Selecionamos nesta postagem sugestões de Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental.
Um elemento-chave do ensino eficaz reside no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem realizadas na escola, particularmente na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.
Sem ele, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Por isso, um plano de aula deve conter, ainda que de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou.
Veja também:
- Planejamento Anual
- Modelo de Planejamento Semanal Abelhinha
- Planejamento Anual primeiro ano Ensino Fundamental
Não se deve esperar que um plano de aula sirva, da mesma maneira, para professores diferentes. Ele é um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada turma, em separado.
E nesta postagem selecionamos algumas ideias e sugestões para servir de modelo “Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental”.
Planejamento anual 1 ano do Ensino Fundamental – Todas as disciplinas em PDF
Este maravilhoso material foi elaborado pela (CEVIVA) confira o link a seguir e baixe em PDF com 36 páginas:
Planejamento anual 1 ano de Ciências
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar o homem como um ser vive e se relaciona com outros seres e com o meio ambiente.
- Identificar os elementos que fazem parte da natureza (animais, plantas, ar, água, solo) e saber preservá-los.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Aprender a trabalhar em equipe;
- Analisar criticamente os livros didáticos,
- Pesquisar, elaborar e ministrar aulas;
- Criação de materiais didáticos;
- Utilização de diferentes tipos de metodologia de ensino;
CONTEÚDOS
- O homem: ser vivo humano e racional
- Noções das funções vitais,
- Identificação, relacionamento (respeito, amizade, limites, postura ética).
- Interação com o meio ambiente
- Higiene,
- Alimentação e saneamento básico.
- Ambiente
- Animais
- Plantas
- Ar
- Água
- Solo
METODOLOGIA
- Aula expositiva sobre o corpo humano.
- Músicas sobre as partes do corpo.
- Desenho das partes do corpo com identificação das suas partes.
- Utilização de técnicas concretas da identificação das funções dos órgãos dos sentidos.
- Recortes e colagens dos órgãos dos sentidos.
- Aula expositiva sobre a origem dos alimentos.
- Atividades escritas em folhas e no caderno.
- Cartazes de produtos de limpeza e higiene pessoal, músicas e textos.
- Apresentar os diversos tipos animais explorando seu habitat e sua classificação.
- Mostrar aos alunos os diferentes tipos de plantas, levando a identificar as plantas como seres vivos e vegetais.
- Promover passeios ao redor da escola para verificar vários tipos de plantas existentes.
- Através de conversa informal, gravuras ou questões orais levar os alunos a concluir que a água é um elemento indispensável para vida.
- Dramatizações, Dobraduras, Pinturas, Jogos, Brincadeiras, Músicas, Poemas, Poesias…
AVALIAÇÃO
TEMAS TRANSVERSAIS
Meio ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade cultural, Educação especial, Temas locais, Consumo.
Planejamento anual 1 ano de Língua Portuguesa
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
- Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
- Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Respeitar as identidades e as diferenças;
- Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- Identificar o tema de um texto.
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
CONTEÚDOS
- Alfabeto
- Vogais
- Junções das vogais Consoantes
- Sílabas simples letras maiúsculas e minúsculas.
- Construção de frases.
- Leitura: Silenciosa, coletiva e individual.
- Leitura de palavras, frases e textos, envolvendo as mais variadas tipologias textuais tais como: informativo, poético, literatura infantil, jornal.
METODOLOGIA
- Cantinho da leitura.
- Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas.
- Conversa informal, Jornais, Quadro e giz, Gibis, Bingo, Brincadeiras, Materiais concretos…
- Dramatização, Cartazes, Rodinha de conversa, Livros literários, Desenho livre, Dvd, Músicas, Filmes, Som, Jogos, Alfabeto móvel, Exposição de objetos, Relógio móvel, Fantoches e etc.
- Avental de Histórias, Produção de texto, Roleta, Colagem, Recortes, Apresentações, Teatro, Dedoches, etc.
- Poema, Cantigas, Parlendas, Advinhas, Quadrinhas…
- História em quadrinho.
- Oralidade.
- Sequência lógica das ideias.
- Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
- Identificação do número de sílabas nas palavras.
- Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
- Elaboração de frases.
