Ícone do site Educação e Transformação

Parecer Descritivo

Parecer Descritivo - Dicas e Sugestões com modelos editáveis

Parecer Descritivo - Dicas e Sugestões com modelos editáveis

Nesta postagem selecionamos para vocês algumas dicas e sugestões de parecer descritivo, com vários modelos prontos para servir de “NORTE” na hora de fazer o seu.

Parecer Descritivo do Aluno: Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.

O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.

Parecer Descritivo do Aluno

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE

DESAFIOS DO PROFESSOR

“A escrita – representação da fala, re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”.  (Freire, M. 1989, p.5).

PONTOS DE ATENÇÃO

O QUE NÃO DEVEMOS FAZER NO Parecer Descritivo do Aluno

  1. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…

SUGESTÃO: Substituir por ainda não conhece ou precisa desenvolver ou será necessário trabalhar

O QUE FAZER?

Parecer Descritivo do Aluno: O QUE PRECISAMOS SABER?

REDIGINDO O PARECER DESCRITIVO DO ALUNO:

COMO INICIAR UM PARECER DESCRITIVO DO ALUNO

ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL

PARA REFLETIR.

“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”.  (Jussara Hoffmann, 1998.).

PARECER DESCRITIVO DO ALUNO – MODELOS EDITÁVEIS:

Modelo de Parecer Descritivo – 01

De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.

Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I em 2013.


Modelo de Parecer Descritivo – 02

De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.

Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I em 2013.


Modelo de Parecer Descritivo – 03

Com base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o desenvolvimento do aluno  nos aspectos abaixo observados:

Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores.Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o…… ano do Ensino Fundamental I em 2013.


Modelo de Parecer Descritivo – 04

De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno  Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.

Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas.realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado  procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.

Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de

texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ……. ano do Ensino Fundamental I em 2013.


Modelo de Parecer Descritivo – 05

Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ……. apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.

Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. …… não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado.

Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. …… é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.  Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas ……. demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.


PARECER DESCRITIVO DO ALUNO – Outros MODELOS

Sempre pensando em facilitar para vocês estaremos disponibilizando alguns modelos para servir de NORTE (sugestão), na hora de elaborar o seu.

Confira mais em: Outros modelos de pareceres e relatórios clicando aqui.

Sair da versão mobile