Confira nesta postagem algumas sugestões e Modelo de relatório individual para educação infantil.
O relatório individual do aluno é um documento cuja finalidade é mostrar o desempenho do discente durante um ano, semestre ou bimestre letivo (variando de acordo com a instituição de ensino).
Alguns professores têm dúvidas de como fazê-lo, o que e como avaliar., então antes de começar a fazer o seu relatório, confira algumas dicas super importantes que preparamos logo mais abaixo:
- Na hora de avaliar o desempenho, foque mais nos avanços do aluno e menos em seus fracassos, registrando em que pontos ele conseguiu progredir;
- Não esqueça de levar em conta a participação, o relacionamento com os outros alunos, o comparecimento em sala de aula e o comportamento;
- Relacione todos os dados com os de um relatório anterior.
Veja Ainda:
- Modelo de Relatório perfil da turma
- Modelo de relatório individual por aluno
- Modelo de relatório final da turma
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 01
(Nome da Crianças) é uma criança calma, sua adaptação com a nova rotina da sala foi tranquila e sem nenhuma ocorrência. Participa das atividades propostas, realiza suas produções com muita atenção, cuidado, sem pressa e com capricho.Nas brincadeiras dirigidas entende a comanda dada pelas professoras,tem uma boa coordenação motora, corre,pula, sobe, desce sem nenhuma dificuldade. (Nome da Crianças)conta objetos em sequência até o número 5 , reconhece as cores azul, amarelo e vermelho.Tem uma grande preferência pelo parque onde explora os espaços e os brinquedos, gosta principalmente dos brinquedos mais altos onde tem muita agilidade, percebe-se o faz de conta presente em suas brincadeiras, planeja brincadeiras com os demais colegas, imitando “monstros” com caras e caretas e sons altos, corre atrás principalmente das meninas, assustando-as. Monta diversos objetos com o jogo de montar nomeando e mostrando suas obras a professora. Gosta de ouvir musicas diversas tem um bom repertório e pede para cantar musicas de suas preferências. Aprecia leituras feitas pela professora. Reconhece seu nome e de alguns colegas, arrisca a escrita do seu nome em suas produções. Interage com companheirismo e cooperação com os colegas, ajuda a guardar os brinquedos e organizar a sala depois das brincadeiras. Na roda de conversa expressa-se verbalmente com clareza , contando espontaneamente acontecimento do seu cotidiano. Compreende as regras de convivência e combinados da sala.
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 02
Durante o período letivo o aluno (Nome da Crianças), apresentou diversas habilidades, no início era uma criança, que gostava de ficar um pouco mais isolado. Mas, aos poucos começou um processo de socialização com os coleguinhas.
Participava ativamente de todas as tarefinhas, rodinhas de conversa, dramatizações e dinâmicas. Tinha uma autoestima boa para a hora das ações que envolvia a psicomotricidade.
Na hora do lanche se recusava a sentar-se com todos na mesa, mas com o tempo foi aprendendo a compartilhar os momentos juntos com os amiguinhos. Em relação aos cuidados, estimulamos a autonomia, incentivando ao aprendizado da forma correta de se alimentar sozinho, antecipados com regrinhas de hábitos higiênicos, bem como lavar as mãos, antes e após as refeições, após as brincadeiras e o uso correto do banheiro.
Uma das maiores dificuldades no início foi execução das tarefinhas de casa, que ele não costumava trazer respondida, que ao longo do ano letivo a família que é bastante presente quando solicitada, começou a ajudar o aluno a responder a atividade que levava para fazer entre papai/mamãe ou responsável direto.
No segundo semestre, muitas atividades foram introduzidas, mas, também outras importantes precisavam ser consolidadas pela criança como roda de música, roda de história, brincadeiras dirigidas, experiências e o contato com diversos papéis, tintas, giz de cera e de lousa, com o intuito de desenvolver a criatividade. Por meio das encenações teatrais, DVD e CD contribuímos para a ampliação da imaginação das crianças.
(Nome da Crianças) apresentou um desenvolvimento bastante significativo, expressando suas emoções e sentimentos, relata pequenos fatos de seu cotidiano familiar e situações diversas ocorridas em sala de aula, tanto com ela quanto com os amigos. É uma criança tranquila, raramente se envolve em conflitos com os demais, costuma dividir os brinquedos sem maiores problemas, quando necessário. Colabora com as solicitações do professor (a). (Nome da Crianças) é muito observador e curioso, sempre fazendo perguntas diversas aos professores sobre diferentes fatos. Enfim, teve momentos significativos neste ano, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.