- Interpretação através da elaboração de desenho.
- Reforço ortográfico.
- Atividades no caderno em folhas.
- Recapitulação dos conteúdos apreendidos.
- Contar história.
- Quebra-cabeça.
- Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
- Bingo das letras, palavras e silabas.
- Boliche de letras.
- Cruzadinhas.
- Caça-palavras.
- Livros de literatura infantis.
- Jogos diversos.
- Cartazes.
AVALIAÇÃO
TEMAS TRANSVERSAIS
RECURSOS
Planejamento anual 1 ano de Matemática
OBJETIVO:
- Compreender a construção do número, relacionando-o a noção de quantidade.
- Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
- Resolver problemas e operações de adição, subtração, identificando os sinais de mais: + e menos -.
- Oportunizar noções de medidas de tempo, capacidade, massa e comprimento.
- Identificar as formas geométricas simples: quadrado, círculo triângulo e retângulo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A matemática é fundamental para a apreensão de conceitos de qualquer natureza e para o desenvolvimento de diversas competências, como:
- Iniciativa
- Criatividade
- Raciocínio lógico
- Habilidades de análise e senso crítico
- Disciplina
- Organização e determinação.
- Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
- Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
- Representar os números através desenhos, jogos e brincadeiras.
CONTEÚDOS
METODOLOGIA
- Dramatização de situações que envolva relações de pertinência com os próprios alunos da classe.
- Colocar os números na ordem crescente e decrescente
- Escrita de numerais.
- Escrita de quantidades através de ilustrações e colagens de materiais concretos.
- Cadernos, para identificação de quantidades,
- Representação da adição e subtração da reta numerada, evidenciando a necessidades de contagem dos espaços.
- Emprego do material concreto (lápis, palito, pedrinhas, números e numerais).
- Interpretar e resolver problemas envolvendo dúzia e meia dúzia.
- Interpretação de resolução de problemas de adição e subtração.
- Resolução de adições e subtrações sem recurso, e com recursos através de passos.
- Seleção de objetos que usamos ao pares: sapatos meias luvas e brincos etc.
- Interpretação de conjuntos com números pares e números ímpares de elementos
- Complementação de tabelas de números pares e impares.
- Identificação da formas geométricas.
- Desenhos criativos empregando as formas geométricas.
AVALIAÇÃO
TEMAS TRANSVERSAIS
- Educação Especial, Saúde, Ética, Valores, Temas locais, Consumo.
OBJETIVO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender que o aluno vive num determinado espaço.
- Identificar os meios de transportes e comunicações mais utilizados pelo homem, nos dias atuais.
- Identificar quem é o aluno.
- Compreender o que é família e quais são as necessidades básicas do mesmo.
- Compreender que a escola é uma instituição pública, na qual todos têm direito ao acesso e permanência para se apropriar do conhecimento acumulado historicamente.
- Identificar as datas comemorativas tradicionais da região
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
- Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
- Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos.
- Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
- Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
- Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.
CONTEÚDOS
- Eu
- Família
- Escola
- Comunidade
- Meios de transportes
- Meios de comunicação
- Profissões
- Datas Comemorativas
METODOLOGIA
- Linha do tempo
- Arvore genealógica
- Trabalhar a certidão de nascimento
- Visita nos arredores da escola
- Álbum da vida
- Desenhar a família e a crianças
- Montar um de fatos da criança da família (do batizado ou do nascimento)
- Mural de profissões
- Entrevista com pai e mãe
- Desenho do bairro
- Palestra com pessoas idosas para contar historias do bairro, do seu tempo de criança.
- Brincadeiras do passado
- Brincadeiras do presente
- Dramatizações
- Dobraduras
- Pinturas
- Jogos
- Brincadeiras
- Musicas
- Poemas
- Poesias
AVALIAÇÃO
TEMAS TRANSVERSAIS
Planejamento anual 1 ano de inglês para imprimir
Planejamento anual 1 ano de Matemática para imprimir
Planejamento anual 1 ano de Português para imprimir
Planejamento anual 1 ano de ciências, geografia e história
Planejamento anual 1 ano de Educação Física para imprimir
Planejamento anual 1 ano de Português
Justificativa:
O ensino de Língua Portuguesa privilegia o desenvolvimento da capacidade de ouvir, falar, ler e escrever e apresentar atividade de produção e interpretação de textos orais e escritos em diferentes situações de uso, sem discriminação de variações linguísticas, tendo os temas transversais como fonte de entretenimento, obtenção de conhecimento e elementos de sustentação.
