Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas relações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem e nesta postagem selecionamos para vocês algumas sugestões para o Planejamento Anual para Berçário 1 e 2.
Como Fazer o seu planejamento de aula?
Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
Veja ainda:
- Plano de Aula para Adaptação Infantil
- Plano de Aula para Semana de Adaptação
- Planos de Aula para professores.
Planejamento Anual para Berçário – 6 meses a 1 ano e quatro meses
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, nós educadores recebemos as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.
Ficar bem no berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho, por isso, sugere-se destinar dois ou três dias para a mãe participar dos cuidados de seu filho, enquanto observa como as outras crianças são tratadas pela equipe do berçário. A criança em poucos dias sentir-se-á segura aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá um novo convívio
O período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.
Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Berçário – 6 meses a 1 ano e quatro meses” completo, elaborado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Planejamento Anual para Berçário 1
JUSTIFICATIVA
Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.
CONTEÚDOS
- Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc; Observação e identificação de imagens diversas;
- Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
- Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
- Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc; - Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
OBJETIVOS:
- Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
- Trabalhar capacidades expressivas;
- Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
- Desenvolver formas alternativas de locomoção;
- Relação de independência com o ambiente vivido;
- Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
- Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
Planejamento Anual para Berçário 2
JUSTIFICATIVA
Fase marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a realidade.
CONTEÚDOS
- Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
- Incentivo a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
- Estímulo a traçados simples para coordenação motora;
- Estimulação tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
- Reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
- Incentivo e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-desmonta;
- Apresentação de cores;
- Músicas com gestuais e cantigas de roda;
- Brincadeiras de imitação;
- Incentivo à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas, histórias, conversas, etc;
- Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
- Brincadeiras livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e espaços agradáveis, etc;
- Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
- Interagir socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
- Respeito a regras, limites e boas maneiras, etc;
- Participação e interesse em situações que envolva a interação social;
OBJETIVOS
- Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
- Trabalhar capacidades expressivas;
- Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
- Relação de independência com o ambiente vivido;
- Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
- Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
- Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
- Dar ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento da linguagem oral, etc;
- Brincar;
- Expressar desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
- Relacionar-se progressivamente com seus pares e os demais;
- Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc
Planejamento Anual para Berçário – Para imprimir
Planejamento Anual para Berçário -Projeto Meu Querido Berçário, elaborado por Simone Drumond:
Não deixe de conferir:
- Modelo de Planejamento Anual berçário
- LISTA: 138 SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA
- Lista: 146 Planos de Aula prontos
Planejamento Anual para Berçário 1
OBJETIVOS
- Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
- Trabalhar capacidades expressivas;
- Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
- Desenvolver formas alternativas de locomoção;
- Relação de independência com o ambiente vivido;
- Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc.;
- Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
- Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
CONTEÚDOS
- Cuidados básicos de higiene e saúde;
- Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação”
- Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc.;
- Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc.;
- Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
- Estimulação tátil, através de carícias e afago;
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
- Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
- Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
- Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
- Músicas com gestuais e cantigas de roda;
- Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc.;
- Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
- Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
- Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
MOVIMENTO
INTRODUÇÃO
É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção.
OBJETIVOS
- Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
- Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto, o andar, o correr e o pular;
- Brincar e socializar;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
CONTEÚDOS
- Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso de espelho e da interação com os outros;
- Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Para ter acesso ao Planejamento Anual para Berçário 1 completo, elaborado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, confira o link a seguir e baixe em PDF:
Planejamento Anual para Berçário e Maternal 1 em PDF
Confira no link a seguir uma super dica de planejamento anual para berçário para trabalhar IDENTIDADE E AUTONOMIA.
Baixe em PDF – Clique Aqui.
Planejamento Anual para Berçário
Exploração dos objetos e brincadeiras:
Objetivo geral:
- Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças;
- Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças.
Objetivo específico:
- Explorar ambientes diversos;
- Manusear diferentes objetos;
- .Movimentar-se livremente em espaços variados;
- Desenvolver a autonomia;
- Estimular os sentidos.
