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Planejamento Anual para Berçário

Planejamento Anual para Berçário

Planejamento Anual para Berçário

Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas relações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem e nesta postagem selecionamos para vocês algumas sugestões para o Planejamento Anual para Berçário 1 e 2.

Como Fazer o seu planejamento de aula?

Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

Veja ainda:

Planejamento Anual para Berçário – 6 meses a 1 ano e quatro meses

Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, nós educadores recebemos as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.

Ficar bem no berçário, sem chorar (nem sofrer), envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho, por isso, sugere-se destinar dois ou três dias para a mãe participar dos cuidados de seu filho, enquanto observa como as outras crianças são tratadas pela equipe do berçário. A criança em poucos dias sentir-se-á segura aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá um novo convívio

O período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.

Para ter acesso ao “Planejamento Anual para Berçário – 6 meses a 1 ano e quatro meses” completo, elaborado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Planejamento Anual para Berçário 1

JUSTIFICATIVA

Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.

CONTEÚDOS

OBJETIVOS:

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.


Planejamento Anual para Berçário 2

JUSTIFICATIVA

Fase marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a realidade.

CONTEÚDOS

OBJETIVOS


Planejamento Anual para Berçário – Para imprimir

Planejamento Anual para Berçário -Projeto Meu Querido Berçário, elaborado por Simone Drumond:

Não deixe de conferir:


Planejamento Anual para Berçário 1

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

MOVIMENTO

INTRODUÇÃO

É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção.

OBJETIVOS

CONTEÚDOS

Para ter acesso ao  Planejamento Anual para Berçário 1 completo, elaborado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, confira o link a seguir e baixe em PDF:


Planejamento Anual para Berçário e Maternal 1 em PDF

Confira no link a seguir uma super dica de planejamento anual para berçário para trabalhar IDENTIDADE E AUTONOMIA. 

Baixe em PDF – Clique Aqui.


Planejamento Anual para Berçário

Exploração dos objetos e brincadeiras:

Objetivo geral:

Objetivo específico:

Conteúdos

Linguagem oral e comunicação 

Objetivo geral:

Objetivo especifico:

Conteúdos

Desafios corporais:

Objetivo geral:

Objetivo especifico:

Conteúdos

Identidade e autonomia:

Objetivo geral:

Objetivo especifico:

Unidade e as sensações que ele produz:

Conteúdos

Linguagem musical e expressão corporal:

Objetivo geral:

Objetivo especifico:

Conteúdos

Exploração da linguagem plástica:

Objetivo geral.

Objetivo específico:

Conteúdos

Desafios corporais:

Objetivo geral:

Objetivo específico:

 Conteúdos


Planejamento Anual para Berçário 2

Nessa fase, as crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido. Uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade objetivam prender-lhes a atenção, melhorar a autoconfiança, desenvolvendo a linguagem oral, coordenação motora grossa e desenvolvimento da autonomia. As crianças exploram diariamente os 5 sentidos, manipulam objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do cotidiano através de pequenas representações teatrais e interagem com a educadora compartilhando seus sucessos e incertezas, desenvolvendo-se assim nos aspectos moral, cognitivo e social.

OBJETIVOS

1- LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também seu significado cultural, e com eles, os modos pelos quais as pessoas se entendem, interpretam e representam a realidade. A linguagem aos 3 anos já é mais desenvolvida e deve ser mais explorada.

O raciocínio acontece junto com a fala. Primeiro se raciocina para depois falar. E este processo acontece em milésimos de segundos, podendo gerar muita excitação ao falar, gagueiras e timidez. O raciocínio é lento e gradual, e este processo deve ser bem incentivado para ser bem desenvolvido.

Conteúdos:

Para ter acesso completo ao Planejamento Anual para Berçário mostrado acima, confira o link a seguir: 

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