Objetivo Geral:
Oportunizar a criança a expressão de sentimentos, idéias, opiniões e experiências, bem como valorizar e reconhecer a grandeza de variedades de textos que circula nos espaços, e a sua importância para se obter informações.
Valorizar a leitura como fonte de divertimento, prazer, informação, publicidade, estabelecendo relações, argumentando, concluindo e avaliando, contribuindo assim para a sua formação de cidadãos e agentes de transformações da realidade.
Objetivos específicos:
- Possibilitar a participação em intercâmbios sociais, desenvolvendo habilidades de falar e ouvir;
- Desenvolver a habilidade de formular perguntas e buscar respostas;
- Manifestar sentimentos, opiniões, idéias, buscando clareza e ordenação de frases;
- Possibilitar a manifestação de gostos, preferências, sentimentos e opiniões relativas aos textos lidos;
- Incentivar a leitura de diferentes tipos de textos;
- Utilizar conhecimentos prévios para construir significados na leitura;
- Estimular a produção de escrita em diferentes situações, coletivamente e individualmente;
- Analisar relações ou diferenças entre segmentos orais e escritos;
- Reconhecer regularidades ortográficas;
- Identificar aspectos relativos à concordância verbal e nominal;
- Utilizar e combinar adequadamente as letras do alfabeto e caixa alta e cursivas;
- Explorar textos escritos em letras tipográficas maiúsculas e minúsculas;
Conteúdos:
- Simbolização;
- Idéia de representar (falar, gestos, desenhos e escritas);
- Função social da escrita;
- Conjunto de símbolos próprios da escrita;
- Direção de escrita;
- Espaçamento entre palavras;
- Articulação correta das palavras;
- Ampliação vocabular;
- Apresentação (titulo vocativo, margem, data e assinatura);
- Translinhamento;
- Concordância nominal (noções preliminares);
- Ortografia (R e RR);
- Ordem alfabética;
- Letras maiúsculas e minúsculas;
- Grafema e fonemas;
- Acentuação;
- Coesão;
- Conjunto de uma só vogal;
- Adivinhas;
- Pontuação;
- Linguagem não verbal e verbal escrita;
- Parônimos e os efeitos produzidos;
- Desenvolvimento das percepções visuais e auditivas;
- Jogos de linguagens;
- Troca de vogais;
- Tipos de letras;
- Noções preliminares de personagens e espaço;
- Ortografia H inicial;
- Historia em quadrinhos,
- Receitas;
- Historias infantis;
- Bilhetes;
- Uso da letra cursiva e de caixa alta;
- Função expressiva do ponto de interrogação;
- Ortografia RR e SS;
- Fotografia;
- Suporte textual de uma fotografia, características físicas e psicológicas da pessoa fotografada;
- Verbetes de nomes próprios, acrósticos e alta bibliografia;
- Adjetivos uniformes sem nomenclatura;
- Utilização de informações oferecidas em verbetes de dicionários;
- Estrutura de um poema;
- Poema narrativo e poema visual (características do poema: verbos, estrofes e rimas);
- Diferentes funções do uso de travessão;
- Ortografia: uso do U e do L, Ç e C;
- Propaganda;
- Função da logo marca e do slogan;
- Estratégias lingüísticas de persuasão na linguagem publicitária;
- Contos e charges;
- Diferenciação entre a fala do narrador e a fala do personagem;
- Uso da linguagem formal e informal;
- Identificação: CH, LH, NH, o uso do M antes de P e B e em final das palavras;
Estratégias:
- Reconstrução de frases e textos com alfabeto móvel;
- Roda de conversa;
- Discussões informais em grupo;
- Relatos de experiência vivida;
- Debates;
- Desenhos, pinturas e colagens;
- Jogos e brincadeiras;
- Pesquisas;
- Painéis;
- Atividades em grupo e individuais;
- Reestruturação de texto;
- Reescrita de texto;
- Escrita espontânea;
- Cruzadinha com e sem banco de palavras;
- Exploração de textos diversificados;
- Leitura de textos variados;
- Entrevistas;
- Jogos lúdicos pedagógicos;
- Contar histórias;
- Acrósticos;
Avaliação:
Deve ser continua e cotidiana bem como ao longo do processo apoiar-se em instrumento, que leve o aluno a refletir sobre a escrita e a leitura.
