a criança a ter confiança em si mesma

– Ajudar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros

 

– Estimular hábitos de higiene

 

– Desenvolver a autonomia e a socialização

 

– Incutir pequenas regras

– Lavar e limpar as mãos

– Arrumar o que desarrumou

 

– Reconhecer os seus objectos

 

– Despir e vestir as cuecas e as calças/saia quando vai à casa de banho

 

– Colocar o lixo no balde do lixo

 

– Utilizar o bacio – controle dos esfíncteres

 

– Calçar/descalçar os sapatos

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

 

 

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação

(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática)

– Desenvolver a motricidade global

– Estimular a coordenação visual e motora

 

– Iniciar a aquisição da noção de espaço (ir à casa de banho, ao refeitório) e tempo (horas certas às refeições, no repouso)

 

– Conhecer as diferentes partes do corpo

– Fazer jogos de expressão corporal

– Todo o tipo de actividades que exercitem os grandes músculos tais como correr, saltar rebolar, subir, descer…)

 

– Jogos de encaixe, rasgagem, desenho e legos

 

– Modelagem (massa de cor, plasticina

 

– Comer sozinhos

 

– Figuras para identificarem as diferentes partes do corpo

 

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora,dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a socialização e a imaginação

 

– Promover a linguagem e consequentemente o enriquecimento do vocabulário

– Jogo dramático (fazer de cão, de gato, ovelha, etc.)

– Jogo simbólico – «o faz de conta»

 

– Recontar ou criar histórias

 

 

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação

(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática)

 

– Desenvolver a motricidade fina e a destreza manual

 

– Promover a concentração e a atenção

 

– Explorar diferentes tipos de materiais

– Massa de cores

– Massa magica

 

– Plasticina

 

– Desenho livre

 

– Rasgagem e colagem

 

– Digitinta

 

– Carimbagem

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica emusical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a linguagem

 

– Promover o sentido rítmico e melódico

 

– Desenvolver a capacidade de memorização e concentração

– Canções simples

 

– Canções de roda

 

– Imitar e reconhecer sons

 

– Imitar sons de animais

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática)  

– Desenvolver a linguagem e consequentemente um aumento do vocabulário

 

– Estimular a criança na construção de frases curtas

– Historias simples e curtas

– Lenga-lengas

 

– Poesias

 

– Conversas na manta

 

– Canções

 

– Observação de imagens

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) – Desenvolver a capacidade de atenção e concentração

 

– Estimular a noção de correspondência

 

– Promover a visualização e memorização

– Fazer correspondência de um para um (1 chupeta – 1 boca; 1 bebé – 1 cama; 1 sapato – 1 pé…)

– Observar e comparar:

Grande/pequeno

Alto/baixo

Cheio/vazio

Quente/frio

Muitos/poucos…

Objectivos Gerais

Objectivos Específicos

Actividades a desenvolver

– Desenvolver a Área do Conhecimento do Mundo – Ajudar a criança a construir algumas ideias sobre as relações com os outros e com os objectos, ou seja, de tudo o que a rodeia

– Desenvolver a capacidade de atenção, memorização e visualização

– Explorar objectos com as mãos, pés, boca, ouvidos e nariz

– Pôr à disposição da criança diferentes materiais que lhe despertem diferentes sensações

 

– Observar o estado do tempo

 

– Iniciar as cores

 

– Jogos de identificação e associação de objectos


Planejamento Anual para Creche – Plano Anual de Atividades em PDF

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche – Plano Anual de Atividades” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Planejamento Anual para Creche

1.Identidade e Autonomia

Objetivos

Conteúdos trabalhados

Sugestões de atividade

2. Linguagem oral e Escrita

Objetivos

Conteúdos trabalhados

Sugestões de atividades

3. Linguagem Matemática

Objetivos

Conteúdos trabalhados

Sugestões de atividades

4.  Natureza e Sociedade

Objetivos

Conteúdos trabalhados

Sugestões de atividades

5. Movimento

Objetivos

Sugestões de atividades

6.  Artes visuais, sonoras e plásticas

Objetivos

Sugestões de Atividades

Confira também:

Sair da versão mobile