O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades, planejar é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente, com plano de aula, e pensando nisso confira o Planejamento Anual para Creche, prontos para imprimir.
Recomendo também:
No início do ano letivo, as escolas montam o projeto pedagógico que vai orientar os professores durante todo aquele ano. Mas, e as creches? tem algum projeto para trabalhar com crianças em creches públicas?
Sim, as creches, com o passar dos anos, vem perdendo cada vez mais a concepção assistencialista que tanto a caracterizava e dando espaço para discussões sobre o papel do educador dentro da instituição e qual a melhor proposta pedagógica para orienta-los junto às crianças. (Confira também: Decoração para Sala de Aula)
O projeto pedagógico de uma creche deve ser cuidadosamente elaborado, com objetivo de desenvolver a criança nos mais diversos aspectos. O bem-estar físico e emocional do aluno deve ser a principal meta, confira a seguir alguns modelos prontos de Planejamento Anual para Creche:
Planejamento Anual para Creche 1
Confira a seguir um “Planejamento Anual para Creche 1”, elaborado pela Prof. Maria Dilza:
Características marcantes das crianças nessa idade:
O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar.
Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo a sua autonomia.
Faz-se necessário acompanhar a construção de sua personalidade, sempre respeitando que cada idade apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.
Portanto, é preciso conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança de 2 anos.
Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche 1” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Planejamento Anual para Creche 2
A criança de 3 anos
O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionados pelos ambientes familiar e escolar.
Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento de forma particular, adquirindo a sua autonomia.
Faz- se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que cada idade apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimulara criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.
Portanto, cabe à família e à escola conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança de 3 anos.
Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche (II) 2” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Planejamento Anual para Creche – Crianças de até 12 meses:
Planejamento Anual para Creche – Crianças entre 1 a 2 anos
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
Desenvolver a Área da Formação Pessoal e Social | – Proporcionar às crianças momentos de escolha livre de actividades– Estimular e incentivar a criança na actividade escolhida
– Apoiar positivamente a criança – Estabelecer relações com a Educadora e Auxiliar – Criar relações com as outras crianças |
– Expressar iniciativas– Explorar e brincar por iniciativa própria
– Distinguir o «eu» dos outros – Incentivar a arrumar o que desarrumou – Lavar e limpar as mãos com a ajuda do adulto – Reconhecer os seus objectos |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a motricidade global– Movimentar diferentes partes do corpo e também o corpo todo
– Estimular a coordenação visual e motora – Iniciar a aquisição da noção de espaço (ir à casa de banho, ao refeitório) e tempo (horas certas às refeições, no repouso) |
– Fazer jogos de expressão corporal– Todo o tipo de actividades que exercitem os grandes músculos tais como correr, saltar rebolar, subir, descer…) |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora,dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a socialização e a imaginação– Conseguir imitar os gestos da Educadora ou auxiliar | – Fazer «jogo dramático» (imitar animais)– Identificar figuras e/ou fotografias |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Explorar materiais de expressão artística– Desenvolver a motricidade fina e a destreza manual
– Promover a concentração e a atenção |
– Massa de cores– Massa mágica
– Desenho livre – Pintura com dedos e mãos |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica emusical e domínio da linguagem e matemática) | – Explorar sons e tons vocais– Desenvolver a linguagem
– Promover o sentido rítmico e melódico – Desenvolver a capacidade de memorização e concentração |
– Canções simples– Canções de roda
– Imitar e reconhecer sons – Ouvir canções e dançar |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a linguagem aumentando o vocabulário da criança– Estimular a criança na construção de frases curtas | – Histórias simples e curtas– Lenga-lengas
– Poesias – Canções – Conversas na manta – Observação de imagens |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver os primeiros conceitos de quantidade e número– Promover a capacidade de atenção, concentração, visualização e memorização
– Desenvolver a noção de correspondência |
– Fazer correspondência de um para um (1 chupeta – 1 boca; 1 bebé – 1 cama; 1 sapato – 1 pé…)– Observar e comparar:
Grande/pequeno Alto/baixo Cheio/vazio Quente/frio Muitos/poucos …….. |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área do Conhecimento do Mundo | – Ajudar a criança a construir algumas ideias sobre as relações com os outros e com os objectos, ou seja, de tudo o que a rodeia | – Explorar objectos com as mãos, pés, boca, ouvidos e nariz– Pôr à disposição da criança diferentes materiais que lhe despertem diferentes sensações |
Planejamento Anual para Creche para crianças de 2 anos
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
Desenvolver a Área da Formação Pessoal e Social |
– Ajudar a criança a ter confiança em si mesma
– Ajudar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros
– Estimular hábitos de higiene
– Desenvolver a autonomia e a socialização
– Incutir pequenas regras |
– Lavar e limpar as mãos
– Arrumar o que desarrumou
– Reconhecer os seus objectos
– Despir e vestir as cuecas e as calças/saia quando vai à casa de banho
– Colocar o lixo no balde do lixo
– Utilizar o bacio – controle dos esfíncteres
– Calçar/descalçar os sapatos |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação (expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) |
– Desenvolver a motricidade global
– Estimular a coordenação visual e motora
– Iniciar a aquisição da noção de espaço (ir à casa de banho, ao refeitório) e tempo (horas certas às refeições, no repouso)
– Conhecer as diferentes partes do corpo |
– Fazer jogos de expressão corporal
– Todo o tipo de actividades que exercitem os grandes músculos tais como correr, saltar rebolar, subir, descer…)
– Jogos de encaixe, rasgagem, desenho e legos
– Modelagem (massa de cor, plasticina
– Comer sozinhos
– Figuras para identificarem as diferentes partes do corpo
|
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora,dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a socialização e a imaginação
– Promover a linguagem e consequentemente o enriquecimento do vocabulário |
– Jogo dramático (fazer de cão, de gato, ovelha, etc.)