______________________________________________
Professor
______________________________________________
Professor
______________________________________________
Coordenador
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 03
Rosie é uma menina muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo o que é proposto.
Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica de liderança.
Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas regras da kitá, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc. Precisa ser lembrada constantemente quanto à organização dos materiais utilizados e da arrumação de sua gaveta.
Sempre toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar as amigas que apresentam alguma dificuldade.
Em suas produções individuais demonstra muito capricho, autonomia e criatividade. Participa das rodas de conversa e projetos com muita atenção e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado. No parque prefere brincar na casinha e no tanque de areia. Neste 2º semestre foi possível observar muitos avanços em relação ao seu aprendizado.
Rosie vem manifestando constantemente desejo pela descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas. Reconhece todas as letras do alfabeto e as escreve sem utilizar apoio.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes.
Muitas vezes, consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma vogal. Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Reconhece a escrita dos números até 50, porém ainda vem se confundindo na hora de grafá-los, ex: 13 pelo 31 e, em alguns números, costuma espelhar como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.
Participa ativamente de jogos que envolvem raciocínio lógico, faz cálculos mentais, compara e ordena quantidades e quando necessário registra os resultados utilizando a escrita convencional. Os seus desenhos apresentam muitos detalhes, como pessoas, flores, sol, nuvens, corações e os faz utilizando cores variadas e alegres.
Desenha a figura humana representando os pés, mãos, pescoço, dedos, roupas e acessórios. Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Rosie.
Confira ainda: Parecer Descritivo
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 04
(NOME DA CRIANÇA) apresentou um desenvolvimento bastante significativo neste segundo semestre. Sua linguagem verbal a cada dia tem desenvolvido mais, o repertório de palavras tem crescido progressivamente e já formula frases completas, expressando suas emoções e sentimentos, relata pequenos fatos de seu cotidiano familiar e situações diversas ocorridas em sala de aula, tanto com ela quanto com os amigos. É uma criança tranquila, raramente se envolve em conflitos com os demais, costuma ceder sua vez nos brinquedos e brincadeiras sem maiores problemas, quando necessário. Colabora com a organização da sala de aula, ajudando a guardar brinquedos e outros objetos. Participa com muito entusiasmo das rodas de música, sugerindo algumas de suas canções prediletas. Aprecia os momentos de rodas de histórias, sejam com livros, fantoches ou outros recursos. Ao final de histórias lidas pelas professoras, sempre solicita o livro para que possa manuseá-lo, observando atentamente cada ilustração e recontando alguns trechos das mesmas. Seu personagem preferido é o Lobo Mau, que aparece inclusive em suas brincadeiras nos espaços externos do CEI, onde o imita ou finge que algum colega é o personagem. Em suas brincadeiras de faz de conta, percebe-se sua predileção por bonecas e bolsas, onde representa o papel da “mamãe” com sua “filha”, em diferentes situações, como passear, ir ao médico, ir à escola… Nas atividades de pintura e desenho, tem bastante concentração e demonstra grande prazer em realizá-las., manuseando objetos e papéis corretamente. No solário gosta muito de brincar na casinha e escorregador, já no parque aprecia brincadeiras com areia e potinhos, bem como correr, saltar, pular e brincar livremente. Na hora das refeições, procura comer de tudo um pouco do que lhe é oferecido, porém seu prato preferido é sopa. Come bem as frutas em geral, mas maçã e banana são as que mais gosta. Seu processo de desfralde foi bem tranquilo, usa fraldas somente na hora do sono e às vezes para ir embora. Costuma avisar as professoras quando está com vontade de usar o banheiro, somente algumas vezes acontecem “escapes”, em situações em que está completamente envolvida em suas brincadeiras, o que é absolutamente normal nessa fase. (NOME DA CRIANÇA) é muito observadora e curiosa, sempre fazendo perguntas diversas às professoras sobre diferentes fatos. Enfim, (CRIANÇA ) teve momentos significativos neste ano, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo de muita aprendizagem, contribuindo para que tenha uma infância saudável e feliz.
Veja Mais:
Modelo de relatório individual para educação infantil – Exemplo 05
Modelo de relatório individual para educação infantil em WORD.