Selecionamos nesta postagem algumas sugestões e dicas para o seu Planejamento anual 4 ano, do ensino fundamental.
O planejamento não é qualquer tipo de reflexão que se pretende e sim algo articulado. De acordo com o professor Nélio Parra (1972), planejar consiste em prever e decidir sobre: o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer e o que e como devemos analisar a situação a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido.
Não deixe de ver:
O planejamento escolar inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
E foi pensando nisso que selecionamos essas ideias para o seu Planejamento anual 4 ano, confira:
Planejamento anual 4 ano em PDF
Esse planejamento anual 4 ano que iremos compartilhar a seguir, foi elaborado pela CEVIVA .
A CEVIVA tem por finalidade uma ação educativa priorizando a formação de educandos preparados para o exercício da cidadania, mantendo como norteadores os princípios da responsabilidade, da criatividade, da autonomia, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, assim como a prática de educação e cuidados que possibilitem a integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, além de desenvolver e assegurar a formação ao bem comum, para progredir no trabalho e em estudos posteriores, com as funções indispensáveis e indissociáveis: educar e cuidar.
O material é bem completo e contempla todas as disciplinas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Planejamento anual 4 ano de Língua Portuguesa
OBJETIVO GERAL:
Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
- Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;
- Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
- Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;
- Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.
1- GÊNEROS TEXTUAIS
- Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
- Textos extras verbais: imagens, fotos e pinturas;
- Contos;
- Cartazes;
- Entrevista;
- Biografia;
- Lendas;
- Fábulas;
- Poesias;
- História em quadrinhos;
- Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
- Textos científicos e históricos;
- Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;
- Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;
- Leitura de textos diversos;
- Leitura dramatizada;
- Relatos com seqüência lógica (começo, meio e fim);
- Debates, opiniões, entrevistas;
- Leitura em voz alta;
- Variedades linguísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias…
- Produção de textos dos gêneros acima citados;
- Parágrafos;
- Reescrita;
- Revisão de textos produzidos pelos alunos;
- Reconhecimento das idéias globais do texto;
- Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;
- Noção de textos;
- Intenção do autor;
- Interpretação de frases e expressões;
- Sentido próprio e figurado;
- Relação tema e título;
- Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.
2- GRAMÁTICA
- Encontro vocálico e consonantal;
- Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha
- Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
- Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
- Uso de sinônimos nas produções textuais;
- Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;
- Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;
- Uso dos pronomes;
- Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;
- Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;
- Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc…
3- ORTOGRAFIA
- Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
- Regulares contextuais;
- Regulares gramaticais;
- Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.
Confira mais em: A importância do planejamento escolar
Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental em PDF
Esse maravilhoso Planejamento anual 4 ano do Ensino Fundamental, foi elaborado pelo colégio Imaculada Conceição, confira o link a seguir para baixar em PDF:
Planejamento anual 4 ano de Artes para imprimir
Planejamento anual 4 ano de História para imprimir
Planejamento anual 4 ano de Geografia para imprimir
Planejamento anual 4 ano de Ciências para imprimir
Planejamento anual 4 ano de Matemática para imprimir
Planejamento anual 4 ano de Português para imprimir
1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre
Planejamento anual 4 ano de Geografia
O principal objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza, oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão, preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as formas de raciocinar próprios da disciplina.
OBJETIVOS
- Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;
- Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;
- Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;
- Manifestar pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;
- Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
- Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;
- Conhecer as teorias da origem do universo;
- Trabalhar noções de tempo, espaço e relações sociais;
- Compreender cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
CONTEÚDOS
- Sistema solar;
- O universo;
- Brasil;
- Santa Catarina no Brasil;
- Curitibanos em Santa Catarina;
- Leitura cartográfica.
ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA ESPACIAL:
- Pontos cardeais;
- Orientação pelo sol;
- Orientação pela bússola e demais aparelhos;
- Orientação pelo cruzeiro do sul.
MUNICÍPIO (localização):
- Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;
- Planta do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);
- Limites do município;
- Espaço urbano.
MUNICÍPIO (aspectos físicos):
- Noção de relevo;
- Conceitos de relevo e formas de relevo;
- Relevo do município;
- Conceito de clima;
- Clima do município;
- Conceito de vegetação;
- Vegetação do município;
- Conceito de hidrografia;
- Hidrografia do município;
- Inter-relação homem X natureza.