– Jogo simbólico – «o faz de conta»
– Recontar ou criar histórias
|
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação
(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) |
– Desenvolver a motricidade fina e a destreza manual
– Promover a concentração e a atenção
– Explorar diferentes tipos de materiais |
– Massa de cores
– Massa magica
– Plasticina
– Desenho livre
– Rasgagem e colagem
– Digitinta
– Carimbagem |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica emusical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a linguagem
– Promover o sentido rítmico e melódico
– Desenvolver a capacidade de memorização e concentração |
– Canções simples
– Canções de roda
– Imitar e reconhecer sons
– Imitar sons de animais |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) |
– Desenvolver a linguagem e consequentemente um aumento do vocabulário
– Estimular a criança na construção de frases curtas |
– Historias simples e curtas
– Lenga-lengas
– Poesias
– Conversas na manta
– Canções
– Observação de imagens |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área da Expressão e Comunicação(expressão motora, dramática, plástica e musical e domínio da linguagem e matemática) | – Desenvolver a capacidade de atenção e concentração
– Estimular a noção de correspondência
– Promover a visualização e memorização |
– Fazer correspondência de um para um (1 chupeta – 1 boca; 1 bebé – 1 cama; 1 sapato – 1 pé…)
– Observar e comparar: Grande/pequeno Alto/baixo Cheio/vazio Quente/frio Muitos/poucos… |
Objectivos Gerais |
Objectivos Específicos |
Actividades a desenvolver |
– Desenvolver a Área do Conhecimento do Mundo | – Ajudar a criança a construir algumas ideias sobre as relações com os outros e com os objectos, ou seja, de tudo o que a rodeia
– Desenvolver a capacidade de atenção, memorização e visualização |
– Explorar objectos com as mãos, pés, boca, ouvidos e nariz
– Pôr à disposição da criança diferentes materiais que lhe despertem diferentes sensações
– Observar o estado do tempo
– Iniciar as cores
– Jogos de identificação e associação de objectos |
Planejamento Anual para Creche – Plano Anual de Atividades em PDF
Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Creche – Plano Anual de Atividades” completo, elaborado pelo Colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Planejamento Anual para Creche
1.Identidade e Autonomia
Objetivos
- Contribuir para a promoção da cultura da fraternidade entre as crianças, a família e a comunidade;
- Despertar o senso de Justiça, honestidade, verdade, tolerância, paciência, direito e dever, compreensão e perdão dentre as crianças;
Conteúdos trabalhados
- Eu e os outros;
- Regras de Convivência.
Sugestões de atividade
- Conhecer e explorar o próprio corpo;
- Trabalhar os cuidados que devemos ter com os matérias de uso individual e coletivo;
- Desenvolver jogos sociais individuais e coletivos;
- Respeitar regras elementares de convívio social;
- Brincadeiras que envolvam ações de cooperação e solidariedade (ajudar os colegas).
2. Linguagem oral e Escrita
Objetivos
- Apropriar-se cada vez mais da fala como meio de se expressar, comunicar pensamentos, representar o mundo e atuar sobre ele;
- Desenvolver a capacidade de ouvir reproduzir e transmitir histórias contadas;
- Ampliar o vocabulário;
- Estimular o apreço pela leitura;
- Distinguir letras de outros sinais e símbolos gráficos;
- Reconhecer e grafar as letras do prenome (primeira letra);
- Distinguir a que produto pertence os rótulos apresentados;
Conteúdos trabalhados
- História infantil;
- Música;
- Poesia;
- Dramatização;
- Prenome;
- Alfabeto Móvel;
- Arte e pintura.
