Ícone do site Educação e Transformação

Ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas

Ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são as que resultam da liberação de energia elétrica e magnética juntas.

Quando muito veloz, como a velocidade da luz, a energia resultante é manifestada em forma de ondas, o que forma as ondas eletromagnéticas.

Tipos

As ondas eletromagnéticas agem longitudinalmente, ou seja, elas se direcionam conforme a vibração. Existem 7 tipos de ondas eletromagnéticas:

  1. Ondas de rádio
  2. Microondas
  3. Infravermelho
  4. Luz visível
  5. Ultravioleta
  6. Raios x
  7. Raios gama

A classificação dessas ondas depende da frequência, oscilação e comprimento das ondas emitidas. Quanto mais alta for a frequência, menor vai ser o comprimento da onda gravitacional.  As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético.

Nas faixas desse mecanismo é possível ver a destruição da intensidade do eletromagnetismo:

Onde estão?

As ondas magnéticas manifestam-se a todo momento no vácuo. Pois tudo que existe, tem eletromagnetismo. A energia elétrica vem da agitação dos átomos que estão em todo os corpos existentes.

E o magnetismo vem dessa carga elétrica o que resulta nas ondas eletromagnéticas.

Muitos aparelhos eletrônicos vêm das ondas eletromagnéticas como por exemplo: televisão, celular, micro-ondas, controle remoto, wi-fi (internet sem fio), rádio, bluetooth e outros.

Ondas mecânicas

As ondas eletromagnéticas não precisam de um condutor material para serem propagadas enquanto que as ondas mecânicas precisam.

Um exemplo é o telefone com fios. O fio é o condutor onde vai ser transportada a energia que ele precisa para funcionar.

Vídeo Aula – Introdução

Nesta aula de Física sobre ondas eletromagnéticas mostramos que este tipo de onda é formada pela autoindução de campo elétrico e campo magnético que se propagam perpendicularmente, com a velocidade da luz.

Outros artigos:

Sair da versão mobile