Devemos estar a serviço da aprendizagem do aluno, para tanto o professor deve acompanhar o processo de desenvolvimento, percebendo seus avanços e fazendo registros da escrita para encaminhar novas intervenções pedagógicas.
- Narrar histórias conhecidas e relatos de conhecimento, mantendo o encadeamento dos fatos e sua seqüência cronológica ainda que com ajuda.
- Demonstrar compreensão do sentido global dos textos lidos em voz alta.
- Escrever utilizando a escrita alfabética demonstrando preocupação com a segmentação dos textos em palavras e em frases e com a convenção ortográfica.
- Compromisso na realização das tarefas.
- Trabalhos em grupos.
- Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
- Pesquisas.
Planejamento anual 1 ano de Matemática
Justificativa:
A matemática foi construída num processo continuo e acumulativo, formando um corpo de conhecimento, adquirindo raciocínios, abstrações e registros. Assim o ensino da matemática não deve estar fora do contexto histórico, social e cientifico, proporcionando o significado dos símbolos, registros, procedimentos, idéias e raciocínio.
Objetivo Geral:
- Reconhecer a função social do numero em diferentes situações.
- Perceber as diferentes formas geométricas presentes em nosso espaço.
- Identificar diferentes lugares e posições que os objetivos ocupam no espaço localizando-os.
- Criar seqüências lógicas de objetos, idéias ou ações.
- Perceber passagem do tempo e identificar algumas unidades de medida, hora, dias, semana.
- Construir a idéia de numero, relacionando o símbolo à quantidade que ele representa.
Objetivos específicos:
- Desenvolver o pensamento lógico matemático.
- Desenvolver a prontidão numérica.
- Oferecer oportunidade para que a criança possa ampliar seu vocabulário e suas experiências matemáticas.
- Identificar os conhecimentos matemáticos, como meio para compreender e transformar o mundo a sua volta.
- Reconhecer diferentes funções dos números.
- Falar a seqüência numérica.
- Explorar situações problemas que envolvam a adição e substituição.
- Reconhecer figuras geométricas planas, quadrado, retângulo, triangulo e circulo.
- Reconhecer números pares e impares.
- Associar adição e situação de tirar, comparar ou completar.
- Utilizar o cálculo mental como recurso na resolução de situações problemas.
- Cédulas e moedas do sistema monetário.
- Diferença entre dezena e dúzia.
- Composição e decomposição nas diferentes ordens.
Conteúdos:
- Construção de números.
- Compreensão da organização do SND.
- Realização de cálculos mentais.
- Noções de antecessor, sucessor, pares e impares.
- Comparação, ordenação e composição de quantidades.
- Desenvolvimento e utilização de procedimento matemático para resolver problemas.
- Idéia de operação de adição e subtração.
- Reconhecimento de lateralidade.
- Calendário como forma de registrar e contar o tempo (dia, semana, meses, anos).
- Leitura e interpretação de dados e imagens.
- Realização de contagens por agrupamento.
- Introdução dos sinais de adição e subtração.
- Realização de operação (adição e subtração).
- Identificação de algumas propriedades de forma geométricas.
- Semelhanças e diferenças entre formas geométricas e objetos do espaço.
- Leitura e interpretação de dados e tabelas, gráficos e imagens.
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas.
- Utilização da calculadora para realizar operações e conferir resultados.
- Conhecimento, utilização e estabelecimento de relações entre as unidades de medida e valor.
- Leitura, interpretação e produção de escrita numérica.
- Identificação de critérios utilizados na organização de seqüência.
- Conhecimento e utilização da unidade de medida do tempo (hora).
- Exploração da noção do tempo, uma hora ou mais.
- Realização de operação compreendendo seu significado (adição, subtração, multiplicação, divisão).