MUNICÍPIO (aspectos econômicos):
- Conceito de agricultura;
- Agricultura do município;
- Conceito de pecuária;
- Pecuária do município;
- Matéria prima e industrialização;
- Indústria e comercio do município;
- Conceito de importação e exportação;
- Importação e exportação do município;
- Turismo no município e região.
Veja também: Modelos de planejamento escolar anual do 1° ao 5° Ano
Planejamento anual 4 ano de Matemática
OBJETIVO GERAL
Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
- Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
- Relacionar a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;
- Reproduzir desenhos geométricos;
- Identificar números pares e impares;
- Dominar as quatro operações e prova real;
- Fazer a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;
- Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);
- Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
- Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
- Construir o significado de números racionais e de sua representação fracionária;
- Determinar o sucessor e antecessor de diferentes números.
CONTEÚDOS
HISTÓRIA DOS NÚMEROS – Sistema de numeração decimal:
- Unidade simples, milhar;
- Leitura e escrita;
- Valor posicional, antecessor e sucessor;
- Ordem crescente e decrescente;
- Composição e decomposição;
- Par e ímpar.
NUMERAIS
- Números ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);
- Números romanos.
OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
- Adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Prova real e terminologia;
- Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
- Situações -problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;
- Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
- Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
- Exercícios mentais;
- Sistema monetário.
NÚMEROS RACIONAIS
- Frações (conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).
NÚMEROS DECIMAIS
- Reconhecer quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).
SISTEMA DE MEDIDAS
- Produção e histórico cultural;
- Tempo;
- Comprimento;
- Capacidade.
GEOMETRIA (sem aprofundar)
- Simetria e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
- Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
- Polígonos;
- Ângulos;
- Círculos, triângulos, quadriláteros;
- Construção e análise de gráficos (leitura e interpretação).
ESTATÍSTICA
- Produção histórico cultural;
- Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas.
Veja mais: Planejamento Anual
Planejamento anual 4 ano de Ciências
Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros componentes da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;
- Distinguir o meio biótico e abiótico;
- Comparar as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
- Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;
- Reconhecer a importância da água, discriminando suas propriedades;
- Despertar para o problema da poluição do ar e sua solução;
CONTEÚDOS
- Higiene e saúde;
O AR:
- Importância do ar para os seres vivos;
- Elementos que poluem o ar;
- Doenças transmitidas e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;
- Experiência com o ar e sem ar;
- Curiosidades sobre o ar.
A ÁGUA:
- Água: composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;
- Importância para os seres vivos.
- Elementos que a poluem.
- Estados físicos da água.
- Aquífero Guarani.
- O ecossistema em relação aos recursos: ar, água e solo.
- A água como elemento essencial à vida;
SOLO:
- Práticas conservacionistas;
- Saneamento básico em relação ao município;
- Solo característico do município;
- Doenças que podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico.
TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS OS TEMAS:
- Higiene.
- Saúde.
- Economia ( o cuidar ) dos recursos naturais.
Planejamento anual 4 ano de História
Oferecer ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar, comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.
OBJETIVOS
- Registrar e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc…);
- Relacionar as condições de vida no campo e na cidade;
- Relacionar a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
- Reconhecer a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
- Conhecer os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
- Caracterizar as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;
- Identificar as autoridades do município e sua organização política;
- Conhecer os símbolos do município.
CONTEÚDOS – Pré – colonização:
- Povo indígena: tribos e cultura;
- Colonização;
- Fundação (ocupação);
- Linha do tempo;
- Os primeiros habitantes;
- Grupos étnicos que o formaram;
- Cultura, tradições e lendas;
- Tropeirismo e passagem de gado;
- Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);
- Emancipação do município;
- Atividades desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
- Organização política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;
- Os serviços públicos;
- Símbolos e hinos;
- Legislação municipal;
- Guerra do contestado (causas e conseqüências);
- Revolução farroupilha;
- Datas cívicas.
Não deixe de conferir: O Planejamento e recepção na adaptação da Educação Infantil