O relatório individual do aluno é um documento cuja finalidade é mostrar o desempenho do alunos durante todo o ano letivo, semestre ou bimestre. Isso pode ser diferente de acordo com a escola) e nesta postagem selecionamos um Modelo de relatório individual por aluno para servir de “NORTE” na hora de fazer o seu.
Veja ainda:
Antes é IMPORTANTE lembrar que:
- Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;
- O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
Para acompanhamento do trabalho docente, sugerimos uma ficha de observação de aula que poderá ajudar o Coordenador Pedagógico a avaliar a gestão da sala de aula realizada pelo professor.
Modelo de relatório individual por aluno – 01
Modelo de relatório individual por aluno – 02
(Nome da criança) vai ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe dar recados.
Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.
(Nome da criança) evoluiu de forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e sequenciar números.
Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.
Modelo de relatório individual por aluno – 03
Neste período (Nome da criança) teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de ideias.
Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüência aos números.
(Nome da criança) mostra-se agitada no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.
Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.
Modelo de relatório individual por aluno.
Relatório Final do aluno:
O referido aluno apresenta grande dificuldade de comunicação, não se socializa com os colegas, inicialmente em fevereiro (início das aulas) foi recebido na turma no nível muito baixo de desempenho – pré-silábico com muita dificuldade de aprendizagem, não identificava letras nem fazia correspondência de som/palavra.
Durante as aulas, as atividades propostas para a turma era dispensada pelo aluno, não mostrava interesse, nem estímulo em resolvê-las, o aluno também não trazia as atividades de casa resolvidas.
Os professores juntamente tentaram com aulas lúdicas, visitas domiciliares, reuniões, conversas individuais, reforço escolar, mudar um pouco o quadro/diagnóstico do aluno para que o mesmo se sentisse inserido na turma.
Pouco a pouco houve uma mudança significativa de socialização, começou a participar mais das ações, conversava no reforço individual e conseguia por alguns momentos ler palavrinhas estabilizadas de no máximo três sílabas simples, além de aprender o nome completo.
Permanece neste final de ano letivo, reconhecendo todas as letras, formulando algumas palavras com ajuda do professor, fala e escreve os números e demonstra possibilidades de melhoria, mas não o suficiente para agir com autonomia de escrita nem de leitura ainda.
Acreditamos que com um acompanhamento profissional e da família mais constante e diferenciado, o aluno possa ao longo do ciclo de alfabetização obter melhorias e avançar na aprendizagem.
Dezembro de 2017
______________________________________
Assinatura do professor