- Utilização de estimativa como recurso para analise e previsão de resultados.
- Leitura e interpretação de dados e imagens.
- Registros de informações de um gráfico.
- Conhecimento e utilização das unidades de medidas de comprimento (M).
- Introdução do sinal de multiplicação.
- Interpretação e composição das figuras simétricas.
- Utilização do relógio como instrumento para medir a grandeza do tempo.
- Introdução do sinal de divisão.
- Conhecimento e utilização da unidade de medida de massa (Kg).
- Utilização de instrumento arbitrário para medir.
Estratégia:
- Corrigir a lição de casa.
- Dramatizar situações de compras e vendas de mercadoria.
- Propor e corrigir problemas.
- Ler o texto, propor e corrigir as atividades complementares conhecendo a calculadora.
- Resolver problemas que envolvam medida de tempo.
- Jogos lúdicos pedagógicos.
- Trabalho em grupo.
- Propor divisões utilizando materiais concretos (palito, botões, tampinhas,…)
- Utilizar relógio de cartolina para marcar alguns horários e efetuar a leitura.
Avaliação:
A avaliação acontece segundo um critério e este deve estar vinculado a um conteúdo, bem como o planejamento e a metodologia de ensino visa desenvolver no aluno, raciocínio, reflexão e estabelecimentos de relações por parte do professor para uma melhor formação do aluno. Ela deve ocorrer ao longo do processo, não havendo espaço para ser realizada apenas em determinados momentos.
- Interesse e participação.
- Trabalho em grupo.
- Compreensão dos conteúdos propostos.
- Assiduidade e compromisso na realização das tarefas.
- Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
Planejamento anual 1 ano de História
Justificativa:
O estudo e o ensino as historia estão direcionados para o desenvolvimento de um aprendizado críticos dos movimentos humanos em seu devido tempo e lugares, numa visão que respeita a cultura de cada personagem da historia. Promove ainda de uma serie de discussões e pesquisa sobre os temas atuais que fazem parte da cultura histórica da sociedade brasileira bem como outros povos e nações.
Objetivo Geral:
- Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo diferenças e semelhanças entre eles.
- Desenvolver a capacidade de interpretação critica dos fatos e das situações reais.
Objetivo Específicos:
- Tomar conhecimento de si, próprio a partir de registros de conhecimentos que fazem parte de sua historia de vida.
- Reconhecer a sucessão de acontecimentos, no tempo registrando a sua própria historia.
- Elaborar coletivamente normas de convivência em sala de aula.
- Levar os alunos a conhecerem a historia de índios (crenças e costumes).
- Saber identificar costumes indígenas.
- Relatar como os índios vivem atualmente no Brasil.
- Desenvolver a criatividade.
- Reconhecer o valor do brinquedo no mundo da criança, as brincadeiras preferidas dos alunos.
- Confeccionar brinquedos.
- Promover desfiles de moda e momentos criativos de brincadeiras.
- Identificar os diferentes grupos de crianças meio urbanas e rurais.
- Desenvolver atitudes de respeito.
Conteúdos:
- A criança e a percepção do tempo.
- A criança e o reconhecimento da fase em que ela se encontra.
- As formas de viver das crianças que moram no meio urbano, no meio rural e nas aldeias indignas.
- O modo de viver dos alunos.
- Algumas atividades realizadas pelas crianças no passado.
- Diferença e semelhanças entre alguns aspectos da vivencia do passado e das crianças do presente.
- Atividades realizadas pelos alunos.
- A criança e a percepção do tempo.
- A organização temporal das crianças na atualidade.
- A organização da rotina da criança.
- Alguns brinquedos e brincadeiras indígenas do passado e da atualidade.
- Brincadeiras e brinquedos tradicionais e suas origens.
- Semelhanças e diferenças entre brinquedos atuais e do passado.
- A criança e suas brincadeiras e brinquedos.
- Formas de se vestir em diferentes tempos.
- A importância da moda para determinamos contextos históricos.
- Construção de uma moda especifica para diferentes ocasiões.
- Características da alimentação indígenas.
- O problema da fome no Brasil.
- Alimentos típicos de diferentes regiões brasileiras.
- Hábitos alimentares de hoje e de outros tempos.