Sugestões de atividades
- Histórias;
- Poesias;
- Músicas;
- Rodinhas (desenvolver a linguagem oral);
- Jogos de audição (bandinhas);
- Blocão;
- Chamadinha;
- Trabalhar as letras do Alfabeto;
- Teatro de fantoches (desenvolver a linguagem oral através da dramatização);
- Pinturas.
3. Linguagem Matemática
Objetivos
- Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem oral e relações espaciais;
- Desenvolver o conhecimento sobre cores primárias e secundárias (mistura das cores primárias) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo, retângulo e oval);
- Desenvolver a capacidades de agrupamento ou separação de elementos por semelhanças ou diferenças;
- Capacidade de Identificar as posições dentro/fora, em cima/embaixo, aberto/fechado, perto/longe e ao lado em relação ao próprio corpo.
Conteúdos trabalhados
- Agrupamento, seleção e classificação;
- Os números (1 ao 5 Maternal I e 1 ao 10 Maternal II);
- Cores;
- Formas;
Sugestões de atividades
- Contagem oral através de jogos, músicas e brincadeiras;
- Confecção de quebra – cabeças;
- Jogos da memória de cores, formas e números;
- Brincadeiras com caixas de papelão, tampas diversas e garrafas;
- Noções de tempo (dia/noite,dias da semana e calendário)
- Brincadeiras utilizando diversos espaços;
- Blocos lógicos;
- Empilhar, rolar, encaixar e transvasar (alinhavar);
- Trabalhar noções de grande/pequeno, Maior/menor, igual/diferente.
4. Natureza e Sociedade
Objetivos
- Reconhecer que a preservação do meio ambiente é a melhor forma de preservação da própria vida, de acordo com os princípios da Campanha da Fraternidade de 2011;
- Contribuir para a conscientização das pessoas sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas;
- Explorar o meio ambiente, respeitando a natureza;
- Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, ventos, trovoadas…);
- Conhecer as estações do ano e suas principais características;
- Identificar as partes do corpo e suas funções;
- Conhecer os principais cuidados que devemos ter com o nosso corpo para a preservação da saúde;
- Desenvolver percepções tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual através de experiências;
- Desenvolver o gosto por uma alimentação saudável como forma de preservação da saúde;
- Reconhecer a família e os grupos sociais em que estamos inseridos.
Conteúdos trabalhados
- Meio Ambiente (animais, plantas e o ser humano)
- Fenômenos da Natureza;
- Hábitos de Higiene;
- Alimentação;
- Eu
- Minha família;
- Minha Creche;
- Minha comunidade;
- Meios de transportes (regras de trânsito);
- Meios de Comunicação;
- Estações do ano (primavera, verão, outono e inverno);
- Datas Cívicas.
Sugestões de atividades
- Jogos coletivos que envolvam o toque do próprio corpo e do coleguinha;
- Pesquisas sobre diversos temas;
- Músicas, passeios e brincadeiras;
- Histórias;
- Uso do espelho (observação do próprio corpo e dos colegas);
- Rótulos e embalagens relacionadas a alimentação e higiene pessoal.
5. Movimento
Objetivos
- Experimentar os limites do corpo (rolar, engatinhar, arrastar, pular, correr…);
- Experimentar movimentos amplos (lentos, rápidos…);
- Desenvolver coordenação motora fina;
- Desenvolver equilíbrio;
- Conhecer os diversos esportes.
Sugestões de atividades
- Rasgar;
- Colar;
- Amassar;
- Dobrar;
- Dançar;
- Cantar;
- Relaxar;
- Jogos pedagógicos;
- Brincadeiras no parquinho com diversos materiais(cordas, cones, pneus, bambolês, bolas…).
6. Artes visuais, sonoras e plásticas
Objetivos
- Desenvolver a criatividade e o senso crítico;
- Desenvolver o gosto por pinturas, desenhos, modelagens e as diversas formas de manifestações artísticas;
- Explorar os materiais recicláveis através da arte.
Sugestões de Atividades
- Faz de conta (dramatizações e confecção de roupas);
- Brincadeiras de roda;
- Pinturas livres;
- Modelagens com massinhas e argila;
- Brincadeiras com areia, terra, tinta, caixas, madeiras…;
- Usar suportes gráficos, como: jornais, revistas, encartes de lojas;
- Brincadeiras com fantoches e de casinha;
- Atividades com materiais diversos, tais como: lápis de cera, algodão, botões, barbantes, espumas…
- Pintura em diferentes texturas, tais como: lixas, folhas, tecidos linhas…
- Utilizar materiais recicláveis e da natureza para atividades artísticas, como folhas, troncos velhos, gravetos…
Confira também:
- O que a creche pode ensinar?
- 10 brincadeiras para experimentar com as turmas da creche e da pré-escola
- 20 atividades para maternal, creche e berçário