Conteúdos
- Exploração dos cantos lúdicos;
- Contato com objetos e brinquedos variados
- Atividades com diferentes texturas, formas, cores, tamanhos;
- Brincadeiras cantadas, e brinquedos sonoros;
- Explorar objetos sonoros, coloridos, com diferentes formatos.
- Atividades diversas com espelhos.
Linguagem oral e comunicação
Objetivo geral:
- Oferecer à criança variadas situações de comunicação verbal para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Objetivo especifico:
- Realizar comandos simples para execução;
- Nomear objetos verbalmente;
- Participar de situações de leitura;
- Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, cantar, comunicar-se e expressar;
- Estimula da fala por meio da interação com o outro por gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conteúdos
- Cantar e contar histórias com diferentes entonações de voz;
- Montagem de uma bebeteca;
- Cantar músicas;
- Leitura de histórias e livros infantis;
- Imitação de sons;
- Nomear verbalmente objetos e pessoas;
- Falar com as crianças nos momentos da rotina,
- Estimular por meio de sons o balbuciar dos bebes e a imitação de expressões faciais;
- Leitura não convenciona! De figuras
Desafios corporais:
Objetivo geral:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Criar situações de equilíbrio e controle do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, engatinhar, arrastar-se, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão e encaixe, lançamento, para o uso de objetos diversos.
Objetivo especifico:
- Desenvolver o equilíbrio;
- Reconhecer a imagem do próprio corpo;
- Nomear as partes do corpo
- Explorar movimentos corporais como: rolar, dançar, arrastar, puxar, entrar e sair.
Conteúdos
- Atividades de encaixe, Desafios;
- Atividades com circuito; Tapete de sensações/estímulos;
- Espalhar objetos coloridos par que a criança tente alcançá-los ou mesmo pisar sobre eles; Oferecer pontos de apoio firme e seguros, para que a criança tente andar; Amparar a criança e colocá-la sentada buscando equilíbrio.
Identidade e autonomia:
Objetivo geral:
- Valorizar a criança, construir sua identidade por meio das interações expressando seus desejos, vontades, desagrados e sentimentos desenvolvendo a autonomia.
Objetivo especifico:
- Desenvolver a autonomia; Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua
Unidade e as sensações que ele produz:
- Relacionar-se com os colegas, professores e funcionários;
- Construir sua identidade por meio das interaçòes socioculturais e da vivência de diferentes situações;
- Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho e lazer);
- Reconhecer a autoimagem;
- Conhecer os gostos e preferências das crianças.
Conteúdos
- Realização de pequenas tarefas;
- Utilizar os momentos da rotina como a escovação e o momento da alimentação para diferentes aprendizagens;
- Reconhecer os adultos que lhes cuidam;
- Reconhecer os espaços onde ficam;
- Relacionar-se e comunicar-se com o outro
- Realizar suas escolhas;
- Bater palmas e descobrir suas mãos com o olhar;
- Atividades em frente ao espelho;
- Painéis de fotos para identificar a si e aos familiares;
- Estimular o fazer sozinho.
Linguagem musical e expressão corporal:
Objetivo geral:
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Objetivo especifico:
- Explorar diferentes tipos de objetos que imitam som.
- Perceber som silêncio;
- Participar de brincadeiras e jogos cantados;
- Reconhecer objetos sonoros simples;
- Discriminar sons de objetos e animais;
- Relacionar som e movimento.
Conteúdos
- Atividades diversificadas de movimento;
- Utilização de jogos e brincadeiras cantadas como fonte musical;
- Utilização de acalantos, parlenda, cantigas de roda e instrumentos populares da cultura:
- Organização do espaço para as atividades musicais;
- Escolha das fontes sonoras e confecção dos objetos sonoros;
- Utilização da bandinha musical,
- Brincadeiras de roda;
- Seguir e procurar os sons;
- Jogos de imitação e sons locais.
Exploração da linguagem plástica:
Objetivo geral.
- Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e matérias, explorando suas características e propriedades entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.
Objetivo específico:
- Observar e identificar diversas imagens.
- Realizar suas próprias produções;
- Utilizar diferentes materiais sobre diferentes superfícies.