- Diferentes tipos de moradia.
- O espaço domestico no passado.
- Algumas necessidades que surgiram no decorrer do tempo e influenciaram a transformação de moradias.
- Algumas características de habitação indígenas.
- O espaço domestico do aluno.
- Diferentes manifestações festivas o passado no Brasil, no passado e no presente.
- Organização de uma festa.
- Ritmos atuais e antigos.
- Danças e musicas características de algumas religiões do Brasil.
- A música na atualidade.
Estratégia:
- Observação.
- Opinião.
- Demonstração de gravuras.
- Representação através de teatro.
- Textos coletivos.
- Brincadeiras.
- Utilizar diferentes tipos de meio de comunicação.
- Trabalho em grupo.
- Contos, mitos, fábulas e casos que os alunos conhecem.
- Passeios.
Avaliação:
Podemos dizer que a história deve levar o aluno à compreensão do processo histórico, estabelecendo relação entre passado e o presente, tendo em vista a formação de um aluno critico e participante, discutindo, comparando, identificando e ampliando.
- As relações com o passado e o presente.
- As noções de semelhanças; mudanças; permanência; continuidade; etc…
- Trabalho em grupo.
- Tarefas em casa e em sala de aula.
- Pesquisas.
- Participação e interesse nas atividades propostas.
Planejamento anual 1 ano de Ciências.
Justificativas.
O objetivo da proposta da Ciência é a transmissão de conhecimento que possibilitam ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar e refletir as ações segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência.
Objetivo Geral:
- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
- Perceber que a ciência não é um conjunto de conhecimentos preestabelecidos, mas que se modifica ao longo do tempo.
- Desenvolver o pensamento lógico e o espírito crítico, utilizando para identificar e resolver problemas, formular perguntas e hipóteses, testar e discutir, a fim de explicar os fenômenos naturais.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver o conceito de ambiente como tudo o que cerca os seres vivos e os não vivos.
- Identificar as fases da vida das plantas.
- Conhecer algumas plantas ao ambiente em que vivem.
- Conhecer a relação entre flor e a formação de sementes.
- Reconhecer outras formas de reprodução dos vegetais.
- Reconhecer que existem diferentes tipos de raiz.
- Compreender o movimento aparente do sol.
- Discutir as diferentes rotinas entre noite e dia.
- Possibilitar a compreensão da relação entre luz e sombra.
- Identificar em algumas raízes na alimentação.
- Identificar algumas folhas utilizadas na alimentação.
- Planeta Terra: movimento dia e noite.
- Seres vivos no ecossistema-relação com o meio ambiente.
Conteúdo:
- Movimento aparente do sol.
- Movimento de rotina da terra em relação ao sol.
- Variações da sombra no decorrer do dia e sua relação com as horas.
- Adaptação dos seres vivos entre dia e noite.
- Instrumentos construídos pelos seres humanos para medir o tempo (relógio sol).
- Características comuns entre diferentes ambientes.
- Preservação do ambiente para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.
- Os componentes vivos e não vivos existentes nas cidades-ecossistemas construídas pelos seres humanos.
- Características gerais da planta: raiz, caule, flor, fruto, semente.
- Condições necessárias a germinação das sementes.
- Importância das plantas em diferentes ambientes.
- A importância das áreas verdes de uma cidade para a manutenção da saúde da população.
- Árvores brasileiras ameaçadas da extinção.
- Queimadas, uma das causas da extinção de espécies de plantas.
- Relação das plantas e outros seres vivos.
- Importância dos vegetais na alimentação como fonte de nutrientes para a saúde humana.
- Plantas tóxicas.
- Plantas utilizadas pelo homem para a alimentação, ornamentação, temperos e medicamentos.
- Cultivas de vegetais em horta e pomares.
Estratégias:
- Confecções de cartazes.
- Trabalho em grupo.
- Estabelecer comparações.
- Pesquisas.
- Experiências.
- Observações.
Avaliação:
O objetivo da proposta da Ciências é a transmissão de conhecimento que possibilitem ao aluno compreender o mundo onde vivem, ou seja, ele deve apropriar-se de informações, estudar refletir suas ações, segundo as necessidades que lhe asseguram a sua sobrevivência. Nesta perspectiva, a avaliação deverá estar diariamente relacionada aos conteúdos e metodologia adorados.
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos diferentes ecossistemas e entender que o homem é parte integrante da natureza e com ela interage, garantido a sua manutenção e preservação.
- Trabalho em grupo.
- Tarefas realizadas e casa e em sala de aula.
- Pesquisas.
- Participação e interesse nas atividades propostas.
Planejamento anual 1 ano Geografia
Justificativa:
A Geografia como a Ciência estuda o espaço geográfico, entendido como produtos das relações entre o ser humano e o meio, ele é o resultado das forças de transformação das ações humanas sobre o meio.
Desta maneira, nos educadores devemos optar por uma geografia critica que explica o espaço geográfico com o espaço social construído em todos os momentos da historia.
Objetivo Geral:
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades e sua construção na produção do território da paisagem e do lugar.
Objetivo Especifico.
- Incentivar o aluno a ler os espaços, partindo dos lugares que lhe são mais próximos: a escola e a casa.
- Saber utilizar a linguagem cartográfica para obtê-lo informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa.
- Reconhecer-se como ser o ultimo atuante a sociedade em que se vive.
- Usar seus conhecimentos para interferir no mundo do qual faz parte.
- Levar o aluno a reconhecer seus sentimentos respeitando os sentimentos do próximo.
- Organizar o espaço físico da sala de aula colocando cartazes com os nomes dos objetos.
- Analisar os sentimentos que tem com relação ao ambiente escolar.
- Localizar no globo ou mapa os países de origem dos pais e dos avós.
- Relacionar os dias e as noites ao movimento da Terra em torno de si mesma.
- Levar o aluno a entender que o tempo varia de acordo com as estações do ano.
- Idéia de representação do espaço.
- Inclusão continuidade do espaço familiar e escolar no espaço universal.
- Identificar diferentes tipos de famílias.
- Reconhecer os elementos.
- Promover debates sobre diferenças e semelhanças em diferentes ambientes.
Conteúdos:
- Mapeamento da sala de aula.
- Diferentes espaços tendo com referencia a sala de aula.
- Noções de tamanho e distancia.
- Organização da sociedade; grupos sociais.
- Relacionamento com outras organizações.
- Identificação de diferentes objetos da sala de aula e sua natureza.
- Reconhecimento da natureza como provedora da matéria prima dos objetos usados na sala de aula.
- O ser humano, um agente transformador da natureza.
- Regras da sala de aula.
- Reconhecimento do estudo como um trabalho.
- Alfabetização cartográfica.
- Ponto de referencia da escola.
- Identificação da escola como um grupo social.
- Orientação nos arredores da escola.
- Elementos naturais e culturais presentes na paisagem dos arredores da escola.
- Diferentes modos de vida.
- Orientação no trajeto entre a casa e a escola.
- Modificações que as paisagens sofrem com o decorrer do tempo e as marcas que ficam do passado.
- Evolução tecnológica.
- Elementos naturais e culturais e a paisagem que compõe o trajeto entre a casa do aluno e a escola.
Estratégia:
- Observar a variação dos costumes familiares de acordo com o tempo.
- Desenvolvendo habilidades de leitura cartográfica.
- Paisagem.
- Fotografia.
- Painel.
- Pesquisa.
- Roda de conversa.
- Atividade em grupo.
- Mapas.
- Historias em quadrinhos.
- Jornais, revistas…
- Construção de cartazes.
- Maquetes.
- Registros de direitos e deveres do cidadão.
Avaliação:
Cabe ao professor despertar s alunos o gosto por uma ciência que tanto contribui para a formação de cidadãos plenamente conscientes, participativos, responsáveis e comprometidos.
Observando o desempenho de cada um quanto ao domínio e utilização dos conceitos, categorias, informações relacionadas ao conhecimento geográfico.
Verificar se o aluno é capaz:
- Reconhecer a relações de convivência as diferentes comunidades.
- Reconhecer a importância da cooperação e da participação em atividades.
- Aplicar na vida diária, princípios básicos de planejamento e execução.
- Trabalho em grupo.
- Tarefas realizadas em casa e em sala de aula.
- Pesquisas.