Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Planejamento anual educação infantil, para trabalhar durante todo ano.
O plano de aula é um elemento essencial para o planejamento diário das atividades que serão desenvolvidas pelo professor em sala de aula durante todo o ano. É uma atribuição do profissional de educação, que irá traçar os objetivos de aprendizagem e como eles serão alcançados. É um componente vital no processo de ensino e aprendizagem.
O planejamento deve incluir uma previsão das atividades didáticas, bem como sua revisão e sua adequação ao longo do ano letivo de acordo com as necessidades e o desenvolvimento de cada turma. É necessário que o profissional trace as metas tendo em mente o que será ensinado, como isso será feito e realize uma avaliação diária para encontrar erros e consertá-los, sempre visando a uma maior produtividade e eficiência em sala de aula.
Planejar é imaginar a aula antes mesmo que ela aconteça e foi justamente por isso que selecionamos esses maravilhosos modelos de Planejamento anual educação infantil:
Veja mais em:
- Planejamento Anual para Berçário
- Planejamento Anual para Maternal
- Planejamento Anual para Maternal 1
- Planejamento Anual para Creche
- Planejamento Anual para Jardim 1
- Planejamento Anual para Jardim 2
- Planejamento Anual para Jardim 3
Planejamento anual educação infantil – Modelo de Plano mensal
Planejamento anual educação infantil – Rotina Semanal
A rotina proporciona uma sensação de segurança. Mesmo em casa, a criança exposta a uma rotina fica mais tranquila porque sabe o que acontecerá em seguida. Na escola, um ambiente em que ela naturalmente se sente menos protegida, que costuma ser o primeiro local de socialização fora da família, isso é ainda mais urgente.
Planejamento anual educação infantil em PDF
Confira essa super sugestão de Planejamento anual educação infantil, pronta para imprimir e baixar gratuitamente em PDF:
Planejamento anual educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF
O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar-fatores externos.
Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo autonomia.
Faz-se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade, apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode acarretar conflitos na vida adulta.
Portanto, é preciso respeitar e conhecer as etapas do desenvolvimento da criança de 4 anos. Confira este modelo completo de Planejamento anual educação infantil – Pré-Escola 1 em PDF:
Planejamento anual educação infantil de Português – Para imprimir
Planejamento anual educação infantil de Matemática – Para imprimir
Planejamento anual educação infantil de Estudos Sociais – Para imprimir
Veja ainda: Planner com tema abelhinha
Planejamento anual educação infantil de Ciências – Para imprimir
Planejamento anual educação infantil de Artes – Para imprimir
Planejamento anual educação infantil – Modelo de Plano mensal prático
Fonte: http://educacrianca.com.br
Também recomendo: Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental
Planejamento anual educação infantil – Linguagem
OBJETIVO
- Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
- Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
- Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
Coordenação viso-motora:
- Desenho livre.
- Labirinto.
- Pintura.
- Recorte e colagem.
- Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
Percepção visual:
- Cor.
- Forma.
- Tamanho.
- Detalhes.
- Complementação de figuras.
- Letras (a, e, i, o, u).
Orientação temporal
Começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
Orientação espacial:
Dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.
METODOLOGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a- dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
Planejamento anual educação infantil de Estudos Sociais
OBJETIVO
- Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
- Desenvolver socialização.
- Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
- Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
- Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
- Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
- Eu/Família/Casa.· Escola· Meios de Transporte/Trânsito.· Meios deComunicação.· Profissões.
Datas Comemorativas:
- Carnaval.
- Páscoa.
- Dia Nacional do Livro Infantil.
- Dia do Índio.
- Dia do Trabalho.
- Dia das Mães.
- São João.
- Dia dos Pais.
- Dia do Soldado.
- Folclore.
- Independência.
- Dia da Árvore.
- Primavera.
- Semana do Trânsito.
- Dia das Crianças.
- Proclamação da República.
- Natal e outros.
METODOLOGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
Planejamento anual educação infantil de Matemática
OBJETIVO
- Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
- Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
- Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
Estruturas lógicas:
- Discriminação (semelhanças e diferenças).
- Comparação.
- Identificação.
- Conjuntos.
- Correspondência.
- Cores.
- Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
- Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
Medidas:
- Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
- Distância entre os objetos (longe, perto).
- Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
- Massa (leve, pesado).
- Temperatura (quente, frio).
- Som (alto, baixo).
- Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
METODOLOGIA
- Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
- Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
- Através de material concreto que permita a visualização de diferentes medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
Também veja: Planejamento anual para Jardim III
Planejamento anual educação infantil de Artes
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.· Sucata.· Argila e massinha.
METODOLOGIA
- Utilização de lápis, pincéis, cola. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e criatividade do professor.
- presentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
Planejamento anual educação infantil de Ciências
OBJETIVO
- Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
- Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
- Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO
- O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
METODOLOGIA
- Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
- Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mantê-la ocupada.· Levar a criança a participar das atividades de grupo.