Conteúdos
- Manipulação de materiais diversos;
- Exploração de texturas e formas;
- Exploração das sensações corporais;
- Dramatizações;
- Músicas e jogos de imitações;
- Representação da própria imagem por meio de espelhos;
- Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas;
- Atividades com objetos recicláveis;
- Contato com diversos material;
- Impressão das marcas gráficas com diferentes superfícies e materiais;
- Rasgar, amassar, manusear papéis diversos;
- Colagens;
- Pinturas;
- Expressões faciais.
Desafios corporais:
Objetivo geral:
- Proporcionar desafios para que as crianças saibam o que o seu corpo pode fazer, conhecendo gradativamente seus limites e potencialidades:
- Exploração do meio em que a criança esta conhecer outros espaços a serem explorados;
- Valorizar as conquistas corporais.
Objetivo específico:
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais através das brincadeiras e diversas situações
- Possibilitar situações onde a criança possa experimentar situações em que a ela execute movimentos articulados do corpo;
- Utilizar de jogos e brincadeiras diversas desafiando e explorando as funções motoras.
Conteúdos
- Equilíbrio;
- Esquema corporal;
- Nomeações das partes do corpo;
- Rolamento;
- Vivência dos movimentos de engatinhar, pular, dançar, arrastar e puxar;
- Apoio para andar;
- Noções de entrar e sair, dentro e fora;
- Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Planejamento Anual para Berçário 2
Nessa fase, as crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido. Uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade objetivam prender-lhes a atenção, melhorar a autoconfiança, desenvolvendo a linguagem oral, coordenação motora grossa e desenvolvimento da autonomia. As crianças exploram diariamente os 5 sentidos, manipulam objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do cotidiano através de pequenas representações teatrais e interagem com a educadora compartilhando seus sucessos e incertezas, desenvolvendo-se assim nos aspectos moral, cognitivo e social.
OBJETIVOS
- Ampliação do vocabulário
- Aumento da racionalidade ao elaborar frases
- Comunicação clara do pensamento
- Aquisição de fonemas corretos
- Evolução da coerência verbal
- Concentração
- Desenvolvimento da capacidade de resolver problemas
- Trabalhar capacidades expressivas
- Desenvolver formas alternativas de consciência corporal
- Criar relação de independência com o ambiente vivido
- Expressar sensações e ritmos corporais com gestos e linguagem oral
- Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras
- Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina
- Dar ênfase às músicas, contos, rimas, historietas, conversas para o desenvolvimento da linguagem oral
- Brincar
- Expressar desejos, sentimentos, necessidade, etc
- Relacionar-se progressivamente com os demais
- Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc.
1- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também seu significado cultural, e com eles, os modos pelos quais as pessoas se entendem, interpretam e representam a realidade. A linguagem aos 3 anos já é mais desenvolvida e deve ser mais explorada.
O raciocínio acontece junto com a fala. Primeiro se raciocina para depois falar. E este processo acontece em milésimos de segundos, podendo gerar muita excitação ao falar, gagueiras e timidez. O raciocínio é lento e gradual, e este processo deve ser bem incentivado para ser bem desenvolvido.
Conteúdos:
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar suas necessidades e sentimentos
- Interessar-se pela leitura de histórias
- Familiarizar-se com a escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias, etc
- Aprender a escutar textos e histórias
- Reconhecer seu nome, sabendo identificar o mesmo nas diversas situações do cotidiano.
- Escolher livros para ler
- Demonstrar capacidade no reconto de histórias
- Participar de pequenas dramatizações
- Reconhecer vogais e algumas outras letras mais usadas no cotidiano
- Identificar o nome dos colegas
- Copiar seu nome
- Ler e ouvir histórias
- Diferenciar escrita de desenhos
- Desenvolvimento da linguagem em ambientes de Letramentos (livros, revistas)
- Atividades de oralidade com músicas e histórias
- Utilização da gravação da voz e posterior escuta
- Uso do computador
Para ter acesso completo ao Planejamento Anual para Berçário mostrado acima, confira o link a seguir: